sábado, 5 de abril de 2014

Barcelona poupa Neymar, faz dois gols de pênalti e derrota lanterna Bétis

Brasileiro entra no segundo tempo e consegue penalidade máxima que sela vitória,
no 25º gol no Espanhol de Messi, autor de dois neste sábado e segundo na artilharia


Por Barcelona, Espanha


saiba mais

Na perseguição ao líder Atlético de Madrid no Campeonato Espanhol, o Barcelona poupou Neymar até os 33 minutos do segundo tempo neste sábado e sofreu mais do que o esperado para vencer o lanterna Bétis, por 3 a 1, no Camp Nou, pela 32ª rodada. Abriu o placar aos 14 de partida, de pênalti, sofrido por Alexis Sánchez e cobrado por Messi, e só aumentou a vantagem aos 21 da etapa final, graças a um gol contra de Jordi Figuera, em cruzamento de Adriano. Mas, logo depois, aos 23, Rubén Castro diminuiu e complicou o fim do jogo para o time catalão. Mas, aos 39, o atacante brasileiro conseguiu outra penalidade máxima para a equipe anfitriã, ao ter o cruzamento interceptado pela mão do zagueiro Amaya, e o argentino marcou de novo, em rebote da defesa parcial do goleiro Adán.

Messi gol Barcelona contra Betis (Foto: AP)
Messi é abraçado por Daniel Alves e 
recebe o cumprimento de 
Alexi Sánchez: dois gols 
de pênalti (Foto: AP)

Com a vitória, o Barcelona foi a 78 pontos e se manteve a um do líder Atlético, também vitorioso neste sábado, diante do Villarreal, por 1 a 0, no Vicente Calderón. Os dois rivais se enfrentam na próxima quarta-feira, para decidir uma vaga nas semifinais da Liga dos Campeões, na capital espanhola, às 15h45m (de Brasília) - a TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem o confronto ao vivo. Como houve empate por 1 a 1 no Camp Nou, o time colchonero pode ficar no 0 a 0 que se classifica.

Na próxima rodada do Espanhol, ambos jogam fora de casa, contra adversários ameaçados pelo rebaixamento. O Barcelona enfrenta o Granada, no sábado que vem, às 15h (de Brasília). No dia seguinte, o Atlético duela com o Getafe. Com 22 pontos, a nove de sair da zona de rebaixamento, o Bétis disputa o clássico da Andaluzia diante do Sevilla, no domingo, em seu estádio.

PROTESTO POR LA MASIA

Punido pela Fifa por causa de suas contratações irregulares nas divisões de base e proibido de fazer negociações até o meio de 2015, o Barcelona aproveitou a partida deste sábado para protestar. Na entrada do time em campo, uma enorme bandeira foi aberta na arquibancada do Camp Nou fazendo referência ao seu centro de formação de jogadores: "Não se toca em La Masia".


bandeirão La Masia torcida Barcelona (Foto: Reprodução / Twitter)
Bandeirão no Camp Nou defende 
divisões de base do Barça: 'Não 
se toca em La Masia' (Foto: 
Reprodução / Twitter)

No campo, Tata Martino escalou um time sem Neymar e Fábregas, poupados no banco de reservas, colocando o chileno Alexis Sánchez e o espanhol Pedro para jogar ao lado de Messi no setor ofensivo. Mais atrás, quem apareceu melhor do que nas partidas anteriores foi Xavi. Foi dele a primeira chance de balançar a rede. Aos dez minutos, da entrada da área, chutou de primeira perto da trave.

Mas a rede só balançou mesmo aos 14, quando Alexis Sánchez dominou com categoria um lançamento pelo alto, envolveu quatro marcadores dentro da área e caiu ao ser tocado no tornozelo, em pênalti que pode até ser considerado duvidoso. Sem consciência pesada alguma e tranquilo como sempre, Messi deslocou o goleiro e abriu o placar.

Messi gol Barcelona contra Betis (Foto: AP)
Messi comemora o primeiro gol contra o
 Bétis: empatado com Diego Costa em 
segundo na artilharia (Foto: AP)

Em vantagem no placar, o Barça jogou até o intervalo parecendo se poupar. Manteve o domínio, mas teve dificuldades para ameaçar o gol adversário. Só deu mais dois sustos no primeiro tempo. Aos 20, Daniel Alves só não marcou em cruzamento de Adriano por causa de um desvio da zaga antes de sua conclusão, e, aos 40, Messi fez boa jogada na frente da área e por pouco não acertou o canto de Adán.

NA ESQUERDA, NEYMAR DESAFOGA BARÇA


Neymar banco de reservas jogo Barcelona contra Betis (Foto: EFE)Neymar conversa com Song no banco de reservas do Barcelona: escalado na esquerda (Foto: EFE)

No segundo tempo, o Barça manteve o ritmo e conseguiu mais uma chance logo no início. Aos cinco, Xavi acertou o travessão de raspão em cobrança de falta frontal perto da área. Mas, pouco a pouco, o Bétis começou a chegar mais à frente. Aos 18, Pinto foi obrigado a fazer difícil defesa de mão trocada em conclusão de N'Dyaie travada parcialmente por Bartra. Logo depois, o time catalão ganhou um presente. Aos 21, o zagueiro Jordi Figuera errou ao tentar cortar cruzamento de Adriano e mandou para a própria rede. Só que, em seguida, aos 23, Rubén Castro se aproveitou da fragilidade blaugrana na defesa e conseguiu a conclusão certeira dentro da área.

Neymar Barcelona (Foto: AP)
Neymar cruza no lance do segundo 
pênalti do Barcelona no Camp Nou: 
à vontade pela esquerda (Foto: AP)

Apertado no placar, Tata Martino lançou Neymar e Fábregas de uma vez, aos 33, tirando Iniesta e Pedro. Pela esquerda, o atacante brasileiro conseguiu decidir o jogo. Aos 39, em sua segunda investida pelo setor, saiu o cruzamento que bateu na mão de Juanfran. O árbitro marcou outro pênalti para o Barcelona, e Messi foi cobrar novamente. Mas, desta vez, Adán acertou o canto e fez a defesa parcial. Só que o argentino estava esperto no lance e aproveitou o rebote, marcando pela 25ª vez no Espanhol e empatando com Diego Costa, do Atlético de Madrid, na segunda colocação da artilharia, a três de Cristiano Ronaldo, do Real.

Neymar e Messi Barcelona (Foto: AFP)
Neymar comemora segundo gol de 
Messi na partida: desafogo nos 
minutos finais da partida (Foto: AFP)

Antes do apito final, Neymar ainda teve outra boa chance, de novo pela esquerda. Recebeu dentro da área, sozinho, mas, ao concluir com efeito procurando o canto oposto, chutou para fora.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/barcelona-poupa-neymar-faz-dois-gols-de-penalti-e-derrota-lanterna-betis.html

Nenhum comentário: