quinta-feira, 10 de abril de 2014

Na estreia de Cristóvão, Flu goleia o Horizonte e avança na Copa do Brasil

Tricolor faz 5 a 0 nos cearenses e agora pega o Tupi-MG na segunda fase da competição. Torcida apoia o time e pede para Rafael Sobis ficar no clube 


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Presidente e patrocinadora se estranhando, torcida cobrando, jogador insatisfeito com a insegurança provocada pelos torcedores, troca de treinador. 

Confusão, ambiente conturbado, crise e... um pouco de paz. Na estreia de Cristóvão Borges como técnico, o Fluminense foi a campo nesta quinta-feira com nova formação - sem os três volantes e Walter -, Maracanã com bom público e uma diferença para tirar - perdeu o primeiro jogo por 3 a 1 e precisava vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença. Conseguiu: fez 5 a 0 no Horizonte, avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. Voltou a ver torcida e time lado a lado. 

Os 23.879 pagantes (renda de R$ 249.370,00) viram no estádio uma pressão sufocante no primeiro tempo contra um adversário recuado. Apoiaram desde o início, pediram para Rafael Sobis não ir para o Corinthians, mas também houve vaias de torcedores comuns contra uma organizada. Vibraram com os gols de Conca, Gum, Wagner, Fred e do próprio Sobis. Deixaram o estádio mais aliviados. 

- Chega uma hora que a gente tem que decidir. Sabemos que somos um time grande, jogadores grandes, campeões. Tínhamos que fazer algo a mais.
Mostramos nossa capacidade, isso foi importante - avaliou o volante Jean.
Na segunda fase, o Fluminense pega o Tupi-MG, que passou pelo Juazeiro. Ainda não há data definida. A preocupação passa a ser com o Campeonato Brasileiro. Estreia no dia 19 (sábado), contra o Figueirense, às 18h30m (horário de Brasília), no Maracanã. O Horizonte, eliminado também no Cearense, não tem mais compromissos antes da Copa do Mundo.

Fred e Conca Fluminense x Horizonte (Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.)
Fred e Conca comemoram gol do 
Fluminense (Foto: Nelson Perez 
/ Fluminense F.C.)

Pressão tricolor
Cristóvão Borges mudou a forma de jogar do Fluminense. Deu fim à formação com três volantes, escalou Wagner no time titular e aumentou o poder ofensivo. Ganhou mais velocidade e mobilidade no ataque com Rafael Sobis no lugar de Walter. Diguinho e Jean formaram a cabeça de área - Valencia, machucado, ficou fora.


Taticamente parecia funcionar bem. Mas o time contou com um Horizonte acuado, tentando ao máximo segurar o empate e até a derrota por 1 a 0 quando Conca abriu o placar antes dos 15 minutos. No ataque, nenhum susto cearense para a defesa do Flu. Os tricolores pressionaram. Poderiam ter ampliado por três vezes, mas dois erros de passe e um chute errado de Rafael Sobis concluíram mal o contra-ataque.

Sobis se redimiu. Bateu a falta na medida para Gum ampliar. Pouco depois, bem no fim do primeiro tempo, o próprio Sobis fez de cabeça o terceiro do Flu. Além do placar garantir a classificação, o Fluminense tinha vantagem numérica em campo: Rafael Thuca foi expulso aos 44 minutos.

Rafael Sóbis Fluminense x Horizonte (Foto: Ricardo Ayres/Photocamera)
Rafael Sobis marca e torcida pede para 
ele ficar no clube (Foto: Ricardo Ayres/
Photocamera)

Expulsão equilibra
Roberto Carlos tentou mudar a cara do Horizonte. Siloé, conhecido após marcar o gol do empate por 1 a 1 contra o Flamengo em 2011 pelo time cearense, entrou. Pouco mudou. Mais pressão. Até que Wagner acertou um bonito chute para ampliar a vantagem: 4 a 0. Cristóvão também mexeu. Walter entrou no lugar de Sobis.


Sem ser muito atacado, o Flu passou a segurar mais a bola. Até que uma expulsão mudou um pouco a cara do jogo. Elivelton fez falta dura e recebeu o vermelho. Diguinho recuou para a defesa. Equilibrou mais a partida, e Albano quase marcou. Siloé teve um contra-ataque para ficar cara a cara, mas o bandeirinha marcou um toque de mão inexistente.

Carlinhos saiu para Chiquinho entrar. A torcida não gostou e vaiou o meia, que fez a função de lateral-esquerdo. Fred também andou sendo irozinado, com um chinelo exibido em uma torcida organizada com o número 9. O Horizonte arriscou tudo que não tinha arriscado até então. Parou em Cavalieri e na falta de pontaria. Fred, por sua vez, respondeu aos tricolores. Com gol. Após confusão na área, pegou a sobra para fechar o placar.





FONTE:

Nenhum comentário: