quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cristóvão enaltece evolução após a terceira vitória: "Faz o time encorpar"

Apesar de boa atuação e vitória por 3 a 0 sobre o Tupi, treinador admite necessidade de melhorar para o andamento da Copa do Brasil e para a retomada do Brasileirão


Por Juiz de Fora, MG

 
Três jogos, 11 gols marcados e nenhum sofrido. Os números beiram à perfeição, embora Cristóvão Borges refute tal elogio. A cada atuação, individualidades, antes contestadas, começam a recuperar o futebol de outros tempos, mas o que importa, para o treinador, é o desempenho coletivo. Foi assim, mantendo a humildade e elogiando o todo, que o comandante avaliou a vitória do Fluminense sobre o Tupi por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, em Juiz de Fora (veja os lances no vídeo ao lado), que eliminou a necessidade do jogo de volta na segunda fase da Copa do Brasil.

A batida no interior mineiro, ao ritmo de Fred, autor de dois gols, com Jean, Wagner e Conca como destaques, deixa o Flu esperando o vencedor de América-RN e Náutico. Não precisará entrar em campo, dia 7 de maio, para a partida de volta no Maracanã. Tempo em que Cristóvão irá aperfeiçoar o que está bom.

- Claro que sempre falta algo. Foi um grande jogo, o time foi bem. Mas sempre há algo a ser corrigido. Ganhar deste jeito dá confiança e,com isto, o time ganha confiança. Uma vitória dessa faz o time encorpar. Estamos evoluindo bastante - afirmou.

Criztovão Borges Fluminense x Tupi (Foto: Nelson Perez / Flickr do Fluminense)
Cristovão Borges elogiou a atuação do 
Flu e a terceira vitória seguida (Foto: 
Nelson Perez / Flickr do Fluminense)

O Flu retorna ao Rio de Janeiro ainda na madrugada desta quinta-feira. À tarde, se reapresenta para treino e começo da preparação para enfrentar o Palmeiras, neste sábado, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Palmeiras no Pacaembu, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Partida em que Elivelton e Diguinho voltarão ao time. Na Copa do Brasil, o Tricolor aguarda a definição de seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil, que sai do confronto entre América-RN e Náutico.

Confira outros trechos da entrevista:

Wellington Carvalho e Valencia foram bem?
- A temporada é longa e desgastante. Temos que ter um tipo de trabalho ao longo deste período, que vamos precisar do elenco inteiro. Quando acontece isso, de o jogador responder bem, nós ficamos contentes e a equipe fica em alto nível.  
Vamos fazer avaliações, dia a dia, porque eles têm sido muito exigidos. Se todos estiverem bem, vamos manter a equipe, para ganhar entrosamento"
Cristóvão Borges, técnico do Fluminense

Elivélton volta após suspensão? Time será o mesmo contra Palmeiras?
- Principalmente essa semana, programamos sabendo que seria uma semana mais pesada. Vamos fazer avaliações, dia a dia, porque eles têm sido muito exigidos. Se todos estiverem bem, vamos manter a equipe, para ganhar entrosamento. 
  
É o terceiro jogo sem levar gol...
- Isso depende de interpretação. Se falava muito da defesa, mas ela faz parte de um sistema, estamos mais solidários. Todos participam. A divisão de esforços é grande, e a defesa é beneficiada. Se ela toma muitos gols, a culpa não é só dela. Todos têm que ajudar, recompor, marcar, nossa equipe está fazendo isso.  
  
Palmeiras será o adversário mais complicado?
- Essa avaliação vai acontecer o campeonato inteiro. Estamos num crescente e a cada jogo vai se avaliar o andamento da equipe. É um adversário do tamanho do Flu, com a mesma força. Vamos cuidar bastante da recuperação deles, para que todos estejam prontos para esse jogo. A maneira que o time está se encorpando, ao sistema de jogo, é um time com alma. Nos traz muita confiança.  

Fred gol Fluminense x Tupi (Foto: Matheus Andrade / Photocâmera)
Autor de dois gols na partida, Fred 
ganhou elogios de Cristóvão Borges 
(Foto: Matheus Andrade / 
Photocâmera)

Recuperou o ataque, especialmente o Fred?
- Falei desde o começo. Algumas pessoas falam. É só olhar os jogos, é igual a todos. A equipe está tendo uma atitude bastante solidária, e ele é um goleador. Por isso o treinador da Seleção confia nele. Algumas pessoas falavam que ele se poupava. Ele se entrega. Por isso faz gol. Ele é decisivo. 
Todo o time e a Seleção precisa disso. Ele melhora a cada jogo. 
  
A equipe está tendo uma atitude bastante solidária, e ele é um goleador. Por isso o treinador da Seleção confia nele. Algumas pessoas falavam que ele se poupava. Ele se entrega. Por isso faz gol. Ele é decisivo. Todo o time e a Seleção precisa disso. Ele melhora a cada jogo"
Cristóvão Borges, sobre Fred

Time está pronto para enfrentar o Palmeiras?  
- Vamos ter testes que não vão acabar mais até o final do ano. Eles estão entendendo, a entrega vem sendo grande e isso faz com que a gente acredite. Agora é o Palmeiras, depois o Flamengo...e assim vai. Eliminar o jogo de volta foi bom para nos trazer essa semana cheia.  

Por qual motivo substituiu o Fred?
- Tenho certeza que a torcida quer ver ele inteiro no próximo jogo. Quando eu chamei o Walter, senti que o jogo já estava controlado, por isso resolvi tirar o Fred, para contar com ele em forma no próximo jogo.  

Elivelton e Diguinho voltam?
- Elivelton volta. Diguinho foi poupado por dores musculares, mas volta para o próximo jogo também. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/04/cristovao-enaltece-evolucao-apos-terceira-vitoria-faz-o-time-encorpar.html

Nenhum comentário: