Após ser responsabilizado pela direção de prova pelo acidente no GP do Canadá e ser chamado de perigoso por brasileiro, mexicano joga culpa em piloto da Williams
- Eu
assisti ao replay do incidente diversas vezes e não pude deixar de notar que
Felipe vira para a direita pouco antes de bater em mim. Só posso achar que ele
mudou de ideia e quis retomar o traçado. Seu erro de julgamento nos custou uma
grande quantidade de pontos – rebateu.
Pérez
seguiu sua defesa, argumentando que manteve a mesma linha, enquanto Massa teria
espaço suficiente à esquerda para fazer a ultrapassagem sem risco.
- Eu
estava seguindo a mesma linha e as frenagens padrões como nas voltas anteriores
e simplesmente fui atingido por trás por Massa. Havia muito espaço no lado
esquerdo do meu carro para tentar uma ultrapassagem limpa e não posso entender
por que ele tinha que passar raspando – continuou.
Felipe Massa e Sergio Pérez batendo na
última volta do GP do Canadá (Foto: EFE)
Logo depois de ser liberado do centro médico, onde ambos os pilotos passaram por exames de precaução em razão do forte impacto da batida, Felipe Massa havia mostrado irritação com o episódio:
-
Estávamos a 300km/h. Com outro carro à frente teria sido
um acidente muito sério. Temos uma regra há alguns anos que se um carro
coloca
do lado o outro não pode mover mais. Ele se moveu e me tocou. É
perigoso. Na
minha opinião, cinco posições não é suficiente. Ele foi perigoso.
Poderíamos
ter batido em Vettel. Falei com ele no centro médico. Estou muito
desapontado. Eu disse que ele precisa aprender. Queria que ele se
colocasse no meu lugar, porque eu tive uma batida muito forte e achei
que iria me machucar. Não é a primeira vez que ele joga para cima de
alguém na freada. Ele já fez isso várias vezes. Ele não disse nada.
Apenas virou e foi embora. Espero que ele tenha aprendido - disparou
Massa.
Pancada de Felipe Massa na barreira de
proteção foi forte (Foto: AP)
Force India defende Pérez e ataca Massa
A Force
India também veio a público defender seu piloto. No twitter, a escuderia
indiana postou uma imagem chamando a atenção a uma movimentação do volante do
Massa.
- Eles
dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Quem bateu em quem?
O
diretor de operações da Force India, Otmar Szafnauer fez sua
interpretação do incidente. Para o dirigente, Massa ia tentar fazer a
ultrapassagem pela esquerda, mas se arrependeu e recolheu o carro para a
direita:
- Ele (Massa) vai para dentro para tentar ultrapassar e depois pensa: "M****", não dá para ultrapassar na curva 1, deixa eu voltar para o traçado", e então acerta Pérez. Quantas manobras de ultrapassagem na curva 1 aconteceram nessa corrida? Zero! Por quê? Porque não é possível fazer isso ali - reagiu o dirigente.
- Ele (Massa) vai para dentro para tentar ultrapassar e depois pensa: "M****", não dá para ultrapassar na curva 1, deixa eu voltar para o traçado", e então acerta Pérez. Quantas manobras de ultrapassagem na curva 1 aconteceram nessa corrida? Zero! Por quê? Porque não é possível fazer isso ali - reagiu o dirigente.
Force India rebate críticas a Pérez e
acusa Felipe Massa de ser responsável
por batida no Canadá
(Foto: Reprodução)
Pérez troca farpas com engenheiro da Williams
Rob
Smedley, chefe de performance da Williams e
ex-engenheiro de Massa na Ferrari disse que a Force India deveria ter
falado para Pérez recolher para os boxes em razão dos problemas de freio
que o afetaram
nas voltas finais.
“Checo” estava em segundo, ameaçando a vitória de
Rosberg,
quando começou a ter problemas nos freios nas voltas finais. Na
sequência, ele resistiu
o quanto pôde, mas não conseguiu segurar a pressão de Ricciardo e
Vettel, até
se chocar com Massa.
- Pérez
freou muito, muito cedo. Ele balançou seu carro para a esquerda, ou por causa
do problema do freio seu carro balançou para a esquerda, não sei. Acho que na
volta 67 ele comentou ter problemas nos freios traseiros e lhe disseram para
continuar, se pudesse. E se você não pode, então pare nos pits, o que significa
que deveria ser um p*** problema terminal, para ser honesto. Como alguém deixa
um carro na pista quando se tem um tipo de problema deste está além do meu
entendimento. Você vê a diferença entre os times. Um deles foi a nossa, com
Valtteri, pedimos para ele tirar o pé e poupar freios e motor. Mas em uma
situação mais crítica é mais perigoso. Lewis Hamilton, por causa de problemas
também no freio, teve que parar. E era um cara que está lutando pelo título.
Estou irritado com isso. Tivemos muita sorte de alguém não ter se machucado
seriamente – desabafou o engenheiro da Williams.
O
mexicano retrucou Smedley:
- Não
estou feliz com os comentários de que deveríamos ter parado o carro. Estava
perfeitamente pilotável, necessitando apenas de alguns ajustes. Mostramos isso
até o momento que fomos tirados. Outros carros tiveram em condições similares
por mais tempo que a gente e terminaram a corrida sem nenhum problema. Se
alguém pensa que é possível manter duas RBR por tanto tempo quanto fizemos com
os chamados “problemas terminais”, está claramente equivocada – rebateu Pérez.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/06/perez-rebate-criticas-de-massa-ele-vira-direita-pouco-antes-de-me-bater.html
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