sábado, 5 de abril de 2014

De 'Rei novato' a veterano sem trono, Ricardo luta pela coroa pela 16ª vez

Único atleta a disputar todas as edições do Rei da Praia, bloqueador usa experiência ganha em quatro ciclos olímpicos para derrotar jovens postulantes ao título nas areias


Por Rio de Janeiro


Ricardo rei da praia 2002 vôlei de praia (Foto: Divulgação)Ricardo foi o Rei da Praia em 2002: competição tinha outro formato e regras (Foto: Divulgação)

Sentado ao lado de outros nove atletas, Ricardo impõe respeito. A pele bronzeada pelas quase quatro décadas de vida dedicadas às areias carrega as marcas que o tornaram três vezes medalhista olímpico. Com a voz mansa ao falar e muita experiência em cada ação ao pisar na quadra, o baiano hoje ensina o que aprendeu com outros mestres no início da carreira. Único atleta a participar das 16 edições do Rei da Praia, ele usar as manhas que assimilou ao longo de quatro ciclos olímpicos para superar o vigor físico dos novatos que o cercam.

Ricardo estreou no Rei da Praia quando o evento foi criado, em 1999. Naquela época, aos 24 anos, mostrou o potencial que seria confirmado no ano seguinte com a prata nos Jogos de Sydney 2000. Em outro formato de disputa, foi parceiro de Tande até que o ex-atleta da quadra fosse coroado. Cenas parecidas se repetiriam várias vezes nos anos seguintes, já que apenas em 2002 o baiano conseguiu sagrar-se Rei – e, no mesmo ano, Rei dos Reis, em desafio contra os americanos Wong e Metzger

Nesta caminhada, teve a chance de atuar ao lado de Lula, Paulo Emílio, Adriano e outros, aumentando aos poucos seu leque de habilidades e aprendendo a se adaptar mais rapidamente. Lições que leva consigo em todas as competições que disputa mundo afora.

- Listar essas coisas todas me faz sentir até mais velho (risos). Mas isso é bom porque mostra o quanto é importante cada um estar aqui. A cada edição que passa dá mais vontade de ser coroado. Já bati na trave algumas vezes, já ajudei outros atletas, ou pelo menos tentei, e tudo isso é muito bom. Não só pelo evento, mas também pelo amadurecimento de cada atleta dentro e fora de quadra. As mudanças de regras fortaleceram o evento, e cada ano que passa dá mais vontade de jogar – disse.

Ricardo rei da praia 2002 vôlei de praia (Foto: Divulgação)
Duelo de ídolos: em 2002, Ricardo 
encara o bloqueio de Franco no 
Rei da Praia (Foto: Divulgação)

A partir das 12h (horário de Brasília) deste sábado, em seu primeiro jogo na arena montada na Praia de Ipanema, Ricardo irá reeditar por um set a parceria campeã olímpica em 2004 com Emanuel. Na sequência, ele jogará com Evandro e Bruno Schmidt em busca da classificação para a final, disputada no domingo. O bloqueador acredita que o nível da competição será mais alto do que nos anos anteriores, já que os atletas ganharam um mês a mais de preparação – o torneio era tradicionalmente realizado durante o carnaval.

- Todo mundo vai chegar com bastante ritmo de jogo, já que estamos vindo de muitas etapas pelo Circuito Brasileiro. Todo mundo tem a preocupação em se preparar bem, chegar bem para a disputa do Rei. Com esse mês a mais de jogos, partidas, de torneios, vai tornar o campeonato ainda melhor e mais disputado.

Confira a tabela de jogos de sábado

Grupo A
Alison/Márcio x Pedro Solberg/Vitor Felipe
Alison/Pedro Solberg x Márcio/Vitor Felipe
Alison/Vitor Felipe x Pedro Solberg/Márcio

Grupo B
Emanuel/Ricardo x Bruno Schmidt/Evandro
Emanuel/Bruno Schmidt x Ricardo/Evandro
Emanuel/Evandro x Ricardo/Bruno Schmidt

Confira todos os campeões do Rei e Rainha da Praia da Praia

1999 – Tande e Shelda 
2000 – Fred e Sandra 
2001 – Loiola e Sandra 
2002 – Ricardo e Ana Paula 
2003 – Guto e Shaylyn 
2004 – Emanuel e Val 
2005 – Emanuel e Juliana
2006 – Luizão e Shaylyn 
2007 – Fábio Luiz e Larissa 
2008 – Emanuel e Talita 
2009 – Pedro Solberg e Sandra 
2010 – Maria Elisa e Harley 
2011 – Larissa e Alison 
2012 – Vivian e Alison 
2013 – Alison e Talita
2014 - Talita


FONTE:

Nenhum comentário: