sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Onda surfada por Scooby em Nazaré pode ser maior que a de McNamara

Recorde do havaiano, homologado em 2011, é de uma onda de 24m. A de Scooby na Praia do Norte pode ter 25,6m. Já Carlos Burle pode ter surfado a maior da história

Por Rio de Janeiro

Pedro Scooby e Carlos Burle no desembarque no Rio de Janeiro (Foto: Thierry Gozzer/Globoesporte.com)Pedro Scooby e Carlos Burle no desembarque no Rio de Janeiro (Foto: Thierry Gozzer)
 
Há três anos, Pedro Scooby foi um dos escolhidos de Carlos Burle. De lá para cá, a lenda brasileira das ondas gigantes virou mentor e treinador do carioca. Na última segunda-feira, a relação de amizade e profissionalismo viveu o seu grande momento. Em Nazaré, Portugal, na Praia do Norte, Scooby surfou a maior onda de sua vida. Segundo algumas medições recebidas pelo "big rider" e feitas por profissionais especializados, a parede de água dropada por Scooby seria maior que a de Garrett McNamara em novembro de 2011, com 24 metros, e até hoje homologada no Guinness Book como a maior onda da história. A surfada em 28 de janeiro deste ano, que poderia ter até 30 metros, foi retirada por Garrett das medições oficiais. A de Scooby, segundo cálculos, teria 25,6m, mas para que seja oficial necessita de homologação das entidades que controlam o surfe em ondas gigantes.

Para chegar ao número, a altura de Scooby em ação - 1,60m, 20cm menor que sua altura original (1,80m) -  é estimada e depois calculada sobre a onda, do topo ao pé da parede de água, como mostra a foto abaixo.

- A mídia social corre muito rápido, as pessoas veem as fotos e começam a enviar medições, projeções. Um gringo, especializado, me mandou. Essa onda minha em Nazaré, na Praia do Norte, teria 25,6 metros, e a do Garrett teve 24 metros. O recorde dele, que está no Guinness Book, é de 2011, e a onda surfada esse ano por ele não foi homologada, é como se não existisse - explicou o brasileiro.

Medição feita por um especialista na onda de Pedro Scooby em Nazaré (Foto: Arquivo Pessoal) 
Medição feita por um especialista na onda de Pedro Scooby 
em Nazaré (Foto: Arquivo Pessoal)

Se não bastasse o feito, o marido de Luana Piovani ainda retribuiu o presente do mentor. Foi ele quem puxou Carlos Burle para a onda que é considerada por muitos a maior da história. Guiando o jet-ski, Scooby soltou o pernambucano de 46 anos numa onda que apesar de não ter cálculos oficiais, teria mais de 100 pés, ou seja, acima de 30 metros. Ciente de que pode fazer parte da história do esporte, ele citou em seu desembarque no Rio de Janeiro, ao lado de Burle e Maya - que chegou em uma cadeira de rodas -, que os dias em Nazaré serão lembrados pelo resto de sua vida.

- Foi um momento único na minha vida. O Carlos Burle me treina há três anos, sou pupilo dele. Então, é o que pude dar de presente para ele de volta. Eu me dediquei para isso e na hora, graças a Deus, não decepcionei. Ele tinha acabado de me puxar para a onda da minha vida, e pude retribuir, puxando-o para a onda da vida dele - disse Scooby.

Pedro Scooby abraça Maya Gabeira após o desembarque no Rio  (Foto: Thierry Gozzer)Pedro Scooby abraça Maya Gabeira após o desembarque no Rio (Foto: Thierry Gozzer)
 
Na segunda-feira, dia em que os brasileiros presenciaram a maior ondulação que atingiu a Europa nos últimos dez anos, Scooby lembra que o clima era tenso. Chovendo e com o mar agitado, os surfistas procuravam se distrair para que a tensão não atingisse níveis impossíveis de se controlar.

- O clima era de tensão. Eu tentei brincar, fiquei sambando antes de entrar na água, cantando. É tanta tensão, que se você ficar tenso, isso vai acumular. Eu fiquei brincando, tentando aliviar. Era um dia cinza, nervoso, chuvoso, frio. Era um dia escuro. Um mar de 80 pés, o maior mar da história. Poucas pessoas na água. Poucos jet-skis - recorda o carioca.

No momento do acidente com a amiga Maya Gabeira, que caiu de uma onda gigante, fraturou o tornozelo e ainda levou várias ondas na cabeça, saindo desacordada do mar, Scooby não foi avisado. De longe, só soube o que foi acontecer quando estava na marina, após o dia de surfe.

-  Não me passaram direito no rádio o que estava acontecendo. Se tivessem me avisado, teria encontrado o jet para ir atrás, para tentar ajudar. No meio do oceano, você não sabe direito o que está acontecendo. Não me passaram direito, e só fui saber na marina, quando acabou o surfe. Isso me ajudou a ficar tranquilo lá fora e pegar minhas ondas. Se eu soubesse, ficaria muito tenso. Não sei se eu abortaria a missão de continuar pegando onda.
 
Onda gigante surfada por Pedro Scooby em Nazaré, Portugal (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Scooby) 
Onda gigante surfada por Pedro Scooby em Nazaré, 
Portugal (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Scooby)

Mesmo com o acidente de Maya, Scooby prefere ver o que aconteceu de outra forma. Para ele, a amiga pegou a maior onda já encarada por uma mulher, e dificilmente alguma menina conseguirá bater esse feito.

- A Maya, mesmo com o acidente, pegou a maior onda da vida dela. Ela fez a onda em uma parte. Claro, teve o acidente. Mas, para mim, o que vejo no geral não é o acidente, e sim a onda que ela pegou, que foi incrível. Provavelmente nunca uma outra mulher vai bater isso que ela fez na história - finalizou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2013/11/onda-surfada-por-scooby-em-nazare-pode-ser-maior-que-de-mcnamara.html

Nenhum comentário: