segunda-feira, 9 de junho de 2014

Fã da Grécia, sergipano "arranha" idioma e vira notícia em site grego

Marçal Oliveira é admirador da cultura grega desde a infância e promete representar torcida pelo país durante a Copa do Mundo, menos se o confronto for com o Brasil


Por Aracaju


saiba mais

A crise econômica que assola a Grécia acabou intimidando muitos torcedores a estarem  no Brasil para apoiar os helênicos durante a Copa do Mundo. Mas os gregos não ficarão 'órfãos', pelo menos em Aracaju, base de treinos da seleção. Do aeroporto ao hotel, a delegação teve o apoio incondicional dos sergipanos. Um em especial foi para a recepção à caráter, vestindo orgulhoso a camisa do país do qual ele se diz fã desde criança.

- Essa aqui eu não comprei só para ver o time aqui em Aracaju não. Eu tenho desde a Copa da África do Sul. Comprei para torcer pra Grécia em 2010 e a visto sempre - falou o administrador de empresas Marçal Oliveira.

Marçal Oliveira; Grécia; 1º dia (Foto: Thiago Barbosa / GloboEsporte.com)
Marçal Oliveira "arranhou" grego 
durante recepção (Foto: 
Thiago Barbosa)

Com a admiração pelo país, ele mergulhou nos estudos da cultura grega e se tornou quase um falante do idioma. Marçal fez questão de exibir ao público seus conhecimentos. Gritando algumas expressões e verbetes da língua desconhecida no Brasil.

- Kalimera significa Bom dia!...ti ka'nete é Como vai você?...quer cumprimentar os jogadores? Diz assim, Ti-kanis? Na língua deles, você está perguntando se a pessoa está bem - ensinou empolgado.

Grécia; Aracaju: 1º treino (Foto: João Áquila / GloboEsporte.com)Marçal chama atenção de jornalistas(Foto: João Áquila / GloboEsporte.com)

Marçal fez plantão na porta do hotel da seleção grega, na Orla da Atalaia, no dia da chegada dos jogadores, a fim de trocar com eles algumas palavras em grego. Mas se não teve sucesso com o elenco, pelo menos conseguiu se comunicar com os jornalistas gregos, que o transformaram em pauta.

- A Grécia é um país que tem uma cultura maravilhosa, muito rica. Tem a mitologia, o nascimento do teatro, do espírito olímpico, enfim, são muitos elementos importantes para a humanidade. Por isso, sempre me interessei em saber mais e mais sobre o país. Quando soube que eles viriam para Sergipe, fiquei muito feliz. Eu nasci e me criei no mesmo bairro do Batistão, onde a Grécia vai treinar - disse.

Mesmo admirando a seleção helênica, segundo ele, a torcida pelo Brasil falará mais alto nos jogos.

- Sou brasileiro. Se a Grécia enfrentar o Brasil, vou torcer pelo meu país. Mas nos outros jogos serei Grécia. Todo apoio a eles - finalizou Marçal.

A Grécia está no grupo C e estreia na Copa do Mundo contra a Colômbia, no dia 14 de junho, às 13h. O jogo será realizado no Mineirão, em Belo Horizonte. Na chave ainda constam Japão e Costa do Marfim.

Marça virou pauta dos jornalistas gregos (Foto: Reprodução / On Sports)
Marçal virou manchete em site grego. 
Na matéria, jornalistas destaca paixão 
do brasileiro pela Grécia
(Foto: Reprodução / On Sports)


FONTE:

Nenhum comentário: