quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ecclestone nega suborno no primeiro dia de julgamento em tribunal alemão

Chefão da Fórmula 1 se diz inocente no primeiro dia do julgamento em Munique


Por Munique, Alemanha


No primeiro dia de seu julgamento em um tribunal de Munique, na Alemanha, Bernie Ecclestone negou que tenha subornado o ex-banqueiro alemão Gerhard Gribowsky. O chefão da Fórmula 1 é acusado de ter oferecido suborno para que Gribowsky, então diretor do banco BayernLB, convencesse a instituição financeira a vender suas ações da principal categoria do automobilismo.

Acompanhado do advogado, Bernie Ecclestone chega ao tribunal de Munique, na Alemanha (Foto: Getty Images)
Acompanhado do advogado, Bernie 
Ecclestone chega ao tribunal de 
Munique, na Alemanha 
(Foto: Getty Images)

Ecclestone compareceu pessoalmente ao tribunal de Munique, mas disse que as perguntas do juiz responsável pelo caso serão respondidas por meio de seus advogados. Por meio de um comunicado em alemão, lido por sua defesa durante a sessão, o britânico de 83 anos agradeceu pela oportunidade de contar sua versão da história.

- O suborno presumido nunca aconteceu. A acusação é feita com base em declarações do Dr. Gribkowsky que são falsas, confusas e pouco conclusivas - declarou um dos advogados de Ecclestone nesta quinta-feira.

O chefão da F-1 é acusado de ter feito pagamentos a Gribowsky durante a venda da participação do BayernLB na categoria ao grupo CVC, num total de 44 milhões de euros entre 2006 e 2007. Preso em janeiro de 2011, o ex-banqueiro foi condenado por corrupção, fraude e quebra de confiança com seus antigos empregadores, e cumpre uma pena de oito anos e meio.


Chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone alegou inocência nas acusações de suborno (Foto: Getty Images)
Chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone 
alegou inocência nas acusações de 
suborno (Foto: Getty Images)

O grupo CVC afastou o dirigente do conselho da F-1 até o término do julgamento. Entretanto, o dirigente continua gerindo os negócios da categoria, sob monitoramento da direção da empresa. No comunicado desta quinta-feira, Ecclestone admitiu ter feito pagamentos ao ex-banqueiro, mas voltou a alegar que só realizou a transação por ter sido ameaçado de chantagem pelo alemão. 

De acordo com a imprensa europeia, o julgamento de Bernie deverá se estender até o dia 16 de setembro, com uma pausa em agosto. Gribkowsky é esperado como a principal testemunha do processo. Bernie será julgado pelo mesmo juiz que o ouviu como testemunha de acusação na audiência do ex-banqueiro, em 2011.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/04/ecclestone-nega-suborno-no-primeiro-dia-de-julgamento-em-tribunal-alemao.html

Nenhum comentário: