sábado, 5 de abril de 2014

Thiago Motta sonha com a Azzurra e apoia Diego Costa: 'Foi homem'

Volante de São Bernardo do Campo deve ser convocado por Cesare Prandelli para defender a seleção italiana no Mundial: 'É um privilégio para mim'


Por Paris

 
Pouco conhecido no Brasil, o volante Thiago Motta tem reconhecimento no futebol europeu, onde coleciona passagens e títulos por alguns dos principais clubes do continente. Campeão Europeu por Barcelona e Inter de Milão (2006 e 2010), o brasileiro, naturalizado italiano, hoje é titular do meio-campo do Paris Saint-Germain, que está próximo da conquista do bicampeonato francês. Na Liga dos Campeões, os parisienses têm boa vantagem sobre o Chelsea. O PSG venceu o jogo da ida em Paris por 3 a 1, mas Thiago Motta é cauteloso. Teme o seu ex-técnico Mourinho “e a pressão do Chelsea em Londres.” No final de uma temporada em que o PSG luta ainda por três títulos, o experiente volante conta com uma convocação de Prandelli para representar a seleção italiana na Copa do Mundo do Brasil, seu país de origem.

- Se for convocado para jogar pela Itália no Brasil vai ser uma sensação ótima. Melhor é impossível, eu nasci no Brasil, jogo com uma grande seleção, é um privilégio para mim jogar pela Itália. Espero estar lá, espero participar, vai ser mais uma grande experiência para mim. E se o técnico me chamar, vou com uma grande alegria - revelou o volante em entrevista ao GloboEsporte.com, na zona mista do Parc des Princes, após a vitória sobre o Chelsea, na última quarta-feira.  



saiba mais

Thiago Motta chegou a vestir a amarelinha em seleções de base brasileiras, mas nunca recebeu chances no time principal. O volante, que tem passaporte italiano, foi convocado pela primeira vez em fevereiro de 2011 para disputar um amistoso contra a Alemanha. Desde então, o paulista foi presença constante nas listas de Prandelli e participou da Eurocopa de 2012, chegando à decisão com a Azzurra. Sobre o caso de Diego Costa, que optou por defender a Espanha na Copa do Mundo, Motta não tem dúvidas de que o centroavante do Atlético de Madrid tomou a decisão certa.

- Apoio 100% a decisão do Diego Costa. Ele disputou dois amistosos com o Brasil, mas não é ele quem dita as regras. Ele teve essa possibilidade. Foi a decisão dele. Diego Costa foi homem. Disse que queria jogar pela Espanha e assim foi. Respeito muito.

Sobre o jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, na próxima terça-feira, Thiago Motta não vê o PSG como favorito, apesar da boa vantagem de dois gols.

- 3 a 1 é um bom resultado, mas nada que mude muito a história. Se antes o Chelsea era muito favorito, agora igualamos um poucos. Mas não vai ser fácil em Londres.


Thiago Motta PSG e Benjamin Corgnet Saint Etienne (Foto: Agência EFE)
Titular do PSG, Thiago Motta está na 
disputa por três títulos nessa 
temporada (Foto: Agência EFE)

Confira a entrevista completa.
GloboEsporte.com: Destes oito times que ainda estão em competição na Liga dos Campeões, quem é que você vê como favorito ao título?
Thiago Motta: Todos estes times têm o que é preciso para vencer.

O que é que faz a diferença?
Cada um tem a sua maneira de jogar futebol, e aquele que tiver coragem, conseguir impor o seu futebol dentro de campo e fizer aquilo que está acostumado a fazer sempre, tem uma probabilidade maior de levar o título. Por isso é que não podemos pensar em ir a Londres defender o nosso resultado e pensar que não vamos sofrer gols. Temos de ir lá pensando também em fazer um bom resultado.

Você esperava uma vantagem tão grande do PSG no jogo da ida?
Foi um bom resultado. Mas era importante não sofrer gol, e nós sofremos. 3 a 1 é bom, mas não é nada mude muito a história. Se antes o Chelsea era favorito, agora igualamos um pouco. Mas é uma vantagem pequena. Não vai ser fácil, vamos ver se conseguimos.

Conversou com Mourinho sobre o jogo?
Não. 

thiago motta itália Alemanha (Foto: Agência Getty Images)Thiago Motta deve vir ao Brasil com a Itália, na Copa (Foto: Agência Getty Images)

Você que conhece bem o técnico português. O que é que acha que ele pode fazer para virar o jogo?
Ele é um ganhador nato. Sabe que seu time tem capacidade de passar esta fase. E sei que vai encarar este jogo com muita vontade. O Chelsea vai pressionar, e vamos ver se conseguimos aguentar.

Qual é a estratégia do PSG para o encontro da próxima terça-feira?
Acho que se tentarmos segurar o  resultado, vamos sofrer muito e será difícil, porque o nosso time não está acostumado a jogar desse jeito. Ficou claro em Paris, no primeiro tempo, que o Chelsea teve mais posse de bola e colocou pressão no nosso time. Este resultado não é definitivo. Primeiro vamos tentar controlar a pressão inicial do Chelsea, jogar com a bola no chão, manter o nosso estilo. Vai ser muito difícil, repito. O Chelsea é um grande time e tem demonstrado isso nos últimos anos.

Como vai ser disputar a Copa do Mundo no Brasil, que é o seu país, com a camisa da Itália? Ainda nem sei se vou ser convocado.

Mas se for, qual será a sensação?
Ótima, a melhor possível. Nasci no Brasil, hoje jogo com uma grande seleção e é um privilégio para mim jogar pela Itália. Espero estar lá, espero participar, vai ser uma grande experiência e, se o técnico me convocar, eu vou com muita alegria.

O que achou da decisão do Diego Costa. Ele atuou pelo Brasil em dois amistosos, mas depois decidiu defender a Espanha?
Apoio 100% a decisão do Diego Costa. Ele disputou dois amistosos com o Brasil, mas não é ele quem dita as regras. Ele teve essa possibilidade. Foi a decisão dele. Diego Costa foi homem. Disse que queria jogar pela Espanha e assim foi. Respeito muito.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/04/thiago-motta-sonha-com-azzurra-e-apoia-diego-costa-foi-homem.html

Nenhum comentário: