segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Federer mantém larga invencibilidade sobre Ferrer e é hexa em Cincinnati

Ex-número 1 do mundo deixa segundo set ruim para trás e vence espanhol pela 16ª vez para levar o título. Suíço quase sofreu pneu seis anos depois


Por Cincinnati, EUA




A derrota nunca havia sido um resultado que Roger Federer teve quando enfrentou David Ferrer no circuito profissional. Até este domingo eram 15 triunfos do suíço e nenhum do espanhol. Na decisão do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, o final não foi diferente. Apesar dos altos e baixos na partida, o atual número 3 do mundo derrotou o 6º colocado do ranking da ATP por 2 sets a 1 (6/3, 1/6 e 6/2) e conquistou o hexacampeonato do evento americano (2005, 2007, 2009, 2010, 2012 e 2014), uma semana depois de ter sido vice-campeão do Masters 1.000 de Toronto, no Canadá.

- É ótimo levar para casa um troféu grande já que eu vinha levando uns menores recentemente - brincou o suíço, relembrando os vices em Toronto e em Wimbledon.

Sem sentir as dores nas costas que foram uma constante no ano passado, Federer já soma nesta temporada o triplo de troféus conquistados em 2013. Se no último ano só venceu o ATP 250 de Halle, na Alemanha, ele em 2014 faturou de novo o título do torneio alemão, ganhou pela sexta vez o ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e agora se tornou também hexa em Cincinnati.

Além do título, que é o 80º de simples da carreira, Federer, com o game vencido no segundo set, se livrou de repetir um placar negativo que havia tomado seis anos atrás. O último pneu (6/0) sofrido por ele no circuito foi em 2008, quando perdeu a final de Roland Garros para o espanhol Rafael Nadal, por 6/1, 6/3 e 6/0.

tenis roger federer cincinnati (Foto: Reprodução / Twitter)
Federer tira foto com o troféu nas mãos 
e aos olhos dos fãs (Foto: Reprodução 
/ Twitter)


O jogo

Durante os primeiros games, Federer foi bastante eficiente no serviço, enquanto Ferrer buscava quase sempre atacar na esquerda do suíço. Por causa disso o duelo era equilibrado, mas com o ex-número 1 do mundo tendo mais controle da partida. Então, quando perdia por 4/3, Ferrer cometeu dupla falta (0-30). Ele conseguiu empatar, mas atacou para fora e deu o primeiro break point para o ex-líder do ranking. Assim como anteriormente, acabou tendo outra dupla falta e deu o game de presente para Federer. Sacando para o set, o suíço precisou salvar quatro break points antes de matar a parcial num ponto em que demonstrou bom domínio junto à rede.

tenis roger federer cincinnati (Foto: EFE)
Federer teve altos e baixos na 
decisão (Foto: EFE)

Federer desperdiçou quatro break points no game de abertura do segundo set, que teve cerca de dez minutos de duração. O castigo veio já na sequência: o suíço até se recuperou de um 0-40 pela segunda vez no jogo, mas não evitou a quebra após a igualdade. No serviço seguinte de Federer, muitos erros apesar do bom saque e outra quebra para Ferrer. Devido à queda de rendimento do rival, o espanhol tranquilamente abriu 5/0, vencendo 15 dos últimos 17 pontos.

Então veio o perigo do pneu. Com esforço, Federer conseguiu salvar dois set points, defendeu o saque e conquistou o game de honra. Ele ainda teve mais um break point no jogo, mas Ferrer estava com os golpes tão calibrados que fechou a parcial com uma indefensável paralela de esquerda.

Federer deixou o set perdido para trás e voltou a se impor aos poucos no confronto. Cheio de sutileza, aplicou uma deixadinha logo depois de uma forte devolução para obter a quebra de frente. Foi praticamente impecável no game de saque seguinte e já se colocava em ótima posição na partida com o 4/1 de vantagem. Ferrer continuou lutando e impediu que o número 3 do mundo disparasse no set ao salvar quatro break points. O espanhol confirmou o serviço, mas não fez o mesmo quando voltou a sacar: perdeu os três primeiros pontos e, no segundo match point que precisava defender, atacou para fora por milímetros. O desafio eletrônico confirmou a vitória e o título de Federer


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/08/federer-mantem-larga-invencibilidade-sobre-ferrer-e-e-hexa-em-cincinnati.html

Nenhum comentário: