quarta-feira, 28 de maio de 2014

Chinesa de 19 anos dá trabalho, mas Brasil vence segunda partida na Suíça

Seleção feminina passa sufoco para vencer por 3 sets a 2 o time de Zhu Ting

Por Montreux, Suíça

Com apenas 19 anos e 1,95m de altura, a jovem estrela do vôlei chinês Zhu Ting deu trabalho para o Brasil no confronto desta quarta-feira, pela primeira fase do Torneio de Montreux, na Suíça. Mesmo com a rival inspirada, porém, a seleção feminina brasileira conseguiu derrotar a China em seu segundo desafio na competição, por 3 sets a 2, parciais de 25/19, 14/25, 23/25, 26/24 e 25/13. A próxima partida será nesta quinta-feira, contra a Rússia, a partir das 13h30m. O SporTV transmite a partida ao vivo. O time do técnico José Roberto Guimarães é o atual campeão e busca o sétimo título.

O Brasil começou o jogo variando bem as jogadas. Com pontos em vários fundamentos (bloqueio, saque e ataques), as brasileiras já garantiram uma confortável vantagem no placar: 4/0. Pelo lado da China, a central Yang Zhou manteve sua equipe viva acertando boas pancadas pelo meio. Não foi o suficiente, porém, para fazer frente às jogadoras do Brasil. A oposta Andréia se destacou explorando bem os bloqueios adversários. O paredão verde e amarelo também foi um dos pontos fortes do time de Zé Roberto Guimarães, com quatro acertos. No fim do set, as chinesas ameaçaram uma reação, mas a distância já era muito grande. Com uma pancada de Tandara, a equipe atual campeã do torneio fechou em 25/19.

Zhu Ting dá trabalho, mas Brasil leva a melho

A reação chinesa no fim do primeiro set não serviu para terminar a primeira parcial em vantagem, mas foi o suficiente para a equipe oriental voltar empolgada para a quadra depois do intervalo. Mais confiantes, Hui Ruoqi e Zeng Chulei comandaram os ataques chineses, garantindo logo uma confortável vantagem no placar. A central Adenízia acertou boas bolas pelo meio e tentou chamar suas colegas de time. Mas os erros de recepção, principalmente de Gabi, dificultaram a reação. Do outro lado, a China somou seis pontos só de saque e outros oito de bloqueio. Zé Roberto chegou a colocar Jaqueline no lugar de Gabi no fim, mas as rivais seguiram o bom ritmo e fecharam em 25/14.

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes se revezando o tempo inteiro na liderança do placar. Gabi, que estava apagada no segundo set, voltou a acertar e ajudou o Brasil a conquistar a primeira boa vantagem: 5/2. Pela China, a jovem atacante Zhu Ting, de apenas 19 anos, começou a aparecer mais, garantindo muitos pontos para as orientais. Quando os erros de passe voltaram a acontecer pelo lado brasileiro, o time chinês conseguiu se desgarrar no placar: 12/9. Uma ótima sequência de bloqueios, com destaque para Carol, colocou o time de Zé Roberto mais uma vez na frente: 13/12. Mas Hui Ruoqi e Zhu Ting estavam inspiradas na variação de seus ataques. Com 25/23, a seleção chinesa fez 2 a 1.

Com Carol forçando no saque, o Brasil começou bem o quarto set e logo abriu vantagem: 4/1. Natália, Tandara e Carol deram consistência aos ataques, ajudando a seleção a manter o ritmo. A China, porém, reagiu. Pressionando nos saques, chegou a empatar em 20/20. O set ficou equilibrado até o fim. Zhu Ting seguiu voando em quadra. A seleção brasileira, no entanto, conseguiu manter a calma para fechar em 26/24 e levar a decisão para o quinto set. 

O tie-break começou muito equilibrado. Gabi acertou um bloqueio, e Carol garantiu um ponto de ace. Mas a China não deixou as brasileiras se afastarem. Zhu Ting não deu trégua à defesa brasileira e foi determinante para a China deslanchar: 8/4. Mas três pontos seguidos de bloqueio iniciaram a reação do Brasil. A parceria da levantadora Fabíola, que entrou no lugar de Dani Lins, com a ponteira Natália encaixou bem, e a seleção arrancou a vantagem: 11/9. No final, Tandara cresceu. Das mãos dela saiu a pancada decisiva para a vitória: 15/13.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/chinesa-de-19-anos-da-trabalho-mas-brasil-vence-segunda-partida-na-suica.html

Nenhum comentário: