segunda-feira, 9 de junho de 2014

Festa de índios para aniversariante Klose encanta alemães em 2º dia

Treino aberto na manhã desta segunda teve presença de pataxós, que homenageiam atacante e trocam experiências com os jogadores. Torcida tira fotos com craques


Por Santa Cruz Cabrália, BA

 
É dando que se recebe, diz certo ditado. Pois a Alemanha o levou ao pé da letra e pôde ficar satisfeita de, em apenas dois dias, já ter criado empatia com o povo brasileiro. Nesta segunda-feira, a DFB (Federação Alemã) organizou um treino aberto com a presença de todo o povo local de Santa Cruz Cabrália, incluindo a aldeia indígena Pataxó. Eles roubaram a cena na atividade, atraíram atenção total da encantada mídia alemã e terminaram a manhã no centro do gramado com todos os jogadores e comissão técnica. 

Após uma apresentação com canto e dança, o aniversariante Miroslav Klose se dirigiu ao meio da roda sem saber da homenagem feita pelos seus 36 anos completos, nesta segunda. Acabou se divertindo além da conta mesmo ainda sem o presente mais desejado do momento: o recorde de gols de Ronaldo Fenômeno em Copas do Mundo – o brasileiro soma um a mais (15 a 14), mas o alemão tem a oportunidade de ultrapassá-lo a partir do próximo dia 16, contra Portugal, pela abertura do Grupo G, em Salvador. 

Mosaico - alemanha índios  (Foto: Editoria de Arte)
Festa de Klose em meio à comunidade 
indígena marca segundo dia de treinos 
da Alemanha (Foto: Editoria de Arte)

- Ele ficou muito feliz, disse que gostou bastante da homenagem e não esperava ser lembrado por alguém que está tão distante – disse Jithay Matos, professor indígena que acompanhava o grupo.

Jithay só não devia estar mais alegre que o próprio filho, Xohã, de seis anos. A criança ficou no pescoço do atacante Lukas Podolski por alguns instantes e ainda ganhou uma camisa de treino. Outro chegou até a bater bola com o jogador do Arsenal (veja vídeo ao lado). Do lado oposto do gramado, os quase 200 torcedores conseguiram fotos com Mesut Özil, Manuel Neuer, Roman Weidenfeller, André Schürrle... Todos pacientes com tantos pedidos. 

- Foi sem dúvidas um momento único. Nós não temos oportunidades de estar com um jogador profissional sequer, o que dirá de uma seleção que vai jogar a Copa. Tiramos fotos, pegamos autógrafos, demos presentes. A Alemanha ganhou mais alguns torcedores depois de hoje. Se não jogar contra o Brasil vamos torcer por eles – concluiu o professor indígena. 

É notável o reconhecimento dos alemães. Na primeira coletiva de imprensa organizada em um resort em Santo André, bem próximo à concentração do “Campo Bahia”, o secretário-geral da DFB, Helmut Sandrock, e o manager Oliver Bierhoff reforçaram o agradecimento ao povo local. Ficaram impressionados com a quantidade de pessoas nas ruas - incluindo crianças - no desembarque na manhã de domingo. 

Treino Alemanha presença dos índios (Foto: REUTERS)
Jogadores e comissão técnica assistem à 
apresentação dos índios 
(Foto: REUTERS)

- Eu estive aqui com frequência e sempre me senti muito bem-vindo. O calor e a felicidade das pessoas são contagiosos. Os jogadores já tinham experimentado isso ontem. Nossas boas-vindas continuaram hoje com os índios que vieram nos visitar depois de uma intensa sessão de treinamento. 
Nós inclusive dançamos um pouco, e isso foi um símbolo de como os jogadores tentam abraçar a cultura brasileira o máximo possível. Esperamos que essa influência seja positiva dentro de campo – disse Bierhoff. 

"Feliz por estar aqui"
Em entrevista à página oficial da Federação, o capitão Philipp Lahm também já se mostrara contente com a recepção. A primeira resposta veio através de duas mensagens nas camisas utilizadas pelos atletas: “Feliz por estar aqui” na frente e “Obrigado, Bahia” nas costas. É só o começo. 

- Basta olhar para os rostos dos jogadores. Então você saberá como provavelmente nós nos sentimos. Desejo um enorme agradecimento às pessoas de Santo André e da Bahia em geral. A Copa do Mundo não poderia ter começado melhor para nós. Obrigado! 

A história pode não terminar em festa, mas definitivamente não será por falta de incentivo. A Alemanha estreia contra Portugal, dia 16, a partir das 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os alemães estão no Grupo G, ao lado também de Gana e Estados Unidos.


FONT:

Nenhum comentário: