quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PM do Rio realiza treinamento com policiais franceses para as Olimpíadas

Equipe especializada no combate aos "hooligans" promove curso sobre técnicas de enfrentamento da violência em grandes eventos. Aulas têm acontecido no Maracanã


Por
Rio de Janeiro


Visando preparar-se para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, em 2016, a Polícia Militar do Rio iniciou, nesta quinta-feira, um intercâmbio de treinamento com a Polícia Nacional da França. Em encontro ocorrido no Maracanã, foram ensinadas técnicas de intervenção nas arquibancadas e no interior dos estádios para inibir atos que possam gerar violência. O curso tem duração de uma semana e conta com a participação de 32 PMs de oito batalhões. Os oficiais terão a função de multiplicar conhecimentos para outros militares.

Polícia Militar treinamento com franceses Olimpíadas 2016 (Foto: André Gomes de Melo/Governo do RJ)
Policiais militares do Rio recebem instruções 
de oficiais franceses (Foto: André Gomes de 
Melo/Governo do RJ)


O intercâmbio conta com aulas teóricas e práticas e está sendo ministrado por dois policiais da Divisão Nacional de Luta contra o Hooliganismo, entidade criada em 2009 para conter a ação violenta em estádios franceses. Nesta quarta-feira, os militares simularam ações de resistência e condução de infratores.

- Embora os grandes estádios possuam monitoramento, eles demonstram a importância desse registro para que o policial não seja acusado de abuso de autoridade ou de agir de forma inadequada - afirmou ao site do Governo do Estado o tenente-coronel João Fiorentini, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe).

Polícia Militar treinamento com franceses Olimpíadas 2016 (Foto: André Gomes de Melo/Governo do RJ)
Situações de resistência foram treinadas 
durante o curso (Foto: André Gomes 
de Melo/Governo do RJ)


Chefe da Divisão Nacional de Enfrentamento a Torcedores Violentos na França, Antoine Boutonnet contou que as medidas ministradas no curso têm sido um grande trunfo no combate aos torcedores violentos da França.

- Com as técnicas que estamos apresentando nesse treinamento, conseguimos reduzir significativamente os casos de violência nos estádios franceses. Esperamos poder contribuir de forma efetiva com a polícia do Rio de Janeiro e continuar esse intercâmbio, que também é muito enriquecedor para nós - comentou.


FONTE:
http://glo.bo/111V2a5

Nenhum comentário: