segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pérez rebate críticas de Massa: "Ele vira à direita pouco antes de me bater"

Após ser responsabilizado pela direção de prova pelo acidente no GP do Canadá e ser chamado de perigoso por brasileiro, mexicano joga culpa em piloto da Williams


Por Montreal, Canadá

Depois de ser chamado de "perigoso" por Felipe Massa pelo acidente da última volta do GP do Canadá deste domingo (veja no vídeo ao lado), Sergio Pérez veio a público se manifestar sobre o episódio. O mexicano da Force India foi considerado culpado pela direção de prova, que chegou à conclusão que sua mudança de trajetória para a esquerda provocou o choque. Mas “Checo” não concordou com a interpretação dos comissários e jogou a responsabilidade no brasileiro da Williams. 
  
- Eu assisti ao replay do incidente diversas vezes e não pude deixar de notar que Felipe vira para a direita pouco antes de bater em mim. Só posso achar que ele mudou de ideia e quis retomar o traçado. Seu erro de julgamento nos custou uma grande quantidade de pontos – rebateu.


Pérez seguiu sua defesa, argumentando que manteve a mesma linha, enquanto Massa teria espaço suficiente à esquerda para fazer a ultrapassagem sem risco.  

- Eu estava seguindo a mesma linha e as frenagens padrões como nas voltas anteriores e simplesmente fui atingido por trás por Massa. Havia muito espaço no lado esquerdo do meu carro para tentar uma ultrapassagem limpa e não posso entender por que ele tinha que passar raspando – continuou.  

Felipe Massa e Sergio Pérez batendo na última volta do GP do Canadá (Foto: EFE)
Felipe Massa e Sergio Pérez batendo na 
última volta do GP do Canadá (Foto: EFE)

Logo depois de ser liberado do centro médico, onde ambos os pilotos passaram por exames de precaução em razão do forte impacto da batida, Felipe Massa havia mostrado irritação com o episódio:

- Estávamos a 300km/h. Com outro carro à frente teria sido um acidente muito sério. Temos uma regra há alguns anos que se um carro coloca do lado o outro não pode mover mais. Ele se moveu e me tocou. É perigoso. Na minha opinião, cinco posições não é suficiente. Ele foi perigoso. Poderíamos ter batido em Vettel. Falei com ele no centro médico. Estou muito desapontado. Eu disse que ele precisa aprender. Queria que ele se colocasse no meu lugar, porque eu tive uma batida muito forte e achei que iria me machucar. Não é a primeira vez que ele joga para cima de alguém na freada. Ele já fez isso várias vezes. Ele não disse nada. Apenas virou e foi embora. Espero que ele tenha aprendido - disparou Massa.

Acidente de Felipe Massa na última volta do GP do Canadá (Foto: AP)
Pancada de Felipe Massa na barreira de 
proteção foi forte (Foto: AP)

Force India defende Pérez e ataca Massa
A Force India também veio a público defender seu piloto. No twitter, a escuderia indiana postou uma imagem chamando a atenção a uma movimentação do volante do Massa.  

- Eles dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Quem bateu em quem?
O diretor de operações da Force India, Otmar Szafnauer fez sua interpretação do incidente. Para o dirigente, Massa ia tentar fazer a ultrapassagem pela esquerda, mas se arrependeu e recolheu o carro para a direita:

- Ele (Massa) vai para dentro para tentar ultrapassar e depois pensa: "M****", não dá para ultrapassar na curva 1, deixa eu voltar para o traçado", e então acerta Pérez. Quantas manobras de ultrapassagem na curva 1 aconteceram nessa corrida? Zero! Por quê? Porque não é possível fazer isso ali - reagiu o dirigente.

Force India rebate críticas a Sergio Pérez e acusa Felipe Massa de ser responsável por batida no Canadá (Foto: Reprodução)
Force India rebate críticas a Pérez e 
acusa Felipe Massa de ser responsável 
por batida no Canadá 
(Foto: Reprodução)

Pérez troca farpas com engenheiro da Williams
Rob Smedley, chefe de performance da Williams e ex-engenheiro de Massa na Ferrari disse que a Force India deveria ter falado para Pérez recolher para os boxes em razão dos problemas de freio que o afetaram nas voltas finais. 
“Checo” estava em segundo, ameaçando a vitória de Rosberg, quando começou a ter problemas nos freios nas voltas finais. Na sequência, ele resistiu o quanto pôde, mas não conseguiu segurar a pressão de Ricciardo e Vettel, até se chocar com Massa.  

- Pérez freou muito, muito cedo. Ele balançou seu carro para a esquerda, ou por causa do problema do freio seu carro balançou para a esquerda, não sei. Acho que na volta 67 ele comentou ter problemas nos freios traseiros e lhe disseram para continuar, se pudesse. E se você não pode, então pare nos pits, o que significa que deveria ser um p*** problema terminal, para ser honesto. Como alguém deixa um carro na pista quando se tem um tipo de problema deste está além do meu entendimento. Você vê a diferença entre os times. Um deles foi a nossa, com Valtteri, pedimos para ele tirar o pé e poupar freios e motor. Mas em uma situação mais crítica é mais perigoso. Lewis Hamilton, por causa de problemas também no freio, teve que parar. E era um cara que está lutando pelo título. Estou irritado com isso. Tivemos muita sorte de alguém não ter se machucado seriamente – desabafou o engenheiro da Williams.

O mexicano retrucou Smedley:
- Não estou feliz com os comentários de que deveríamos ter parado o carro. Estava perfeitamente pilotável, necessitando apenas de alguns ajustes. Mostramos isso até o momento que fomos tirados. Outros carros tiveram em condições similares por mais tempo que a gente e terminaram a corrida sem nenhum problema. Se alguém pensa que é possível manter duas RBR por tanto tempo quanto fizemos com os chamados “problemas terminais”, está claramente equivocada – rebateu Pérez.


saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/06/perez-rebate-criticas-de-massa-ele-vira-direita-pouco-antes-de-me-bater.html

Nenhum comentário: