sábado, 7 de junho de 2014

Torcida toma Beira-Rio e homenageia Fernandão com "ruas de fogo"

Centro de Visitantes do Beira-Rio virou um memorial com feitos do camisa 9


Por Porto Alegre

Do silêncio à oração. E da reza às “ruas de fogo”. O espaço em frente ao Centro de Visitantes Gigante para Sempre, no Beira-Rio, que virou um tipo de memorial a Fernandão, neste sábado, presenciou a comoção colorada pela perda do eterno capitão.

Assim como tantas outras vezes, colorados levaram sinalizadores, fizeram barulho com bumbos e ergueram objetos com as cores do clube. Só que, desta vez, não era para apoiar o time, mas para chorar a perda.

Em meio ao silêncio, os estouros no céu davam o tom do que se aproximava. Centenas de colorados irromperam a Avenida Padre Cacique, em frente ao Beira-Rio, no início da noite, e se posicionaram no local que serve de memorial. Naquele momento, a rua pareceu uma arquibancada. E os fãs, que tanto gritaram o nome de Fernandão, principalmente antes dos jogos e cada gol, pareciam querer empurrar o ídolo para mais uma boa partida. Os cânticos, inclusive os que o ex-capitão puxava, foram entoados, bem como o hino colorado:

- Vamos, vamos Inter! - eternizado por F9 no retorno da delegação do Japão após a conquista do Mundial de Clubes em 2006.

As canções também ganham improvisações para mais homenagens ao ídolo, eternizando o camisa 9:

- Te amo, Inter! Para sempre o Fernandão irá viver!

Torcida do Inter faz "ruas de fogo" para se despedir de Fernandão (Foto: Tomas Hammes)
Torcida do Inter faz "ruas de fogo" para 
se despedir de Fernandão 
(Foto: Tomas Hammes)


saiba mais

Um fusca todo estilizado entoava músicas do clube. Foi então que os colorados fizeram uma roda e deram as mãos. O gesto lembrou a última união dos jogadores organizada por Fernandão antes de adentrar o gramado de Yokohama, no Japão, para o confronto com Ronaldinho e seus companheiros (vitória colorada por 1 a 0). 

A vigília que ocorre desde a manhã deste sábado cada vez mais ganha torcedores. Algumas palavras motivacionais foram ditas até todos rezarem o Pai Nosso. Em seguida, uma salva de palmas ao ídolo, cânticos entoados pela torcida, como o “Uh! Terror! Fernandão é matador”, que o recepcionava antes de cada jogo e após cada gol até o hino do clube.

Os colorados não arredam pé do local. Seguem colocando fotos, frases, cartas e deixando flores para o eterno capitão. Henrique Saraiva, por exemplo, é um dos torcedores que presta sua homenagem ao ídolo. Abalado, o funcionário público fala sobre o significado:

- O Fernandão ficará na memória de todos os colorados. Perdemos um grande ídolo. Ele representou a mudança de uma era. Ele mudou a vida de todos os colorados. Seus feitos nunca se apagarão. Levantei a taça com ele.

Ruas de fogo homenagens Fernandão ídolo do Inter Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Ruas de fogo homenagens Fernandão 
ídolo do Inter Beira-Rio (Foto: Tomás 
Hammes/GloboEsporte.com)

O acidente
Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade no interior de Goiás, localizada a 315 km de distância da capital. Além de Fernandão, estavam no helicóptero e não sobreviveram mais quatro amigos: Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.

Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e caiu segundos depois sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce) às margens do rio Araguaia, capotando diversas vezes. O local do acidente fica a 15km do centro de Aruanã. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu pouco depois.


Nenhum comentário: