quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tarde no Museu: novo brasileiro do Atlético conhece memorial do clube

Contratado para vaga de Filipe Luís, seu amigo de infância, lateral Guilherme Siqueira comenta responsabilidade pelo legado deixado por seus conterrâneos na equipe


Por  
Madri, Espanha


O nome Guilherme Siqueira ainda não é muito conhecido no Brasil, mas o lateral esquerdo do Atlético de Madrid está começando a ganhar força na Espanha. Depois de chamar a atenção por seu estilo habilidoso, com forte influência dos sete anos que passou jogando futebol de salão no início de carreira, pelo Granada e pelo Benfica de Portugal, o brasileiro é o dono da posição no time de Diego Simeone e vem recebido constantes elogios da imprensa local.


A pedido do GloboEsporte.com, Siqueira passou uma tarde no museu do Atlético (veja no vídeo), para bater um papo sobre sua identificação com o clube, tirar fotos com torcedores, e também conhecer um pouco mais da história do time que é a terceira força da Espanha, mas tem surpreendido: é o atual campeão nacional e vice da Champions. Em três meses com os colchoneros, o lateral já tem um título no currículo, o da Supercopa da Espanha, em agosto, diante do Real Madrid, maior rival.

Aliás, Siqueira quase foi parar no Santiago Bernabéu. O Real tentou comprar os direitos do brasileiro, que pertenciam ao Granada, mas não conseguiu chegar a um acordo com o clube andaluz. Já a negociação com o Atlético foi rápida. Siqueira ficou sabendo do interesse pelo amigo Filipe Luís, que ouviu os boatos no clube e enviou uma mensagem a seu parceiro. Depois de dois dias de papo, Guilherme viajou de Portugal para a Espanha e fechou o contrato.

Guilherme Siqueira, lateral esquerdo do Atlético de Madrid visita o museu do clube (Foto: Cássio Barco)Siqueira tenta manter a boa tradição brasileira no Atlético de Madrid (Foto: Cássio Barco)


- O Filipe é meu amigo desde o juvenil no Figueirense, quando jogamos juntos. Assim que fechamos ele foi a primeira pessoa que eu liguei para contar e pegar informações.  Falou maravilhas, que era um vestiário fora de série, e que eu iria aprender muito com a comissão técnica e o Simeone. Foi tudo exatamente como eu esperava - contou Siqueira.

O lateral esquerdo chegou justamente para suprir a ausência de Filipe Luís, vendido ao Chelsea. Grande responsabilidade para Siqueira: ocupar a vaga de um dos melhores defensores do Campeonato Espanhol na temporada passada e manter o nível do time, em busca do bi nacional. Visando seguir a trajetória de títulos do amigo que trocou a Espanha pela Inglaterra, ele quer deixar seu nome na história como outros brasileiros que vestiram a camisa dos colchoneros.

O cartel é grande. De Leivinha e Luis Pereira, que encantaram multidões nos anos 70, até Juninho Paulista, nos anos 90, e a geração mais recente, que teve o já citado Filipe Luís, ao lado de Diego Costa, Diego (ex-Santos) e Miranda. O último, cheio de moral no clube e dono da zaga ao lado do uruguaio Godín, é um dos melhores amigos de Siqueira no elenco, e muito elogiado pelo lateral. No museu do Atlético, Miranda é o brasileiro com mais destaque, e tem ali uma camisa e a chuteira utilizada na final da Copa do Rei de 2013, quando ele marcou o gol do título diante do Real Madrid.

- O Atlético sempre teve essa tradição com jogadores sul-americanos, principalmente brasileiros. A gente sente no dia a dia um carinho muito grande por nós aqui, somos muito bem tratados. Os torcedores sabem que os brasileiros que vêm para cá é para mostrar serviço. Há uma sintonia grande na história do clube com os brasileiros e isso está dando certo - comentou o mais novo brasuca no pedaço. 

Esperando honrar este legado, Siqueira está satisfeito com o início e diz que se adaptou de forma incrivelmente rápida a seu novo clube, apesar das dificuldades em mudar de estilo de jogo. Nesta temporada, ele tem sido o titular da lateral esquerda de Diego Simeone, atuou 12 vezes: oito no Campeonato Espanhol, duas na Liga dos Campeões, e nas duas partidas do título da Supercopa da Espanha. No último jogo, porém, acabou atrapalhando o time ao receber dois amarelos em menos de três minutos e ser expulso na derrota por 2 a 1 para o Real Sociedad.

Guilherme Siqueira, lateral esquerdo do Atlético de Madrid visita o museu do clube (Foto: Cássio Barco)
Guilherme Siqueira, lateral-esquerdo do Atlético 
de Madrid, visita o museu do clube (
Foto: Cássio Barco)


FONTE:

Nenhum comentário: