sábado, 5 de abril de 2014

Rosberg desbanca Hamilton e crava a pole no Bahrein. Massa larga em 7º

Em fim de semana dominado por Mercedes, Hamilton erra na última volta e deixa caminho aberto para parceiro. Bottas supera Massa. Vettel decepciona e cai no Q2


Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
No Reino do Bahrein, pequena ilha encravada no Golfo Pérsico, quem manda é a Mercedes. E no duelo particular entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, o britânico ditava as ordens, sendo o mais veloz no primeiro, no segundo e no terceiro treinos livres. Mas na “hora do vamos ver”, quando a pole-position estava em jogo, Hamilton errou em sua última tentativa de volta rápida. E aí, quem mostrou poder foi Rosberg. O alemão cravou 1m33s185 com sua Flecha de Prata e conquistou a posição de honra para a primeira corrida noturna a ser disputada no Circuito Internacional do Bahrein, prova que será transmitida ao vivo a partir de meio-dia (horário de Brasília) na TV Globo. O Globo Esporte.com acompanha em Tempo Real. Em três etapas em 2014, é a terceira pole da Mercedes, a primeira de Rosberg no ano, sua quinta na carreira.

Outro duelo interno sob os holofotes é entre Felipe Massa e Valtteri Bottas na Williams, após a polêmica das ordens de equipe da Williams no GP da Malásia. No treino classificatório deste sábado, porém, o brasileiro ficou atrás de seu companheiro de time. Massa anotou o oitavo tempo (1m34s511) e o finlandês o quarto (1m34s051). Porém, ambos ganham uma posição em razão da punição que Daniel Ricciardo (RBR) carrega do GP da Malásia, e sobem, respectivamente, para sétimo e terceiro. Será a primeira vez que o paulista largará atrás do parceiro no ano.

Fábio Seixas: Hamilton é talentosíssimo, mas não lida bem com a pressão. 

Opine

Nico Rosberg treino F1 GP Bahrein (Foto: Reuters)
Sob os holofotes do Bharein, Nico 
Rosberg brilhou e arrancou a pole 
position (Foto: Reuters)

E por falar em Daniel Ricciardo, com as Mercedes inalcançáveis, o australiano foi o melhor dos “mortais” ao fazer o terceiro melhor tempo com a RBR. O brilho do jovem australiano ficou ainda mais evidente com a decepcionante eliminação do tetracampeão Sebastian Vettel, que caiu no Q2 com o 11º tempo. Porém, ele terá que largar atrás do alemão, em 13º, já que trazia uma punição de dez posições no grid em razão da lambança de sua equipe em um pit stop no GP da Malásia do último domingo.

Outro destaque da atividade foi Sergio Pérez, da Force India. Enquanto seu companheiro, o badalado Nico Hulkenberg, ficou pelo caminho, o mexicano avançou para a superpole e conquistou a quarta colocação. Kimi Raikkonen largará em quinto. Será a primeira vez que o “Homem de Gelo” começará na frente de seu parceiro de Ferrari, Fernando Alonso, que parte  em nono.

INFO - Horários GP do Bahrein (Foto: Editoria de arte)
q1
Mercedes e Williams se poupamDominante durante todo o fim de
semana, os pilotos da Mercedes tiraram o pé durante o Q1: Hamilton passou em 8º, e Rosberg, em 10º. Assim como nos treinos livres, a Williams foi outra a se poupar. Massa e Bottas demoraram a ir para a pista, mas avançaram com tranquilidade em quarto e segundo, respectivamente. O destaque ficou por conta da Force India. Nico Hulkenberg foi o mais veloz na primeira parte do treino com 1m34s874, e Sergio Pérez, o terceiro. As duplas das equipes nanicas, como era de se esperar, foram eliminadas: Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson (Caterham) e Jules Bianchi e Max Chilton (Marussia). Já os pilotos de Sauber e Lotus brigaram pelas últimas vagas no Q2. Gutiérrez conseguiu se salvar, enquanto Sutil se deu mal. Já no time preto e dourado, nos instantes finais, Grosjean empurrou Maldonado para a “zona de rebaixamento” por apenas 9 milésimos.
q2

Vettel e Hulk caem; Massa e Bottas empatam

Duas surpresas no Q2. Vettel fez apenas o 11º tempo, foi eliminado e reclamou de problemas no carro, enquanto seu companheiro de RBR, Ricciardo, avançou em terceiro. Mais veloz do Q1, Hulkenberg foi apenas o 12º, também caiu fora e viu seu parceiro de Force India, Pérez, passar em sexto. Também foram eliminados: Daniil Kvyat (STR), Jean-Eric Vergne (STR), Esteban Gutiérrez (Sauber) e Grosjean (Lotus). Lá na frente, Rosberg e Hamilton lideraram com as Mercedes (1m33s708 e 1m33s872). 
Bottas e Massa marcaram o mesmo tempo: 1m34s842, mas o finlandês ficou em sétimo, à frente do brasileiro, pois o critério de desempate beneficia quem anota a marca antes. Também avançaram para a superpole: Jenson Button, Alonso, Kevin Magnussen e Raikkonen.

q3

Rosberg surpreende Hamilton
Bottas foi o primeiro a marcar tempo no Q3: 1m34s247. Massa completou a sua volta logo em seguida: 1m34s511. Pérez se meteu entre a dupla da Williams ao fazer 1m34s346. Mas os pilotos da Mercedes logo vieram para acabar com a brincadeira. Rosberg emplacou 1m33s185 e assumiu a ponta, enquanto Hamilton fez 1m33s464 e subiu para segundo. Os pilotos então foram para os boxes para trocarem os pneus para o “2º tempo” da disputa pelas primeiras posições.

Em um treino classificatório sem chuva pela primeira vez no ano, os competidores, enfim, puderam usar o jogo de pneu extra exclusivo para o Q3, novidade implantada nesse ano para evitar que os pilotos ficassem nos boxes na decisão da pole para poupar os compostos para a corrida. A ideia funcionou e todo mundo foi para a pista nos instantes finais. Raikkonen, único que ainda não tinha marcado volta, pulou para quinto, empurrando Massa para sexto. Na sequência, Ricciardo e Button fizeram o terceiro e o sétimo tempos, respectivamente, empurrando o brasileiro para oitavo. Felipe ainda tentou melhorar sua volta, mas não conseguiu. Na tentativa de superar Rosberg, Hamilton travou as rodas e espalhou na curva 1, frustrando sua caça pela pole. Informado do erro do parceiro, Nico nem precisou se preocupar em fechar sua última volta, retornando aos boxes com a pole nas mãos. 
Magnussen fez o nono tempo, empurrando Alonso para largar em décimo. 

Nico Rosberg, Lewis Hamilton e  Daniel Ricciardo  treino F1 GP Bahrein (Foto: Reuters)
Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Daniel 
Ricciardo (Foto: Reuters)

grid de largada

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m33S185 (Q3)
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m33S464 (Q3)
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m34S247 (Q3)
4) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m34S346 (Q3)
5) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m34S368 (Q3)
6) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m34S387 (Q3)
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m34S511 (Q3)
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m34S712 (Q3)
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m34S992 (Q3)
10) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m34S985 (Q2)
11) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m35S116 (Q2)
12) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m35S145 (Q2)
13) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m34S051 (Q3)*
14) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m35S286 (Q2)
15) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m35S891 (Q2)
16) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m35S908 (Q2)
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m36S663 (Q1)
18) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1m36S840 (Q1)
19) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m37S085 (Q1)
20) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m37S310 (Q1)
21) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 1m37S875 (Q1)
22) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1m37S913 (Q1)


* Daniel Ricciardo (AUS / RBR-Renault) foi punido com dez posições no grid por ter sido liberado de forma insegura pela RBR durante um pit stop no GP da Malásia do último domingo.

Circuito Internacional do Bahrein (Foto: Arte Esporte)
Circuito Internacional do Bahrein (Foto: 
Arte Esporte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/04/rosberg-desbanca-hamilton-e-crava-pole-no-bahrein-massa-larga-em-8.html

Nenhum comentário: