terça-feira, 5 de agosto de 2014

Advogado gaúcho tentará livrar Suárez de pena por mordida na Copa

Daniel Cravo defenderá atacante uruguaio em julgamento na Suíça e fala sobre a estratégia de defesa para tentar reduzir a pena do jogador


Por Porto Alegre



Luis Suárez segue longe do futebol após a famosa mordida aplicada contra Giorgio Chiellini, na vitória do Uruguai por 1 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo, em junho, na Arena das Dunas, em Natal (veja o vídeo ao lado). Punido pela agressão, o atacante foi suspenso por nove jogos com a seleção uruguaia pela Fifa - dos quais cumpriu um na derrota do Uruguai por 2 a 0 para a Colômbia nas oitavas de final - e proibido até mesmo de participar de treinamentos por sua equipe atual, o Barcelona, durante quatro meses. Ainda assim, tem a esperança de ver sua pena reduzida pelo Tribunal Abitral do Esporte (TAS), em julgamento nesta sexta-feira, na Suíça. E para isso, conta o apoio de um brasileiro, o advogado gaúcho Daniel Cravo, contratado pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF), para fazer a defesa do jogador, em parceria com o advogado irlandês David Casserly.

Cravo viaja para a Europa nesta quarta-feira, onde deve se encontrar com Suárez para o julgamento. O advogado admite a conduta indevida do cliente, mas lista argumentos para realizar a defesa do jogador. Entre eles, está a inexistência de uma lesão mais séria em Chiellini por conta do incidente.

Suarez italia x uruguai (Foto: Reuters)Suárez cai no gramado da Arena das Dunas depois de dar a mordida em Chiellini (Foto: Reuters)

- Não se pode discordar de que se trata de uma conduta indevida, mas existem outros elementos relevantes que não foram considerados pela Fifa no julgamento do caso nas instâncias anteriores. Como a inexistência de lesão no italiano, que sequer necessitou de atendimento médico para seguir na partida - relata em entrevista à RBS TV.

Um dos motivos alegados pela Fifa para aplicar a punição, a reincidência em mordidas - Suárez cometeu o mesmo tipo de agressão quando defendia o Ajax, em 2010, e pelo Liverpool, em 2013 - também será alvo dos argumentos da defesa do jogador. O advogado cita como exemplo a cabeçada de Pepe contra Müller, na derrota de Portugal por 4 a 0 para a Alemanha, na primeira fase. O defensor português levou apenas um jogo de punição, pena que não levou em conta seu histórico de agressões no Campeonato Espanhol.

- Deve ser afastada a reincidência reconhecida pela Fifa, que levou ao agravamento da pena ao atleta. Os incidentes anteriores da mesma natureza não foram cometidos em competições organizadas pela entidade - afirma Cravo.

Daniel Cravo diretor jurídico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Daniel Cravo vai fazer a defesa de Luis 
suárez (Foto: Tomás Hammes / 
GLOBOESPORTE.COM)

Nesta segunda-feira, A Fifa manteve, através de seu comitê disciplinar, a punição a Suárez, assim como outras penas impostas durante a Copa. Caso do técnico da Grécia, Fernando Santos,  (oito partidas por expulsão no jogo contra a Costa Rica), Aldo Espósito, membro da comissão técnica da Itália (seis jogos), e de suspensões menores: Alex Song, de Camarões (dois jogos), Rebi, da Croácia, Marchisio, da Itália, e Valencia, do Equador, cada um ausente por uma partida.

O júri do TAS será formado por três membros: o presidente do Tribunal e mais dois jurados, indicados pelas partes interessadas. A votação que influenciará o destino de Suárez será decidida por maioria simples.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/08/advogado-gaucho-tentara-livrar-suarez-de-pena-por-mordida-na-copa.html

Nenhum comentário: