sábado, 7 de junho de 2014

"Paraíso secreto" se prepara para mudar rotina com invasão alemã

Com menos de 800 habitantes, povoado de Santo André ganhará companhia ilustre
nas próximas semanas. Luxo? Apenas para os favoritos ao título da Copa do Mundo


Por Santa Cruz Cabrália, BA


saiba mais

A principal avenida é, na verdade, uma estrada de terra. Celular e internet? Seja bastante paciente. A rústica Santo André, uma espécie de paraíso natural e secreto dentro de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, não seria exatamente o local mais apropriado para receber uma seleção durante a Copa do Mundo – quiçá uma das favoritas ao título. Mas vai receber, inclusive com decisão totalitária por parte da Alemanha, que chegará na madrugada deste domingo para iniciar sua concentração em solo brasileiro.

Santo André é uma área de proteção ambiental rodeada de matas e praias pouco exploradas. Isto definitivamente vai mudar com a invasão de alemães exclusivamente para o Mundial. Além da comitiva da seleção, formada por 62 pessoas entre jogadores, comissão técnica e médica e dirigentes, centenas de jornalistas também são aguardados. Um contraste com os menos de 800 habitantes da vila – para chegar ao local, é necessário atravessar o Rio João de Tiba, e os alemães solicitaram duas balsas: uma para a delegação, outra para a imprensa.



 piscina do Campo Bahia, onde ficará a Alemanha (Foto: Reprodução)
A piscina do "Campo Bahia", onde ficará 
hospedada a Alemanha (Foto: Reprodução)

 Um resort em cinco meses

O primeiro grande impacto ocorreu há seis meses. O sorteio pôs a Alemanha com jogos apenas no Nordeste (Salvador, Fortaleza e Recife, na ordem), o que facilitou a escolha da DFB (Federação Alemã de Futebol) pelo chamado “Campo Bahia”, de fácil pronúncia para os europeus. O projeto de construir o empreendimento já existia, inclusive com obras iniciadas há alguns anos, mas só ganhou forma quando a seleção entrou em ação, principalmente depois de pouco se empolgar com as estruturas e hotéis visitados.

Em cerca de cinco meses, 14 casas e 65 quartos foram construídos com o auxílio de dezenas de operários de fora da cidade – alocados numa pousada a metros dali –, embora detalhes de véspera ainda tenham sido acertados. Na porta de entrada por alguns minutos, por exemplo, foi possível ver colchões e móveis chegando às pressas.


Mosaico Santo André, Alemanha e Suíça (Foto: Victor Canedo)
 O idealizador Christian Hirmer, do ramo imobiliário, é o principal responsável pelo investimento. Ele planeja vender o “Campo Bahia” após a Copa do Mundo e recuperar o capital. Só não sabe se encontrará um interessado.

 Assumiu o risco.

– Eu nunca tive a preocupação de não conseguir concluir tudo a tempo. Colocamos muitas energias neste projeto. Agora é só cruzar os dedos para o time jogar bem – resumiu Hirmer, em entrevista ao vídeo promocional do “Campo Bahia”, um resort com toque natural moldado pela sustentabilidade.

Vizinhos incomodados

Estar de frente ao portão era o máximo permitido pela rígida segurança. Do outro lado da rua há casas das mais simples, com moradores não tão empolgados com os visitantes ilustres.

– Fecharam a rua, e o trânsito ficou muito ruim. Houve muita poeira durante a obra, o que foi péssimo para nós que moramos perto. Fora o barulho, dia e noite, há cinco meses. Não conseguimos dormir muitas vezes. Virou um inferno. Deu muita ajuda ao povo com o trabalho, mas só isso – disse Edmílson Silva, de 36 anos.


O morador, que trabalha como operário, até se arriscou com os nomes de alguns jogadores alemães.

– Conheço o Neuer, ele é muito bom, joga no Bayern. Não é frangueiro, não. 
Tem o Thomas Müller, o Schweinsteiger, o Mario Gómez... – contou ele, antes de ser avisado que o atacante da Fiorentina não foi incluído na lista final do técnico Joachim Löw.


Balsa Santo André, Alemanha e Suíça (Foto: Victor Canedo)
Local de saída e chegada das balsas: a 
maneira de chegar ao CT da Alemanha 
(Foto: Victor Canedo)

Edmílson, o “Ninho”, também não se mostrou contente com a nova exigência da polícia: moradores precisarão apresentar um papel com identificação para poderem andar na rua da própria casa. O mesmo acontece com Jucilene, dona de um pequeno salão de beleza metros adiante do CT. Para compensar a provável diminuição dos clientes, ela quer convencer os alemães a darem uma breve passada por ali.

– O técnico deles está com cabelo branco, é? Pode avisar a ele que damos um jeito aqui. Vai ficar novinho em folha – brincou.

A Alemanha fará treinos em Santo André até o próximo sábado, quando viajará para Salvador, local da estreia contra Portugal, no dia 16, às 13h (de Brasília). Gana e Estados Unidos completam o Grupo G.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/alemanha/noticia/2014/06/paraiso-secreto-se-prepara-para-mudar-rotina-com-invasao-alema.html

Nenhum comentário: