sábado, 7 de junho de 2014

Bernardinho lamenta pior campanha do Brasil em 23 anos: "Temos de lutar"

Com a quarta derrota em seis jogos na Liga Mundial, seleção iguala o seu péssimo desempenho de 1991. Equipe viaja na madrugada deste domingo para jogos no Irã


Por São Paulo

A derrota deste sábado para o Irã por incontestáveis 3 sets a 0, em São Paulo, fez a seleção brasileira masculina igualar o seu pior desempenho na história de 24 anos da Liga Mundial. Apenas em 1991, na segunda edição da competição que acontece anualmente – e tem o Brasil como recordista de títulos, com nove conquistas –, a equipe nacional havia perdido quatro das suas primeiras seis partidas. Os números assustam Bernardinho e os jogadores. Desde que o treinador assumiu a seleção masculina, o time conquistou oito vezes a Liga e teve como pior colocação o quarto lugar em 2008. Caso não engate uma sequência de vitórias nos seis jogos que fará no exterior, o Brasil deverá ficar fora da fase final da Liga Mundial pela primeira vez desde 1991, justamente no outro ano em que ele mais patinou em quadra.

– Isso é muito ruim, para baixo. Nós precisamos achar alguma forma de reverter isso. Não tem uma fórmula, é só trabalhar muito. Temos de lutar e achar a consistência perdida. Não estamos conseguindo ter regularidade nenhuma – afirmou o treinador, que além dos oito títulos da Liga Mundial, comandou a seleção brasileira masculina na conquista de três medalhas olímpicas (um ouro e duas pratas) e três títulos mundiais, dentre outros títulos.

bernardinho Brasil x Irã volei   (Foto: Divulgação/FIVB)
]Bernardinho grita com a seleção brasileira 
durante jogo contra o Irã 
 (Foto: Divulgação/FIVB)

Levantador titular da seleção, Bruninho também não escondeu o seu abatimento com a situação brasileira. Para ele, a falta de confiança e a falta de atitude dos jogadores geraram a péssima fase, na qual, além da primeira derrota na história para o Irã, o Brasil foi batido duas vezes pela Itália, em Jaraguá do Sul, e uma pela Polônia, em Maringá.

 Nós não estamos progredindo e temos de buscar formas de crescer. A inconsistência nos fundamentos vai atrapalhando nosso lado emocional. Não tem muito o que fazer
Bernardinho

– Nós precisamos recuperar a nossa confiança. Nós estamos sendo muito irregulares tecnicamente e taticamente. A nossa atitude não é a mesma, tudo isso precisa mudar. Nós ficamos muito chateados de perder quatro jogos em casa, com ginásios lotados, com a torcida apoiando. Isso é decepcionante. Não podemos deixar uma equipe como o Irã massacrar a gente. A nossa filosofia sempre foi de muita luta e, em alguns momentos, faltou isso – comentou Bruninho.

A seleção já embarca na madrugada deste domingo para o Irã, onde enfrentará o seu último algoz, em duas partidas, na próxima sexta-feira e no próximo domingo. Na sequência, a viagem vai ser para a Polônia, quando os comandados de Bernardinho enfrentarão os poloneses também duas vezes, nos dias 20 e 22 de junho. Os dois últimos jogos na fase de grupos da Liga Mundial acontecerão na Itália, contra a seleção local, nos dias 3 e 6 de julho.

– Nestes seis jogos fora, nós devemos focar apenas no que precisamos fazer. 

O saque é o que mais me preocupa e tem a ver com uma questão cultural. No Brasil, os jogadores não sacam forte. Em nível internacional é outro nível.
Nós não estamos progredindo e temos de buscar formas de crescer. A inconsistência nos fundamentos vai atrapalhando nosso lado emocional. Não tem muito o que fazer. Precisamos trabalhar muito duro e fazer o nosso melhor lá fora – bradou Bernardinho.

Brasil x Irã Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Brasil não conseguiu parar o ataque do 
Irã neste sábado (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/06/bernardinho-lamenta-pior-campanha-do-brasil-em-23-anos-temos-de-lutar.html

Nenhum comentário: