sábado, 5 de abril de 2014

Alison e Emanuel vão à final, e Rei da Praia terá inédito tetracampeão

Mamute defende a coroa conquistada nas últimas três edições, enquanto o campeão olímpico tenta recuperar o título vencido por ele em 2004, 2005 e 2008


Por Rio de Janeiro


O “Rei da Praia” terá, pela primeira vez em seus 16 anos de história, um tetracampeão. A certeza veio neste sábado com as classificações de Alison, detentor da coroa nos últimos três anos, e Emanuel, vencedor do evento em 2004, 2005 e 2008. Com três vitórias cada em suas respectivas chaves, os campeões mundiais se classificaram para a decisão deste domingo. O SporTV transmite a final ao vivo, direto da Praia de Ipanema, a partir das 10h30m (horário de Brasília). A entrada para o público é gratuita.

Esta será a terceira vez em quatro anos que Alison e Emanuel se enfrentam na final do torneio. Nos dois primeiros encontros o Mamute levou a melhor ao lado de Bruno Schmidt. Desta vez, no entanto, o capixaba terá que escolher outro parceiro, já que o regulamento proíbe que os atletas joguem a final com suas duplas oficiais. A escolha dos companheiros em busca do novo título será feita na arena, montada em frente à rua Paul Redfern, momentos antes do jogo.

Alison vôlei de praia disputa Rei da Praia (Foto: Helena Rebello)
Alison está novamente na final do Rei 
de Praia. Ele pode ser tetracampeão 
(Foto: Helena Rebello)

Alison brilha no bloqueio e sobra no Grupo A
Já no primeiro jogo do dia, Alison mostrou que o bloqueio mais uma vez faria a diferença a seu favor. Ao lado de Márcio, o Mamute parou o estreante Vitor Felipe seguidas vezes. Apostando nas largadas, o paraibano e Pedro Solberg apenas evitaram um massacre maior. Absoluto junto a rede, o capixaba não deu margem para brincadeira. Com uma largada, Márcio fechou o placar em 21 a 14.

No segundo jogo, com bloqueadores de um lado e defensores do outro, Alison voltou sobrar junto à rede. Vitor ainda se vingou com dois bloqueios quase seguidos sobre o Mamute, mas não foi o bastante. Com jogo rápido e preciso, Alison e Solberg venceram por 21 a 15.

Mesmo precisando somar apenas 16 pontos para avançar à final, o Mamute não deu chance ao azar no último jogo. Ao lado de Vitor Felipe, com quem disputou duas etapas do Circuito Mundial em 2013, o capixaba manteve o ritmo forte. Vitor também ajudou, explorando com frequência o bloqueio de Solberg. O placar de 21 a 16 selou a classificação invicta e com folgas de Alison para a final.

Ricardo e Emanuel vôlei de praia disputa Rei da Praia (Foto: Helena Rebello)
Emanuel também briga 
em mais uma decisão 
do torneio (Foto: 
Helena Rebello)

Emanuel tem trabalho, mas lidera Grupo B
A partida que abriu o Grupo B contou com a reedição de uma das maiores duplas da história do vôlei de praia brasileiro. Do mesmo lado da quadra, Ricardo e Emanuel fizeram valer a experiência para derrotar os jovens Bruno Schmidt e Evandro. Em jogo muito equilibrado, com os defensores escapando bem da marcação, a habilidade dos campeões olímpicos fez a diferença. Na segunda tentativa, com uma largadinha, Emanuel deixou o placar em 21 a 19.
No segundo duelo da chave, Emanuel se arriscou com bloqueador na dupla com Bruno, enquanto Ricardo assumiu o fundo de quadra na parceria com Evandro. Apesar da desvantagem pela altura, os defensores compensaram a limitação física com um variado leque de jogadas. Alternando a força dos ataques e explorando as largadinhas, Bruno fechou o set em 21 a 16.

Na partida que definiria o último finalista, Evandro vestiu a camisa de Emanuel. Sem chances de classificação, o bloqueador carioca soltou o braço e brigou ponto a ponto – e até discutiu com a arbitragem. Bruno e Ricardo tiveram cinco set points e a chance de levar a disputa para o set extra, mas um ótimo saque de Emanuel reverteu a vantagem. Em um bloqueio monstruoso, Evandro garantiu a classificação do campeão olímpico: 28 a 26.

Confira todos os campeões do Rei e Rainha da Praia da Praia

1999 – Tande e Shelda 
2000 – Fred e Sandra 
2001 – Loiola e Sandra 
2002 – Ricardo e Ana Paula 
2003 – Guto e Shaylyn 
2004 – Emanuel e Val
2005 – Emanuel e Juliana 
2006 – Luizão e Shaylyn 
2007 – Fábio Luiz e Larissa 
2008 – Emanuel e Talita 
2009 – Pedro Solberg e Sandra 
2010 – Maria Elisa e Harley 
2011 – Larissa e Alison 
2012 – Vivian e Alison 
2013 – Alison e Talita
2014 - Talita



FONTTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/04/alison-e-emanuel-vao-final-e-rei-da-praia-tera-inedito-tetracampeao.html

Nenhum comentário: