segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cristóvão culpa pontaria por derrota: "Nós tivemos quatro oportunidades"

Técnico do Fluminense evita comparar revés no clássico para o Botafogo com a eliminação da Copa do Brasil e diz que Tricolor teve condições para virar o jogo


Por Brasília



A semana definitivamente não foi boa para o Fluminense. A vitória almejada no clássico contra o Botafogo seria um trunfo para apagar a eliminação na Copa do Brasil, mas o Tricolor caiu por 2 a 0 e acabou amargando mais uma derrota na noite deste domingo (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Na entrevista coletiva, Cristóvão Borges evitou uma comparação com o desempenho considerado pífio diante do América-RN. Para o treinador, o Flu criou chances para virar o jogo e acabou vítima da má pontaria - entre elas, o pênalti desperdiçado por Fred.

- No jogo contra o América de Natal não fomos bem e não acertamos nada. A equipe foi realmente muito mal. Num clássico, o equilíbrio sempre existe. Durante o jogo inteiro houve troca de domínio, e muitas vezes a diferença é quando uma equipe faz o primeiro gol. Poderia não ter sido dessa forma, porque mesmo levando dois gols nós tivemos quatro oportunidades na frente do Jefferson. Se tivéssemos sido mais eficientes nesse aspecto, o resultado seria outro.

Sobre o desempenho da defesa, que sofreu cinco gols em dois jogos, o treinador admitiu que é preciso melhorar. No entanto, fez questão de eximir os zagueiros de culpa pelos resultados. Neste domingo, Cristóvão promoveu o retorno de Henrique, que vinha sentindo dores no joelho, no lugar de Fabrício, que foi muito mal na partida contra o América-RN. Porém, o setor ainda mostrou fragilidade sem a presença de Gum, que sofreu uma fratura no último dia 9 de agosto, na partida contra o Coritiba, e não deve voltar a atuar em 2014.

A defesa é parte do time, é um conjunto. Então, para que a defesa se saia bem, o conjunto também tem que se sair bem. Quando o time leva cinco gols como aconteceu na quarta-feira, não é só a defesa. É o conjunto. A equipe tem que ser solidária"
Cristóvão Borges, técnico do Flu

- Já tivemos problemas (na defesa) um tempo atrás e conseguimos ajustar. Tivemos a regularidade positiva. Nos últimos dois jogos, principalmente, isso não tem acontecido. Vamos trabalhar para corrigir e nos apresentarmos de uma forma melhor e mais segura. Isso vai acontecer... Mas não dissocio a defesa do restante do time. A defesa é parte do time, é um conjunto. Então, para que a defesa se saia bem, o conjunto também tem que se sair bem. Quando o time leva cinco gols como aconteceu na quarta-feira, não é só a defesa. É o conjunto. A equipe tem que ser solidária. O jogo tem que ser solidário em conjunto para que todos os setores possam funcionar - concluiu o treinador.

Apesar da derrota, o Fluminense segue no G-4. No entanto, apenas por levar vantagem no número de vitórias em relação ao São Paulo: na quarta colocação, o tricolor carioca soma os mesmos 26 pontos do tricolor paulista, que está em quinto. De Brasília, o elenco do Fluminense segue direto para Santa Catarina, onde o time enfrenta a Chapecoense na próxima quarta-feira.



Veja outros trechos da coletiva de Cristóvão Borges:


ATUAÇÃO RUIM DE FRED
- O Fred é um jogador que atua como pivô. Como a equipe não teve a mesma movimentação, a mesma posse de bola, criamos muitas jogadas de lado do campo. Tem que facilitar o jogo para ele ou qualquer outro centroavante que jogue na nossa equipe com essas características. A equipe não conseguiu fazer isso de uma forma melhor e então ele ficou muito isolado. Por isso, coloquei o Walter para fazer companhia. Tanto é que ele e o Walter tiveram oportunidades depois de fazer os gols.


ESCOLHA POR FRED NO PÊNALTI
- Ele é o primeiro batedor. Por isso, ele bateu.


ENTRADA DE WALTER
- O Walter entrou, o Fluminense levou dois gols. Mas ficou na cara do Jefferson quatro vezes. A ideia era essa. Que tivéssemos mais presença na área e pudéssemos ter mais oportunidades na frente. Queríamos definir com mais eficiência. Talvez, tivéssemos maior sorte.

INCONSTÂNCIA DO TIME
- Claro que me preocupa. Se não vai bem, não é diferente. Quando o time não joga o que sabe jogar, isso me preocupa. De quarta-feira, não dá nem para falar. Hoje, foi uma partida alternada. Sendo clássico, existe um equilíbrio muito grande. Olhando o jogo, 90 minutos, as equipes se alternaram no domínio da partida. Mesmo assim, a diferença do jogo é que no momento que o Botafogo teve as oportunidades, foram eficientes e fizeram os gols. Nós não tivemos a mesma felicidade.

FOCO NA DISPUTA DO TÍTULO
- Nosso objetivo continua sendo o mesmo. Nosso desejo é disputar o título e sabemos que temos condições. Para disputar o título, precisamos ganhar dentro e fora. Isso continua igual. A equipe tem condições para isso. Temos que corrigir algumas coisas e vamos buscar melhorar essas coisas para voltarmos a ser fortes e eficientes. Vamos buscar melhorar para ficar na ponta.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/08/cristovao-culpa-pontaria-por-derrota-nos-tivemos-quatro-oportunidades.html

Nenhum comentário: