quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fluminense vai ao STJD e pede nova investigação sobre o caso Héverton

Tricolor toma medida após novas informações sobre escalação irregular de meia da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013


Por
Rio de Janeiro


heverton portuguesa 2013 (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)Escalação irregular de Héverton determinou queda da Portuguesa (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)


A afirmação do presidente da Portuguesa Ilídio Lico de que a escalação irregular de Héverton, na última rodada do Brasileirão 2013, foi “coisa premeditada”, e a “desconfiança” embora sem provas do então treinador Guto Ferreira para a liberação do meia no jogo contra o Grêmio fizeram o Fluminense agir. E, na tarde desta quinta-feira, um dia depois da revelação de que a investigação do Ministério Público de São Paulo aponta para erro proposital, faltando saber se houve recebimento de dinheiro por parte de ex-dirigentes para tal, o Tricolor ingressou com um pedido de abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Em resumo: quer saber se houve venda e quem comprou a vaga na Série A do clube paulista para, caso seja confirmado, garantir a lisura de futuras competições. A ação, claro, visa a demonstrar que não cometeu nenhuma irregularidade para evitar a queda à Série B.


saiba mais

O pedido será, agora, avaliado pelo presidente do STJD, Caio Rocha. Ele poderá repassar à Procuradoria. Neste caso, caberá ao procurador-geral Paulo Schmitt decidir se fará nova denúncia sobre o caso. Logo após a revelação da apuração do MP, Schmitt disse aguardar provas para dar prosseguimento. Há dois inquéritos abertos desde fevereiro deste ano: um que apura o motivos da escalação de Héverton e outro a de André Santos, então lateral-esquerdo do Flamengo, que atuou na última rodada do nacional mesmo estando suspenso.  

Foi o departamento jurídico tricolor quem arquitetou a entrada do pedido de inquérito. Ao arrolar as notícias veiculadas pela mídia, o Tricolor decidiu pedir um novo inquérito. Poderia ter anexado as reportagens nos existentes. Porém, não o fez por um simples motivos: eles têm data para prescrever. Desta forma, evita o risco de o prazo legal impossibilitar o prosseguimento das averiguações.  

Após a publicação da reportagem, o GloboEsporte.com conseguiu contato com o vice de futebol tricolor, Mário Bittencourt. Ele confirmou a iniciativa do clube.

- Entramos com o pedido de inquérito no STJD justamente para que a Justiça Desportiva possa apurar se houve, realmente, o cometimento de alguma infração. Se o Ministério Público já investiga o possível cometimento de crime, nós estamos requerendo a apuração de ilícito desportivo também. Já haviam dois inquéritos anteriores na Justiça Desportiva, mas diante das últimas declarações lidas na imprensa achamos importante e necessário pedir a abertura de mais este procedimento para que tudo isso seja apurado de forma correta e incisiva. Sem ilações e suposições. Conversei muito com o presidente (Peter Siemsen) sobre o assunto e nossa ideia é justamente de proteger o sistema jurídico desportivo e as competições no futebol brasileiro. Foi o que fiz no ano passado defendendo o cumprimento do regulamento e que faço agora ajuizando medida concreta pedido apuração. Sem falácias, sem retórica e sem pirotecnia, em síntese, entramos com a medida e aguardamos a apuração dos fatos - explicou Mário, que defendeu o Tricolor no julgamento do ano passado.

Héverton estava suspenso e atuou contra o Grêmio na última rodada do Brasileirão do ano passado. Em julgamento no STJD, a Lusa perdeu quatro pontos e foi rebaixada. O Fluminense, com isso, escapou da Série B. O Flamengo, por escalação irregular de André Santos, igualmente suspenso, também foi punido pelo tribunal. E igualmente ficou na Série A.


FONTE:

Nenhum comentário: