segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bombeiros confiam em liberação do Beira-Rio em vistoria: "Não preocupa"

Inter foi notificado nesta segunda-feira acerca das medidas ainda necessárias; A 6 dias de primeira partida da Copa, alvará definitivo depende de correções do clube



Dono do estádio que irá receber cinco das 64 partidas da Copa do Mundo, o Inter foi notificado, nesta segunda-feira sobre as medidas ainda necessárias para o Beira-Rio receber um alvará definitivo. Sem o documento o estádio não estaria habilitado para receber jogos do Mundial. A seis dias de França X Honduras, estreia do Gigante na Copa, o prazo apertado não é considerado fator de preocupação no comando dos bombeiros no Rio Grande do Sul.

- Não preocupa. Nós percebemos que é fácil. Não há nada estrutural para ser resolvido - disse o comandante da corporação no estado, Coronel Eviltom Diaz.

Beira-Rio recebe ajustes para Copa do Mundo (Foto: Diego Guichard)
Beira-Rio recebe ajustes para Copa do 
Mundo (Foto: Diego Guichard)

Segundo ele, a liberação do alvará depende de uma nova inspeção, ainda sem data confirmada. Caberá ao clube notificar os bombeiros para que a vistoria ocorra imediatamente.

- Temos uma equipe de prontidão, que atua espeficamente com Copa - ressaltou Diaz.

Na lista de irregularidades constam a presença de um contêiner e uma banca de um patrocinador em duas áreas com rota de fuga. Além disso, a última análise dos bombeiros no estádio, ocorrida na sexta, constatou falhas na iluminação nas saídas de emergência. 


saiba mais

- Não funcionou. A alegação [do clube] é de que as pessoas usavam tomadas e retiravam a sinalização. Com isso, há demora para recarregar. E é preciso uma solução - detalhou o comandante dos bombeiros gaúchos.
Dirigentes do Inter foram procurados pelo GloboEsporte.com, mas ainda não deram retorno sobre qual seria a previsão inicial para a nova inspeção. Desde a inauguração, em abril de 2014, o Beira-Rio operou em jogos testes e partidas oficiais no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil graças a um alvará concedido apenas para eventos testes, decorrente de um acordo com o Ministério Público (MP). Se aprovado na próxima vistoria, o estádio recebe alvará definitivo até o fim do ano.

Diaz admitiu que uma alternativa legal para o Beira-Rio receber as partidas da Copa, mesmo sem o alvará definitivo, seria um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP.

- Aí dependeria deles [do MP]. Porque com as mudanças na legislação, não há mais como o estádio receber alvarás provisórios para jogos-teste como o Inter fez neste ano -, explicou Diaz.

Neste ano, a Assembleia Legislativa gaúcha aprovou a Lei Kiss, que tornou mais rigorosas as regras para a liberação de alvarás. O projeto foi levado à votação depois do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, onde 242 pessoas perderam a vida em janeiro de 2012.


FONTR:
http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/06/bombeiros-confiam-em-liberacao-do-beira-rio-em-vistoria-nao-preocupa.html

Nenhum comentário: