terça-feira, 5 de agosto de 2014

A dois anos dos Jogos, seleção quer dar um passo firme no Mundial

Bernardinho diz que foco do grupo está no presente, em se dedicar ainda mais aos treinos para poder voltar a ocupar o lugar mais alto do pódio já na Polônia


Por Saquarema, RJ


A cabeça trabalha no presente. Bernardinho está preocupado com o próximo treino, com o que pode fazer para que a equipe evolua mais um pouco. A exatos dois anos da disputa das Olimpíadas do Rio, o técnico da seleção diz não gostar de pensar muito lá na frente. A medalha nos Jogos em casa depende do treinamento de hoje. É assim que trabalha. Ainda carrega bem viva a lembrança da final da Liga Mundial. A derrota para os Estados Unidos provocou uma semana de insônia e trouxe lições preciosas para a preparação visando ao Mundial da Polônia, de 30 de agosto a 21 de setembro.

- Temos que lutar pela medalha em 2016, que é a nossa missão. Vamos jogar em casa e vai haver cobrança. E são tantas coisas que acontecem no entorno, que teremos que lidar com tudo, resistir e manter o foco. Minha motivação passa por um bom treino.  Estados Unidos, Rússia, Sérvia, Polônia e Itália também podem brigar pela medalha de ouro aqui. Cada vez mais tempos concorrência e mais dura.  Não consigo pensar dois anos ou dois meses à frente. Cada passo tem que ser dado da melhor maneira possível. E neste momento, estamos nos concentrando em como dar um passo a mais para estar de novo no alto do pódio - disse. 


vôlei treino Brasil Saquarema (Foto: Danielle Rocha)
Bernardinho conversa com jogadores 
durante treino em Saquarema 
(Foto: Danielle Rocha)

É lá que o grupo quer estar no dia 21 de setembro, comemorando o inédito tetracampeonato do mundo. E desta vez, querendo passar bem longe do sufoco que viveu durante a classificação da Liga Mundial, quando a ida à fase final pareceu, por vezes, improvável. A superação mostrada pelos jogadores num momento tão difícil foi uma resposta positiva para Bernardinho.

- Nós fizemos uma reunião, conversamos longamente sobre essa questão de como conseguimos sair daquela situação e chegamos a um excelente nível na decisão e também por qual motivo perdemos na final. Cada um tem que ter um questionamento interno. Temos que entender que, se perdeu um ponto, tem que seguir em frente e não deixar o adversário perceber o abatimento pelo erro. Temos que responder bem à pressão. Não vamos ganhar sempre, mas quando eles foram colocados em xeque ouviram e leram coisas duras e ainda assim conseguiram sobreviver. Tiramos a cabeça para fora da lama.

Chegamos à decisão, que era um objetivo, mas ficamos decepcionados por termos perdido. E ficamos pensando naquela derrota. Faz parte, mostra que não aceitamos passivamente. Se perdemos agora, não vai ser pelas mesmas razões dali.  Se conseguirmos medalha num Mundial tão exigente, a primeira resposta é o trabalho em grupo. O importante é sermos um time, termos 12 jogadores efetivos.

As palavras do técnico são endossadas por Bruninho. Para o levantador, a força do conjunto é que fará a diferença daqui em diante.


Bruninho Vôlei Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Bruninho: "Temos que ter um time muito 
homogêneo"  (Foto: Alexandre Arruda 
/ CBV)

- Temos que ter um time muito homogêneo, com todos preparados para entrar quando for feita a troca. Estamos fazendo os ajustes e sabemos também que precisamos melhorar nosso saque. É ali que começa o jogo. Não dá tempo para cometer deslizes.

Sobre os Jogos de 2016, o capitão espera que o final seja feliz. Depois das duas pratas, em Pequim 2008 e Londres 2012, quer dar a elas a companhia de um ouro.

- Ainda falta muito tempo para as Olimpíadas. Sabemos que a responsabilidade será grande, que as pessoas vão apostar no vôlei para ganhar medalhas. E esse é o título que falta para nós. Temos que pensar em nos preparar bem.

Na próxima semana, a seleção fará três amistosos contra a Argentina, no CT de Saquarema. No dia 17 de agosto, embarca para a Polônia, onde deverá fazer mais jogos preparatórios antes da estreia no Mundial contra a Alemanha, no dia 1º de setembro. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/08/dois-anos-dos-jogos-selecao-quer-dar-um-passo-firme-no-mundial.html

Nenhum comentário: