segunda-feira, 6 de maio de 2013

Goleadas e supremacia em Gre-Nais marcam o tricampeonato do Inter


Colorado conquista Taça Farroupilha e, consequentemente, o Gauchão 2013, neste domingo após vencer o Juventude

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Internacional taça campeão gaucho (Foto: Wesley Santos / PressDigital)Jogadores do Inter comemoram o tricampeonato do Gauchão (Foto: Wesley Santos / PressDigital)

A hegemonia se mantém intacta. Pelo terceiro ano seguido, o Internacional levanta a taça de campeão gaúcho. Desta vez, a vítima foi o Juventude, batido neste domingo, na final da Taça Farroupilha. Como já havia conquistado o primeiro turno do Gauchão, a Taça Piratini, não foi necessária uma nova final, o que não acontecia desde 2009, primeiro ano da atual fórmula da competição.

A campanha de 2013 foi quase impecável, não fossem duas derrotas, para Lajeadense (com reservas), no primeiro turno, e Veranópolis, no returno. Foi a melhor pontuação na classificação geral, com 31 pontos, três a frente do segundo, justamente a equipe de Lajeado. Somam-se a isso ainda goleadas e duas vitórias nos dois confrontos contra o maior rival, o Grêmio. Leandro Damião e Forlán dominaram a tabela de artilheiros da competição com 8 e 9 gols, respectivamente.
Relembre abaixo todos os jogos do tricampeão gaúcho. Da estreia contra o Passo Fundo ao primeiro confronto chefiado por Dunga, das finais de turno às disputas em Gre-Nais, a campanha colorada completa no Gauchão 2013.

Inter 1x1 Passo Fundo (1ª rodada - Taça Piratini)

Na estreia do Gauchão, jogando como mandante na cidade de Canoas, o Inter apenas empatou em 1 a 1 com o Passo Fundo. Foi com a equipe sub-23, é verdade, treinada por Osmar Loss. Cassiano colocou o time à frente no placar, aos 41 minutos do primeiro tempo. Porém, após uma apresentação muito ruim na etapa final, o time cedeu o empate, aos 10 minutos, com o gol de João Paulo.

Inter 0x0 Novo Hamburgo (4ª rodada - Taça Piratini)

Na estreia de Dunga no comando do Inter, sobraram disposição e movimentação intensa, mas o mais importante no futebol não aconteceu: a bola na rede. Assim, o Colorado empatou em 0 a 0 com o Novo Hamburgo, em uma tarde quente de quarta-feira, no Estádio Vieirão, em Gravataí. Antes do começo da partida, houve homenagens às vítimas da boate Kiss, em Santa Maria. A tragédia havia acontecido três dias antes.

Inter 2x1 Grêmio (5ª rodada - Taça Piratini)

No primeiro Gre-Nal da temporada, ganhou quem mais quis. Enquanto o Grêmio entrava em campo com uma equipe de reservas, comandada pelo auxiliar Roger Machado, priorizando a disputa da Libertadores, o Inter levava força máxima a Erechim. Inclusive, conseguiu adiar em um dia a apresentação de Diego Forlán à seleção uruguaia, que disputaria amistoso contra a Espanha três dias depois. Funcionou. Foi dos pés do atacante que saiu o primeiro gol colorado no confronto. Leandro Damião ampliou no segundo tempo. Fernando descontou.

Inter 2x1 Grêmio (quartas de final - Taça Piratini)

O cenário da 5ª rodada voltou a se repetir nas quartas de final do primeiro turno. Novamente, o Grêmio entrou em campo com um time reserva, visando a disputa da Libertadores. O Inter, focado no Gauchão, repetiu o placar das rodadas anteriores. Até a ordem dos gols foi a mesma.  Diego Forlán e Rodrigo Moledo deixaram o Inter na vantagem, enquanto a Willian José restou apenas garantir o gol de honra do Grêmio. Foi ainda a estreia do Inter na 'nova' casa, o Centenário, em Caxias do Sul.

São Luiz 0x5 Inter (final - Taça Piratini)

Na decisão do primeiro turno do Gauchão, quem brilhou foi Leandro Damião. O atacante protagonizou uma atuação de gala no estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Sem marcar havia duas partidas, anotou o primeiro, deu os passes para Gabriel e D'Alessandro e ainda fez um golaço no final - Rafael Moura foi quem fechou o placar. A goleada por 5 a 0 deu a Taça Piratini ao time de Dunga e deixou o Colorado a meio passo de levar também o Gauchão - feito conquistado neste domingo.

Canoas 1x3 Inter (1ª rodada - Taça Farroupilha)

O jogo foi o de número 200 de D’Alessandro. E ele foi bem. Tentou o gol, armou, conduziu o time. Mas como tem sido o costume em 2013, quem brilhou foi Diego Forlán. O uruguaio marcou o gol de falta que abriu definitivamente o caminho para a vitória do Inter sobre o Canoas, por 3 a 1, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, pela abertura do returno do Gauchão. Josimar e Damião ainda marcaram. Fábio Santos fez o único da equipe da casa.

Inter 4x1 Juventude (7ª rodada - Taça Farroupilha)

Era o duelo para definir quem teria a melhor campanha do Gauchão. As duas equipes já estavam classificadas para a próxima fase. Os finalistas da Taça Farroupilha se enfrentaram na Arena Alviazul, em Lajeado, e o Inter, novamente, saiu vitorioso. Forlán foi o destaque absoluto. Além de dois gols, deu assistência para Damião marcar. Airton, após cobrança de escanteio do uruguaio, completou o placar. Alan, de pênalti, fez o único gol pelo time da Serra.

Inter 2x1 Lajeadense (quartas de final - Taça Farroupilha)

A classificação colorada à semifinal da Taça Farroupilha saiu de Juan. Mais especificamente, da sua cabeça e do seu pé direito. O experiente zagueiro de 34 anos marcou os dois gols da virada sobre o perigoso e qualificado Lajeadense, dono do título de Campeão do Interior. O confronto ocorreu no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O também zagueiro Gabriel havia aberto o placar para a equipe de Lajeado nos primeiros minutos do primeiro tempo.

Inter 1x0 Veranópolis (semifinal - Taça Farroupilha)

O Inter garantiu a vaga à final da Taça Farroupilha em um jogo em que prevaleceu o coletivo. O resultado não foi elástico, muito pelo contrário, mas foi o suficiente para dar a classificação ao clube de melhor campanha. Willians, responsável por tirar o zero do placar, aliás, marcou um golaço. D'Alessandro cobrou falta rápida na entrada da área, pelo lado direito. Encontrou o volante, que dominou, pedalou, tirou a marcação e chutou no ângulo direito de João Ricardo.

Inter x Juventude (final - Taça Farroupilha)

Não foi fácil. Muito pelo contrário. O Inter teve de suar muito para conquistar a Taça Farroupilha e, por consequência, levantar a taça do Gauchão. Depois de um 0 a 0 encardido no tempo nornal, a decisão ficou para os pênaltis. E o duelo começou mal para o Inter. O principal jogador do time, D'Alessandro, errou a primeira cobrança. Mas Rogerinho mandou a bola no travessão e igualou a disputa. Juan, Fabrício Forlán e Caio marcaram. Pelo Ju, Moisés foi para a cobrança. Muriel defendeu. Acabou o drama e o Inter, enfim, soltou o grito de campeão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/05/goleadas-e-supremacia-em-gre-nais-marcam-o-tricampeonato-do-inter.html

Nenhum comentário: