sábado, 5 de abril de 2014

Finalista, Maringá surpreende até a diretoria: 'Contratamos para não cair'

Time do norte do Paraná substitui xará tradicional no coração da torcida e disputa o título do estadual na sua estreia na elite. Elenco tem Barcos genérico


Por Maringá, PR

 
- Time novo da cidade? Que time? - questiona o aposentado Valentim Pereira, de 78 anos, sentado no banco da Praça dos Expedicionários, em Maringá, no norte do Paraná.

- O time novo do Maringá, ué. Nem começou a jogar e já está na final! - responde Jair Naves, 76 anos, rindo da falta de informação do amigo.

- Só conheço o Grêmio Maringá que jogava na década de 1970 - retruca Pereira, com a expressão fechada de quem não gostou de ser contrariado.
O diálogo retrata a ascensão meteórica do Maringá Futebol Clube, fundado em 2010, estreante na primeira divisão neste ano e finalista do Paranaense com uma ótima campanha. É o primeiro colocado no somatório de pontos e surpreendeu ao eliminar o Coritiba de Alex na semi. 

A participação do clube no Paranaense reviveu o futebol na cidade, levou o torcedor para o estádio Willie Davis e está ocupando o coração da torcida, que antes batia pelo Grêmio Maringá, campeão paranaense em 1963, 1964 e 1977, mas que atualmente está na terceira divisão.

- Eu não esperava nunca que o time chegaria à final. Acredito que ninguém, nem mesmo o torcedor mais confiante, acreditava. Para mim, o time brigaria pelo quinto, sexto lugar. Agora, tenho certeza que seremos campeões - diz o torcedor Leandro Ferreira, 23 anos, que foi a todos os jogos que a equipe disputou no Estádio Willie Davids, em Maringá.

'Eu me surpreendi com os jogadores', admite presidente
O presidente do Maringá, Aparecido Regini, o Zebrão, admite ter montado o elenco para não ser rebaixado. Ele conta, porém, que viu "um algo a mais" nos jogadores desde o primeiro jogo do Paranaense, contra o Coritiba.

Gabriel Barcos, do Maringá, se espelha em Hernán quando entra em campo (Foto: Erick Gimenes)Gabriel Barcos, do Maringá, se espelha em Hernán em campo (Foto: Erick Gimenes)

- Eu me surpreendi com os jogadores. Vimos que a qualidade deles era totalmente diferente do que imaginávamos. A equipe encaixou, passou a jogar com muita raça e vontade. Temos que aplaudir esses guerreiros.
Zebrão garante que o time está preparado para ser campeão, mas revela a preocupação em manter os destaques.

- Mostramos, jogo a jogo, que merecemos ser campeões. Estou muito feliz por, depois de mais de 30 anos, estarmos na final. A cidade merece. Se chegamos, devemos muito à torcida. Agora, vamos trabalhar para manter esse time para a Série D do Brasileiro. Estamos muito empolgados com o trabalho de todos e, por isso, queremos manter pelo menos 70% do elenco.

Um dos destaques do elenco é Gabriel Barcos. A coincidência no sobrenome não é por acaso: o atacante foi apelidado por um jornalista quando atuava pelo São Bento, de Sorocaba (SP), por causa da semelhança física com o argentino do Grêmio. Ele não só gostou da comparação como passou a explorá-la. Comemora seus gols - foram seis no estadual - tapando um olho com a mão esquerda e erguendo e cerrando o punho direito.

Diretoria do Maringá admite que se surpreendeu com o desempenho dos jogadores (Foto: Divulgação/Maringá FC)
Diretoria do Maringá admite que se surpreendeu com o desempenho dos 
jogadores (Foto: Divulgação
/Maringá FC)

- Pensei: "Se estão me comparando com um cara que é referência, por que eu vou dizer que não?". Passei a comemorar igual ele e deu certo, fiz muitos gols.

Vendas de camisas disparam
As vendas de camisas do Maringá cresceram muito de acordo com a campanha do time no campeonato, afirma o dono da marca que confecciona o uniforme, João Rodrigues. Segundo ele, nesta semana que antecede a final, estão sendo vendidas, em média, 50 camisas por dia.

- O time foi crescendo na competição, e a procura pelas camisas foi junto. Hoje, vemos várias pessoas que vêm de cidades da região só para comprar a camisa. A todo momento existe alguém na loja procurando o uniforme - diz Rodrigues, que espera vender, até a primeira partida da final, um total de mais de mil camisas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/maringa/noticia/2014/04/finalista-maringa-surpreende-ate-diretoria-contratamos-para-nao-cair.html

Nenhum comentário: