terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fora do "padrão COI", Maracanã não passará por reformas para o Rio 2016

Túnel de acesso ao campo e cobertura do estádio estão inadequados, mas órgãos responsáveis dizem que local está pronto. Maracanãzinho terá duas quadras novas


Por Rio de Janeiro

Header 2 anos para Rio 2016 (Foto: Infoesporte)


saiba mais

Palco da final da Copa do Mundo de 2014, o Complexo do Maracanã pouco mudará para as Olimpíadas do Rio, em 2016. Mesmo com algumas restrições impostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), no ano passado, o Governo do Estado garante que o estádio de futebol não passará por grandes reformas. Já o ginásio do Maracanãzinho, que será usado para as competições de vôlei, vai precisar se adaptar. Para 2016, o equipamento precisa de duas quadras de aquecimento. Uma delas será na escola municipal Friedenreich, cuja demolição chegou a ser cogitada. A outra será dentro do próprio Maracanãzinho, em um espaço que precisará ser reformado.

O Parque Aquático Júlio de Lamare, que abrigará jogos de polo aquático, também passará pela maior intervenção do Complexo do Maracanã para os Jogos Olímpicos. No local serão construídas uma arquibancada temporária de 2 mil assentos e outra fixa, com mais mil lugares. A piscina também será reformada. Segundo a Concessionária Maracanã - que administra o complexo - o Júlio de Lamare será fechado para as obras.

Maracanã festa final Copa do Mundo (Foto: AP)
Reformado para a Copa das Confederações 
e Copa do Mundo, Maracanã está "pronto" 
para as Olimpíadas (Foto: AP)

Em 2013, o COI enviou uma carta ao Governo do Estado do Rio alertando sobre medidas do túnel de acesso ao campo e a nova cobertura do Maracanã. Também foi feita uma observação sobre a cobertura do estádio, que teria de ter estrutura para suportar carga extra de 120 toneladas - atualmente, ela está projetada para receber até 81 toneladas. Mas segundo a Concessionária Maracanã, o COI não solicitou, até o momento, qualquer obra adicional no estádio para as atividades dos Jogos Olímpicos de 2016. O Governo do Estado também negou a possibilidade de que o Maracanã possa ser fechado para receber tais obras de adequação, afirmando já ter se entendido com o COI a respeito das medidas do túnel e sobre a cobertura.

- As obras de adequação do Maracanã, realizadas para a preparação do estádio para receber os grandes eventos esportivos – como a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) – deixaram o equipamento pronto para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016 e atendem aos padrões internacionais. Não serão realizadas novas intervenções no estádio - afirmou o Governo do Estado do Rio por meio de sua assessoria de imprensa.
O Maracanã receberá as cerimônias de abertura e encerramento, além de alguns jogos de futebol das Olimpíadas de 2016. Desde 2013, foram investidos R$ 109,5 milhões na reforma de todo o complexo esportivo do estádio. 
maracanãzinho

O projeto original do "Novo Maracanã" previa que as duas quadras de aquecimento fossem feitas no terreno onde está a Escola Municipal Friedenreich, localizada dentro do Complexo, próxima à Rampa do Bellini.


Pressionado pela opinião pública, contrária à demolição da escola, o então governador do Rio, Sérgio Cabral, determinou, em agosto de 2013, que a escola não fosse mais demolida. Três meses depois, a Câmara dos Vereadores aprovou o tombamento da Escola Friedenreich. O projeto sepultou de vez a possibilidade da construção das quadras de aquecimento no terreno da escola, que tem 1.100 metros quadrados. Agora, uma delas será no ginásio desta escola, cuja demolição chegou a ser cogitada. A outra será dentro do próprio Maracanãzinho, em um espaço que precisará ser reformado, como anunciou o governador Luiz Fernando Pezão nesta segunda-feira. 

TR Estádio Maracanazinho (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
Maracanãzinho precisa de uma alternativa 
para as quadras de aquecimento (Foto: 
Dhavid Normando / Futura Press)

júlio de lamare será adaptado para 2016

A outra estrutura do Complexo do Maracanã que será utilizada nas Olimpíadas será o Parque Aquático Júlio de Lamare, que, no projeto original do "Novo Maracanã", seria demolido para dar lugar a um estacionamento. No local, serão disputadas partidas da primeira fase de polo aquático. A principal das três piscinas precisa ser adaptada para receber as competições. A piscina coberta será remanejada e modernizada. Uma arquibancada temporária de 2 mil assentos e outra fixa, com mais mil lugares, serão instaladas. A primeira estrutura deverá ser retirada após os Jogos de 2016. Por conta das obras previstas para os próximos meses, o parque aquático precisará ser fechado, segundo a Concessionária Maracanã. 


Parque Aquático Maracanã (Foto: Divulgação )
Parque Aquático Júlio de Lamare terá 
capacidade para 3 mil pessoas nas 
Olimpíadas (Foto: Divulgação )

O projeto básico da reforma já foi aprovado pela Casa Civil do Governo do Estado. No momento, ele se encontra "sob análise dos órgãos de licenciamento", segundo informou a assessoria de imprensa do Governo. O projeto prevê 300 vagas de estacionamento na área do Júlio de Lamare e mais 800 vagas no subsolo do estádio de atletismo Célio de Barros, integrante do complexo, que também será reformado, mas não receberá competições nas Olimpíadas de 2016.

Além das obras para as Olimpíadas, o Complexo do Maracanã passará por intervenções em seu entorno, transformando-se uma grande "área de convivência". No antigo Museu do Índio, na Avenida Radial Oeste, será construído um centro de memória da cultura indígena. Todos os investimentos no complexo virão da Concessionária Maracanã. Os valores das obras ainda não foram revelados.

- Temos que tornar o Maracanã um espaço de convivência para todas as famílias - comentou o presidente do Consórcio Maracanã, João Borba.

Outra área de disputa na região do Maracanã, o Sambódromo está pronto desde 2012. A passarela do samba receberá a disputa do tiro com arco e a chegada da Maratona. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/08/fora-do-padrao-coi-maracana-nao-passara-por-reformas-para-rio-2016.html

Nenhum comentário: