sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Torneio regional adia título, mas Talita e Taiana já comemoram: 'Um belo ano'

Com título garantido, brasileiras ainda não podem ser oficializadas como campeãs por causa de torneio na França marcado para o fim deste mês

Por Phuket, Tailândia

Talita e Taiana ainda não são as novas campeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. O título por antecipação já estava praticamente confirmado, depois que as alemãs Semmler e Hotwick, únicas que poderiam passar a dupla no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), não confirmaram presença no Open de Phuket, na Tailândia. Mas ainda há uma “pedra” no caminho das brasileiras. Uma “pedrinha”, na verdade.

A última competição organizada pela FIVB nesta temporada é o Open de Durban, que vale 500 pontos para o ranking mundial. Talita e Taiana têm 736 pontos de vantagem para Holtwick e Semmler e, em tese, não poderiam mais ser ultrapassadas. Mas o título do Circuito Mundial 2013 ainda não pôde ser oficializado por causa de um Zonal Europeu, que será disputado em Montpellier, na França, de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Ainda não é oficial, mas Talita e Taiana são campeãs do Circuito Mundial de 2013 (Foto: Divulgação/FIVB) 
Ainda não é oficial, mas Talita e Taiana são campeãs 
do Circuito Mundial de 2013 (Foto: Divulgação/FIVB)
 
A competição regional, que terá a presença de apenas oito países, incluindo a Alemanha, conta 280 pontos para o ranking mundial. Se vencessem na França, Holtwick e Semmler ainda precisariam garantir o primeiro lugar no Open de Durban, que será disputado de 11 a 15 de dezembro, na África do Sul, para somar 780 pontos na reta final da temporada e conquistar o título por uma apertada vantagem de 44 pontos sobre as brasileiras.

No entanto, a dupla brasuca não têm motivos para se preocupar com o cenário um tanto confuso. Talita e Taiana só precisariam entrar em quadra na África do Sul para ficar com o caneco - a participação na chave principal do Open garante 150 pontos às brasileiras. Além disso, Holtwick e Semmler publicaram uma mensagem no site oficial da dupla alemã indicando que não pretendem mais disputar jogos este ano.

Formada no início do ano, a Talita e Taiana surpreenderam ao vencer cinco dos 10 Grand Slams disputados na temporada. Após 61 vitórias em 71 partidas, as brasileiras alcançaram 7.210 pontos no ranking mundial. À espera da oficialização do título por parte da FIVB, a cearense Taiana já comemora o triunfo internacional e garante que a dupla não pretende esmorecer nos últimos compromissos de 2013.

- Nosso foco não muda. Já jogaríamos em Durban para tentar confirmar o belo ano que fizemos. Vamos buscar o título dessa etapa, o que seria fechar com chave de ouro uma temporada maravilhosa. Acho que merecemos pelo trabalho que foi realizado. Fomos campeãs de cinco das dez etapas Grand Slam no primeiro ano da parceria. Estamos muito felizes - comemorou Taiana.

A dupla Talita e Taiana foi formada no início do ano, e venceu cinco de 10 Grand Slams em 2013 (Foto: Divulgação/FIVB) 
A dupla foi formada no início do ano, e venceu cinco 
de 10 Grand Slams em 2013 (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Talita e Taiana estrearam a parceria na etapa de Fortaleza (CE) da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro, em janeiro, e ficaram em quinto lugar. Na etapa seguinte, em João Pessoa (PB), subiram ao pódio pela primeira vez, na terceira posição. Mas o embalo só veio mesmo com a chegada do Circuito Mundial, que teve vitória da dupla brasileira já no primeiro Grand Slam, em maio, na China. De lá para cá, as duas subiram no lugar mais alto do pódio outras quatro vezes, nas etapas da Holanda, Itália, Estados Unidos e Alemanha.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/11/torneio-regional-adia-titulo-mas-talita-e-taiana-ja-comemoram-um-belo-ano.html

Nenhum comentário: