segunda-feira, 11 de maio de 2015

Luxa diz que Fla poderia ter matado jogo e justifica derrota por talento rival

Ao lamentar chances perdidas no 2 a 1 para o São Paulo, treinador exalta Pato e Ganso e volta a destacar a necessidade de reforçar elenco rubro-negro ao Brasileirão


Por
São Paulo


Luxemburgo, São Paulo x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli)
Luxemburgo preferiu elogiar o rival ao 
analisar derrota do Flamengo 
(Foto: Marcos Ribolli)


O Flamengo não aproveitou as chances criadas. Reforçado pelo talento de Pato e Ganso, o time misto do São Paulo mostrou ser mais competente. Esta foi avaliação de Vanderlei Luxemburgo sobre o 2 a 1 adverso, neste domingo, no Morumbi, na estreia no Brasileirão (veja os melhores momentos abaixo).

Enquanto o placar estava empatado, o Rubro-Negro criou boas oportunidades, especialmente com Gabriel e Everton. Mas não converteu. Só após as trocas de Milton Cruz o time paulista abriu o placar, com Luís Fabiano e Pato.

- Fizemos um primeiro tempo muito bom, poderíamos ter matado o jogo. Jogando na casa do adversário, se você perde duas, três chances de jogo... Eles colocaram Pato e o Ganso, que são diferentes, e o talento deles fez diferença. Tivemos chances e perdemos no talento dos jogadores deles - disse o técnico.


A derrota forçou a volta do debate sobre a qualidade do elenco do Flamengo. Luxemburgo bateu na mesma tecla: a necessidade de reforçar:

A diretoria aqui tem um orçamento que eles acham o ideal para a equipe e a recuperação do clube. Sabíamos que poderia ser assim. Devemos ter o nono orçamento para o elenco entre os 12 maiores. Estamos trabalhando com a diretoria. É um bom senso, estamos com os pés no chão, com esse elenco podemos disputar Libertadores e título. Mas tem times na nossa frente"
Vanderlei Luxemburgo

- Deixa eu esclarecer: não sou eu que falo, é um consenso de diretoria e comissão. temos conversado, nos reunimos e elaboramos o planejamento. Não é agora. Durante o Estadual sempre falamos da necessidade de reforçar. As pessoas pegam o momento e falam que estou criticando agora. Não estou criticando. É conversa de mês atrás, que o Flamengo tem uma verba separada para fazer uma ou outra contratação. O talento nesse jogo fez a diferença. É normal perder para o São Paulo aqui dentro. É um grande time, com grandes atletas, poupou alguns jogadores. Ganhar deles aqui é difícil. Está tudo dentro do normal. Só não quero que falem que estou cobrando reforços. Estamos falando isso diversas vezes internamente. Mesmo que não chegue ninguém, temos condições de avançar. Perder aqui não é nenhum absurdo. Flamengo vai avançar na competição. Temos um elenco versátil, confiamos na diretoria. Vejo possibilidades de crescer.

O Flamengo volta a campo no próximo domingo. O rival é o Sport, às 16h (de Brasília), no Maracanã.


A íntegra da coletiva:

Velocidade do ataque
É o primeiro jogo, contra um time pronto, como o São Paulo, com grande elenco e que joga a Libertadores. Vamos valorizar o adversário. O ataque funcionou, faltou só um pouco de clareza para finalizar. Almir, Canteros e Jonas nem jogaram ainda. Difícil falar que estão prontos. Jonas fez um jogo muito bom. Não quero que caracterizem o Jonas por uma jogada no estadual. Os três foram bem. Vejo uma boa perspectiva.


Trabalho sem grande orçamento
Sou rotulado com isso, eu carrego uma fama que não pertence a mim. Eu nunca decidi nada sozinho nos clubes. Sempre foi em consenso, sentando com quem resolve os problemas. E a diretoria aqui tem um orçamento que eles acham o ideal para a equipe e recuperação do clube. Sabíamos que poderia ser assim. Devemos ter o nono orçamento para o elenco entre os 12 maiores. Estamos trabalhando com a diretoria. É um bom senso, estamos com os pés no chão, com esse elenco podemos disputar Libertadores e título. Mas tem times na nossa frente. É um processo crescente, ano passado brigamos para não cair, estamos evoluindo. Estamos caminhando, mas pegamos um time pronto.

São Paulo x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli)
Paulo Victor lamenta gol de Luís Fabiano em 
derrota para o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)


Objetivo do Fla
A base está pronta. Quando está assim, você só pega uns dois jogadores para colocar. Estamos estruturados para essas contratações, que estamos buscando no mercado. A base e a estrutura estão prontas para receber esses reforços.


Relação com o São Paulo
Eu não sou inimigo do São Paulo. Em 93 e 94 eram embates ferrenhos e eu queria ganhar porque o São Paulo era o melhor grupo do Brasil. Era muito estruturado. Foram grandes embates pelo Palmeiras. Ficou caracterizado eu contra o São Paulo. Isso ficou forte por declarações também. O tempo foi passando, conversamos muitas vezes, já tentaram me contratar... Agora foi muito bom saber que ele me ligou, perguntou o que eu podia fazer e eu disse que não tinha a mínima condição de sair. Eu fiquei muito contente pelo contato deles. Eu sempre disse que que havia dois clubes que tinha de trabalhar antes de parar: São Paulo e Inter. Mas não tive a oportunidade. Ficou claro na imprensa, eles procuraram, mas isso foi tratado profissionalmente. Todo mundo tem abertura de receber propostas e todo técnico recebe sondagem mesmo trabalhando. Se você recebe uma proposta que satisfaça seus desejos, você vai analisar.


Ganso
Já disse algumas vezes que o Ganso, toda vez que chega perto da área, a genialidade dele aflora. Ele faz a diferença. Ele faz coisas diferentes. Ele foi meu jogador e é um gênio quando se aproxima da área. Jogando recuado ele é comum.


Almir
É duro. É o primeiro jogo de três jogadores que nunca jogaram juntos. Ele foi além daquilo que eu achei que ele poderia produzir. Ele mostrou que tem qualidade. Mas é o primeiro jogo dele com esse time. É normal que aconteça algum desequilíbrio.


Reforços
Pegaram uma entrevista em Atibaia e pinçaram algumas coisas. Quem estava em Atibaia viu minhacoletiva de quando falei que o CT é o melhor do Rio. A pergunta foi feita falando de Atibaia. Reforço está sendo discutido todos os dias com a diretoria. Tem de pegar tudo o que eu falei e não pode pinçar para fazer matéria maldosa para criar área de atrito, que não existe. Falaram que eu critiquei Juazeiro do Norte. Eu critique o preço dos ingressos. É bom jogar com um time da terceira divisão com 1500 pessoas? Quem fez o evento se equivocou de levar o Flamengo. Que critica eu fiz ao marketing do Flamengo? Me perguntaram o que eu acho sobre os times jogarem fora de casa e jogarem nas novas arenas. Eu falei que queria ter o privilégio de jogar na minha casa. E falei que vamos ter alguns jogos fora de casa. Mas no planejamento do clube tem de jogar quatro jogos fora. Eu vou sentar com a diretoria e escolher quais vamos jogar fora. E nisso onde eu critiquei a diretoria? tentaram fazer coisas oportunistas e maldosas. Trataram de maneira genérica. Vocês viram como foi minha coletiva. Pinçaram palavras e frases soltas. Eu não falei nada disso. O Flamengo está no caminho certo e brigamos por vaga na Libertadores com esse elenco. Queremos sair da confusão e direcionar para a parte de cima. Perder aqui não é coisa de outro mundo.


Quem pode voltar no próximo jogo?
Terça vamos ver os jogadores voltando, Samir deu uma avançada, o Armero e o Paulinho também. Na semana podemos ter mais novidades para iniciar bem.


Deficiências
No Brasil é complicado. Se perdeu, vai analisar as coisas ruins, mas esquece o que tem de bom o adversário. Tivemos uma atuação boa em função das mudanças que tivemos. O meio não tinha jogado junto. Eu queria o que o time teve hoje. Eu vi coisas boas, mesmo na derrota. O talento no Brasil é imarcável. O Ganso colocou o talento para fora e ele é gênio. Como vai marcar? Não tem como culpar alguém. Tem de dar parabéns ao gênio.


FONTE:
http://glo.bo/1JAnHUH?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: