sábado, 7 de junho de 2014

Sharapova se impõe, bate Halep e conquista o bi em Roland Garros

Campeã na edição de 2012, experiente russa passa sufoco, mas contém o ímpeto da romena de 22 anos, que chegou pela primeira vez a uma final de Grand Slam


Por Paris


Maria Sharapova não quis saber se do outro lado da quadra estava uma jovem rival em franca ascensão e motivada pela disputa de sua primeira final de Grand Slam. Neste sábado, em sua terceira decisão consecutiva no saibro parisiense - foi campeã em 2012 -, a russa passou sufoco, mas fez valer a sua experiência para conter o ímpeto de Simona Halep e colocar mais um título no currículo: 2 a 1, parciais de 6/4, 6/7 (5-7) e 6/4. 

Sharapova campeã roland garros tenis (Foto: Reuters)
Sharapova e seu segundo troféu de 
Roland Garros (Foto: Reuters)

A última vez que a final feminina do torneio havia sido decidida em três sets foi na edição de 2001. Até a final, a romena não havia cedido um set sequer no torneio. Ao contrário de Sharapova, que desde as oitavas precisou sair de situações complicadas, por começar perdendo seus compromissos. No histórico de confrontos, a campeã tem agora 4 a 0.

- Eu não posso acreditar nisso. Há sete, oito anos atrás nunca pensei que eu venceria mais Roland Garros, quando tivesse 27 anos, do que qualquer outro Grand Slam... E pensar que o ganhei duas vezes. Estou muito emocionada, não consigo nem falar... Essa foi a final de Grand Slam mais difícil que já joguei. Simona jogou uma partida incrível - disse.


O jogo
Assim como na partida anterior, Sharapova sofria no saque. Melhor para a romena, que conseguia a quebra logo no primeiro game, confirmava o seu e abria 2/0. A russa reagia e dava o troco. Não demoraria para tomar as rédeas do jogo e fazer 4/2. Com uma postura pouco agressiva, Halep via a adversária se distanciar ainda mais. Pressionada, a número 4 do mundo passava a variar mais as jogadas e devolvia a segunda quebra (5/4). Mas Sharapova manteve a calma, arrancava mais uma quebra e também o set: 6/4.

Tênis Maria Sharapova Roland Garros (Foto: Agência Reuters)Sharapova se ajoelha para comemorar ponto da vitória (Foto: Agência Reuters)

A tranquilidade seguia ao lado de Sharapova (2/0).  Até que um terceiro game mal jogado fez Halep acordar e deixar tudo igual (2/2). A russa pecava no saque, mas mantinha o serviço com dificuldade (4/3). E tinha pressa de fechar o jogo. A adversária salvava dois break points para deixar tudo igual. Ganhava confiança e conseguia a virada (5/4). A comemoração durou pouco tempo. Sharapova tratou de devolver a quebra, mas teve resposta. Halep tinha o comando novamente (6/5) e mais uma chance de levar a partida para a terceira parcial. O nervosismo falou mais alto. Melhor para Sharapova, que ganhava pontos de graça e, de zero, fazia 6/6. No tie-break, seguia arriscando mais que a romena e abria 5-3. A rival não se entregava. A sequência de bolas para fora de Sharapova e lá estava ela de novo no jogo: 7/6 (7-5).

A russa tomava o caminho do vestiário para trocar de roupa. Halep aguardava em quadra. Na retomada, o equilíbrio continuava. Até Sharapova recuperar seu volume de jogo, assegurar uma quebra e ainda confirmar o seu saque (4/2). Num momento de oscilação, a romena deixava tudo igual, mas sofria nova quebra (5/4). Sacando para o jogo, a russa não encontrou resistência e, de joelhos, comemorou seu segundo título em Roland Garros. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/06/sharapova-se-impoe-bate-halep-e-conquista-titulo-de-roland-garros.html

Nenhum comentário: