quinta-feira, 25 de julho de 2013

Em 302 jogos, Jefferson chega a 17 pênaltis defendidos pelo Botafogo

Goleiro brilha mais uma vez em uma disputa na Copa do Brasil com duas defesas no confronto com o Figueirense classificando o time para as oitavas

Por Thales Soares Florianópolis

A torcida do Botafogo confia de olhos vendados no goleiro Jefferson e motivos ela tem de sobra para isso. Contra o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis, ele mais uma vez foi decisivo, defendendo duas cobranças na disputa de pênaltis, ajudando a classificar o time para as oitavas de final da Copa do Brasil (veja os gols acima).

Incluindo lances no tempo normal e em disputas de pênaltis, Jefferson chegou a 17 defesas pelo Botafogo em 302 jogos. Este ano, ele havia feito apenas uma, na goleada por 5 a 0 sobre o Resende, pela semifinal da Taça Rio, em Volta Redonda.

- Sabíamos que Jefferson pegaria dois ou três, e com a disputa se alongando, essa probabilidade foi aumentando. A gente vê o Jefferson treinando e é muito difícil fazer gol nesse cara - afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

No tempo normal, Jefferson tem 13 defesas, contabilizando suas duas passagens pelo clube. Em disputas de pênaltis, ele tem três vitórias, todas pela Copa do Brasil, e duas derrotas, ambas em semifinais de turno do Campeonato Carioca.

Jefferson comemoração Botafogo (Foto: Eduardo Valente / Ag. Estado) 
Jefferson foi o herói da classificação do Botafogo na noite dessa quarta-feira (Foto: Eduardo Valente / Ag. Estado)
 
A Copa do Brasil é uma competição que dá ao goleiro a chance de se transformar em herói nesse disputa. No Campeonato Brasileiro não há mais essa possibilidade e o Carioca diminuiu a chance de acontecer, deixando apenas para uma a decisão entre os vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio, que este ano não aconteceu, já que o Botafogo conquistou os dois turnos.

Com o bom momento de Jefferson, o Botafogo se permite sonhar com a conquista de títulos nacionais, o que não acontece desde 1995. A Copa do Brasil ainda é um título inédito na história do clube, que chegou a perder a chance de conquistar a competição em 1999, quando foi derrotado pelo Juventude.

- Alguns clubes ganharam e muitos não. É uma competição até certo ponto recente e vamos continuar lutando. Ela tem características diferentes das outras, com mata-mata, que dá a condição dos pênaltis. Conseguimos avançar e vamos ter equipes muito qualificadas pela frente.
O Botafogo ainda não tem adversário definido na próxima fase da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará um sorteio para anunciar os confrontos das oitavas de final, que contará com a presença dos clubes que disputaram a Taça Libertadores, com exceção do São Paulo, substituído pelo Vasco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/em-302-jogos-jefferson-chega-17-penaltis-defendidos-pelo-botafogo.html

Nenhum comentário: