quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dragão ignora liderança do Coelho e impõe primeira derrota ao rival

Atlético-GO tem atuação consistente e vence com gols de Jorginho, Fábio Lima e Júnior Viçosa no Serra. Irreconhecível, América-MG perde a primeira


 A CRÔNICA


por Fernando Vasconcelos

saiba mais

Apenas 529 pagantes viram o Atlético-GO quebrar a invencibilidade do líder América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro. Em noite fria no Serra Dourada, o Dragão teve atuação consistente e venceu por 3 a 0. Os meias Jorginho e Fábio Lima marcaram no primeiro tempo, enquanto o artilheiro Júnior Viçosa fechou o placar na etapa final. O resultado alivia a situação do time goiano, que chega aos 10 pontos e se afasta da zona de rebaixamento, na 11ª colocação. O próximo desafio será sábado, em Juazeiro do Norte, contra o Icasa.

Já o América-MG, que ficou invicto nas sete primeiras rodadas, segue em primeiro com 17 pontos. A diferença é que agora o Coelho leva vantagem para os concorrentes Joinville e Ceará apenas no saldo de gols. Esta foi sem dúvida a pior atuação da equipe comandada por Moacir Júnior, que apesar de ter o ataque mais positivo da Segundona, praticamente não ameaçou o goleiro adversário. O América-MG tentará se recuperar também no próximo sábado, contra o Náutico, em Muriaé-MG.

Atlético-GO x América-MG no Serra Dourada (Foto: Cristiano Borges/O Popular)
Fábio Lima comemora seu gol, o segundo 
do Dragão na vitória por 3 a 0 (Foto: 
Cristiano Borges/O Popular)

Superioridade rubro-negra desde o início
Nem parecia que o América-MG é líder e ainda invicto na competição. Assim que o apito inicial foi dado, o Atlético-GO mostrou total tranquilidade para tocar a bola no campo adversário e assustar o goleiro Matheus. Com boa movimentação de Jorginho e Juninho pelo lado direito de ataque, o Dragão não demorou a chegar ao gol. Aos 11 minutos, Jonas cruzou, o goleiro do Coelho saiu mal, e Júnior Viçosa cabeceou para trás. Oportunista, Jorginho mandou de cabeça por cobertura e viu a bola parar no fundo das redes: Atlético-GO 1 a 0.

O gol deixou o time da casa ainda mais à vontade, enquanto o adversário praticamente não ameaçava Márcio. O América-MG se limitava apenas a tentar finalizações de fora da área ou então em cobranças de falta de Mancini e Andrei Girotto. Foi aí que os outros dois homens do ataque atleticano, Fábio Lima e Júnior Viçosa, começaram a aparecer. O atacante entrou na troca de passes e tentava fazer o trabalho de pivô em algumas jogadas. O meia foi além. Depois de Juninho puxar contra-ataque aos 36 minutos, Fábio Lima aproveitou rebote de Matheus em chute de Jorginho e, assim como o companheiro, marcou de cabeça: 2 a 0.

O América-MG pelo menos poderia ter ido para o intervalo com o placar menos desfavorável, pois o zagueiro André perdeu chance clara praticamente dentro da pequena área após cobrança de falta. A oportunidade não alegrou o técnico Moacir Júnior, que trocou Obina por Júnior Negão na volta para o segundo tempo – o centroavante do Coelho tinha atuação totalmente discreta. Apesar da alteração, quem criou a primeira oportunidade da etapa complementar foi o Dragão, em cobrança de falta de Jonas que acertou o travessão.

À medida que o rival saía para o jogo, o time da casa mostrava suas armas. Bem na partida, o centroavante Júnior Viçosa mostrava repertório que ia além das finalizações. Em ótimo contra-ataque, ele lançou de três dedos para Juninho, que ganhou de André na marcação e chutou em cima do goleiro. O golpe de misericórdia foi dado aos 23 minutos. Após jogada de Juninho, Júnior Viçosa completou para o fundo das redes, marcou pela quarta vez na Série B e 16ª vez na temporada: Atlético-GO 3 a 0.




FONTE:

Nenhum comentário: