sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Panorama: incêndio, manifestação e pregão suspenso na Arena Pantanal

Estádio de Cuiabá enfrenta problemas variados, e governo do Mato Grosso já admite atraso. Prazo da Fifa para conclusão das arenas em obras encerra em dezembro

Por Rio de Janeiro

Outubro não foi dos melhores para a Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso. Após um setembro conturbado por conta do alto custo dos assentos, no último mês, um incêndio atingiu o subsolo do estádio e diversas placas de isopor que seriam usadas na cobertura pegaram fogo. Apesar do susto e das imagens fortes, a estrutura, segundo a Secopa, não foi comprometida.
 
incêndio estádio Arena Pantanal obras (Foto: EFE) 
Incêndio nas obras da Arena Pantanal chamou 
atenção no mês de outubro (Foto: EFE)
 
Os problemas, no entanto, não param por aí. No início do mês, o estádio de Cuiabá recebeu a visita do secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke. Horas antes da vistoria do dirigente com comitivas da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, manifestantes invadiram o estádio. O protesto contou com funcionários dos Correios e professores estaduais em greve, além de alunos, que exigiam melhores salários do governo do Mato Grosso. Os gastos com a Copa do Mundo também foram contestados. Valcke, porém, minimizou o ocorrido.
 
Manifestantes na Arena Pantanal (Foto: Felippe Costa)Manifestantes invadem a Arena Pantanal durante visita de Jérôme Valcke (Foto: 
Felippe Costa)
 
- As pessoas têm liberdade e faz parte da democracia. Aconteceu na Copa das Confederações, mas não deve ser feito contra os trabalhadores que estão aqui para acabar com a obra. É um estádio de futebol e tivemos uma reunião para saber dos prazos. Não quero fazer comparações, mas Cuiabá é uma cidade que terá uma oportunidade de mudar muita coisa. Tenho certeza que Cuiabá será manchete de jornal. O caminho leva anos, mas o que vamos entregar um copo cheio para matar a sede de todos – disse o secretário-geral da Fifa.
 
Como se não sobrassem problemas, o pregão para compra das cadeiras da Arena Pantanal foi suspenso após a empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos Ltda, única concorrente, ser considerada inidônea, ou seja, desabilitada para participar de licitações públicas. Diante tantos problemas, o governador do Mato Grosso do Sul, Silval Barbosa, admitiu que alguns acabamentos só devem ficar prontos em janeiro, após o prazo estipulado pela Fifa. No momento, o estádio está 85% concluído.

Desde o dia 1º de outubro de 2011, o Globoesporte.com publica no início do mês um panorama com o andamento das obras das 12 arenas, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede. (confira no infográfico abaixo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/11/panorama-incendio-manifestacao-e-pregao-suspenso-na-arena-pantanal.html

Nenhum comentário: