segunda-feira, 6 de maio de 2013

futebol espanhol - Messi sai do banco, faz dois e deixa o Barça a uma vitória do título espanhol


Barcelona sofre, mas vence o Bétis de virada por 4 a 2 no Camp Nou. Triunfo no próximo domingo diante do Atlético de Madri garante o caneco

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

Na última quarta-feira o Barcelona viu a chance de chegar à decisão da Liga dos Campeões escorrer pelo ralo. No entanto, se um sonho acabou, o outro está muito próximo de se tornar realidade. Neste domingo, em um jogo complicado, o clube catalão derrotou o Bétis por 4 a 2 e está a uma vitória de conquistar o Campeonato Espanhol.

O jogo foi difícil, e o Barcelona, por duas oportunidades, esteve atrás no placar. Coube ao técnico Tito Vilanova usar a solução que não teve diante do Bayern de Munique, na última quarta: Lionel Messi. O argentino, que começou no banco de reservas, precisou de apenas três minutos em campo para virar o jogo. Em pouco mais de 30 minutos, ainda marcou o segundo e carimbou o travessão. Sanchéz e Villa também marcaram para o Barça, enquanto Pabón e Rubén Perez descontaram para o Bétis.

A vitória deixa o Barcelona na boa. A quatro rodadas do fim do Campeonato Espanhol, a vantagem para o segundo colocado Real Madrid é de 11 pontos (88 a 77). Um resultado positivo diante do Atlético de Madri, no próximo domingo, no Vicente Calderón, assegura a conquista para os catalães. O título também pode sair se o rival tropeçar em qualquer um dos jogos restantes.

Messi gol Barcelona Betis (Foto: AP)Messi feliz de novo: em pouco mais de 30 minutos, faz dois gols e acerta uma na trave (Foto: AP)

Apesar da derrota, o Bétis segue vivo na briga por uma vaga na Liga Europa. Na sétima colocação, com 49 pontos, está a três do Málaga (6º). No próximo domingo, o time recebe o penúltimo lugar Celta de Vigo, no Benito Villamarim.

Barça sofre sem Messi

Ainda em recuperação de uma lesão na coxa direita, Lionel Messi, mais uma vez, começou no banco de reservas. A cena vem se tornando uma constante, uma vez que, desde 2 de abril, quando sentiu o problema pela primeira vez no jogo de ida pelas quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Paris Saint-Germain, o argentino seguidamente tem iniciado entre os reservas.

Messi banco de reservas Barcelona (Foto: AFP)Messi no banco de reservas (Foto: AFP)

Sem seu principal jogador desde o início, o Barcelona entrou em campo com a missão de vencer para esquecer a vergonhosa eliminação para o Bayern de Munique na Champions - quando sofreu sete gols e não marcou um nos dois jogos das semifinais - e se aproximar mais do iminente título espanhol.

A diferença de 36 pontos na classificação e um Camp Nou lotado davam a entender que que a meta seria atingida com facilidade, mas não foi bem assim que o jogo se desenrolou. Logo no primeiro minuto, uma bobeira do goleiro José Pinto colocou os visitantes na frente. O arqueiro do time catalão saiu jogando errado, Pabón foi lançado na esquerda e chutou cruzado para fazer 1 a 0.

Apesar do susto, o gol não intimidou o Barcelona, que chegou ao empate sete minutos depois. Melhor do time catalão no primeiro tempo, Tello levou ao fundo e cruzou na medida para Alexis Sánchez empatar de cabeça.

Villa: show de gols... perdidos

O rápido empate colocou o Barcelona novamente no jogo, e a virada parecia questão de tempo. Oportunidades para isso não faltaram. Azar que a maioria delas caiu nos pés de David Villa, em uma noite pouco inspirada. As chances foram aparecendo, mas o camisa 7 foi desperdiçando em sequência. Somente na primeira etapa, o espanhol teve pelo menos cinco lances sozinho com o goleiro, mas, com a pontaria ruim, não conseguiu marcar. Mérito também para Adrían, que salvou algumas vezes.

 Dorlan Pabon gol Betis jogo Barcelona (Foto: AFP) Dorlan Pabon comemora no primeiro minuto de jogo (Foto: AFP)

Já no fim do primeiro tempo, as chances desperdiçadas por Villa custaram caro. Em um lance a princípio despretensioso, Rubén Perez recebeu na intermediário e soltou o pé. A bola foi no ângulo: 2 a 1.

Messi entra e decide

Na volta do intervalo, David Villa teve a oportunidade de se redimir. Justamente quando a torcida ensaiava as primeiras vaiais, e o camisa 7 era o principal alvo, o atacante aproveitou cruzamento na medida de Daniel Alves e, de cabeça, empatou a partida.

Ao deixar o campo no minuto seguinte, Villa ouviu aplausos. Apesar da saudação para o espanhol, a torcida vibrou mesmo foi com seu substituto: Lionel Messi entrou em campo aos 11 do segundo tempo e precisou de apenas três minutos para mudar a história da partida. Aos 14, em seu primeiro toque na bola, acertou uma  cobrança de falta primorosa no ângulo e virou a partida: 3 a 2.

Os momentos seguintes de perigo foram todos protagonizados pelo camisa 10. Aos 23, em nova cobrança de falta, Messi carimbou o travessão. Dois minutos depois, mais um golaço, em bonita jogada coletiva do Barcelona. O próprio argentino tocou para Iniesta, que, de letra, achou Sanchéz livre na área. O chileno devolveu na medida para o melhor do mundo, que marcou seu 46º gol no campeonato. Ele agora tem três jogos para superar o seu próprio recorde, estabelecido na temproada passada, de 50 bolas na rede em uma única edição no Espanhol. Alguém duvida?

Messi gol Barcelona Betis (Foto: AP)Messi comemora com Xavi e Iniesta o seu segundo gol no jogo (Foto: AP)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/05/messi-sai-do-banco-faz-dois-e-deixa-o-barca-uma-vitoria-do-titulo-espanhol.html

Nenhum comentário: