terça-feira, 5 de agosto de 2014

Xavi anuncia aposentadoria da seleção espanhola, mas segue no Barcelona

Campeão do mundo e bicampeão europeu com a Espanha, meia agradece por momentos felizes, mas lamenta participação na Copa do Brasil: "Decepcionante"


Por Barcelona


Aos 34 anos, o meia Xavi anunciou, nesta terça-feira, sua aposentadoria da seleção espanhola. Em coletiva de imprensa em Barcelona, o jogador agradeceu pelos momentos felizes que viveu com a Espanha e afirmou que, a partir de agora, é apenas mais um torcedor. 

- Essa é a minha escolha. O meu tempo (com a seleção espanhola) acabou. Agradeço a todos da Federação, foram momentos maravilhosos para mim defender a Espanha por tantos anos e ter tantas conquistas. Tenho muito orgulho e desejo-lhes tudo de melhor. A partir de agora eu sou um fã mais.
O jogador revelou que o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, já está ciente de sua decisão e afirmou que o treinador foi o responsável por ele ter seguido com a seleção até a Copa no Brasil.

- O Vicente del Bosque já sabe que eu não sigo. Após a Euro de 2012, pensei que era o momento de me retirar. Ele (Vicente del Bosque), no entanto, insistiu para que eu seguisse até o Brasil, o que acabou sendo decepcionante - disse o jogador, que foi barrado ao longo do torneio, quando a Espanha foi eliminada ainda na primeira fase. 

xavi hernandez Barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)
Xavi em coletiva de imprensa em 
Barcelona, nesta terça-feira 
(Foto: Agência Reuters)

Xavi foi um dos protagonistas da geração mais vitoriosa da geração da Espanha. Com a Roja, o meia disputou as Copas do Mundo de 2002, 2006, 2010 e 2014, sendo campeão há quatro anos, na África do Sul. Xavi também conquistou as Eurocopas de 2008 e 2012.
Permanência no Barcelona

xavi hernandez Barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)Xavi: adeus à seleção espanhola
(Foto: Agência Reuters)

Após um período de especulações em que Xavi esteve próximo de deixar com o Barcelona - único clube que defendeu na carreira - para acerta com o New York City, o jogador confirmou que permanece na Catalunha e disse que ainda pode ser útil ao clube. Ele confirmou que estava decidido a deixar o Barça, mas garantiu ter mudado de ideia.

- Não muda nada. Tenho mais dois anos de contrato com o clube e sigo no Barcelona. Só o que mudou foi a minha decisão. A temporada passada foi um pouco decepcionante, tanto individualmente quanto coletivamente. Sofri decepções muito fortes. Fiquei no banco no último jogo do Campeonato Espanhol, assim como na seleção, algo que não estava acostumado. Mas decidi ficar porque estou convencido que ainda posso ser útil ao Barcelona.
O camisa 6 deu a entender que o novo técnico do Barcelona, Luis Enrique, o fez mudar de pensamento e seguir no clube.

- O Luis Enrique me disse que posso ser útil. Estou à sua disposição e com a emoção de uma criança. No final da temporada, acho que coisas boas virão.
Xavi ainda garantiu estar preparado para as cobranças no Barcelona, uma vez que o clube não teve nenhuma conquista significante na última temporada.

- Não ter conquistado títulos na temporada passada é uma pressão adicional. Nesse ano sentiremos a pressão de defender o Barcelona. Aqui só vale a excelência.

Elogios a Suárez e Dani Alves
Além de seu futuro, Xavi comentou algumas mudanças no Barcelona. Entre elas, o acerto com o uruguaio Luis Suárez, maior contratação do clube para a temporada.

- Luis Suárez é uma contratação espetacular, um dos melhores atacantes do mundo. Ele teve uma grande ano pelo Liverpool. Vamos aguardar para ver o que será definido na sexta-feira, no TAS (o uruguai tenta reduzir a suspensão de quatro meses imposta pela Fifa pela mordida no italiano Chiellini, na Copa do Mundo). Ele é uma boa pessoa. Esperemos que que sua pena seja reduzida. 

Messi Xavi Barcelona (Foto: Getty Images)
Xavi elogiou Daniel Alves, mas disse 
que a decisão sobre a permanência 
do brasileiro cabe ao clube
(Foto: Getty Images)

Sobre o companheiro Daniel Alves, que não está nos planos de Luis Enrique para a temporada, Xavi elogiou o futebol do lateral brasileiro, mas ressaltou que a decisão final cabe à diretoria do Barcelona.

- (Daniel) Alves é um jogador espetacular, um dos melhores laterais do mundo. Mas a decisão é do clube, claro. 

Nenhum comentário: