segunda-feira, 6 de maio de 2013

Atlético-PR e Coritiba ficam no 2 a 2 no primeiro jogo da final paranaense

Patric, contra, e Hernani marcam para o Furacão. Deivid e Geraldo, para o Coxa - que leva vantagem do empate no jogo de volta, no próximo domingo


 A CRÔNICA

por Fernando Freire

Em um Atletiba com todos os ingredientes de uma clássico decisivo, com lances de perigo, quatro gols, virada, emoção e muita provocação, Atlético-PR e Coritiba empataram por 2 a 2 na tarde deste domingo, na Vila Olímpica do Boqueirão, pela primeira partida da final do Campeonato Paranaense. O atacante Deivid, em assistência precisa de Robinho, anotou o primeiro gol alviverde. O lateral-direito Patric, após cruzamento de Crislan, desviou contra e empatou no primeiro tempo. Hernani virou depois de escanteio cobrado por Zezinho, Geraldo, em chute no canto, fechou o placar na etapa final.

O segundo e decisivo jogo está marcado para o próximo domingo, às 15h50m (de Brasília), no Estádio Couto Pereira. Quem vencer leva a taça. O Coxa tem vantagem do empate por ter feito mais pontos na classificação geral: 48 a 40.

Os 6.162 pagantes - 7.131 pessoas ao todo, para renda de R$ 123.190,00 - assistiram a um jogo com muitas provocações de ambos os lados. Os torcedores do Atlético-PR, por exemplo, xingaram o coxa-branca Rafinha, que falou que gostaria de enfrentar o Rubro-Negro na final. A torcida do Coxa, por outro lado, gritou "vice outra vez" em relação aos títulos de 2010, 2011 e 2012 sobre o maior rival. Com a bola rolando, os times protagonizaram duelo equlibrado. Mas o placar poderia ter sido ainda mais cheio. Isso se Crislan, Renato, Alex e Deivid tivessem aproveitado chances claras.

jogo Coritiba Atlético-PR empate (Foto: Albari Rosa / Agência Estado)Empate no primeiro Atletiba da decisão de 2013 (Foto: Albari Rosa / Agência Estado)

Antes da final, o Furacão entra em campo com os titulares para enfrentar o América-RN, pela segunda fase da Copa do Brasil. O duelo está marcado para 19h30m de quinta-feira, no Rio Grande do Norte. Já o Coxa, que volta a jogar pelo torneio nacional apenas no dia 15 de maio, contra o Nacional-AM, tem a semana cheia para trabalhar para o clássico.

Um gol para cada lado

Os primeiros minutos já mostraram que o Atletiba seria emocionante. O jogo era aberto, com oportunidades claras para os dois times e com muitas divididas (a maioria delas duras, mas leais). Os mandantes assustaram primeiro. Edigar Junio chutou no canto, mas parou em Vanderlei. Os coxas-brancas responderam com gol. Robinho aproveitou espaço deixado pelo volante Renato, improvisado na lateral esquerda, e cruzou. Deivid cabeceou no canto e abriu o placar aos quatro minutos.

Apesar da idade, os garotos do sub-23 atleticano não sentiram o gol. Eles apostavam na velocidade de jogadores como Hernani, Edigar Junio, Douglas Coutinho e Crislan. E, em um lance de velocidade, o último cruzou. Patric tentou tirar, mas mandou para o próprio gol. O Furacão teve chance de virar com Crislan e Renato, mas ambos erraram o alvo. O Coxa também quase balançou as redes. Alex saiu cara a cara com Santos, mas o goleiro rubro-negro salvou. Depois Deivid tentou por cobertura e também parou no camisa 1 adversário.

Furacão vira; Coxa empata

Os 45 minutos finais seguiram equilibrados, mas com menos lances de gol. O Furacão, com Elivélton no lugar de Renato, tentava surpreender em contra-ataques, jogadas individuais e chutes de longa distância, como nas batidas de Elivélton, Hernani e Douglas Coutinho - diretas para fora. O Coxa conseguiu encaixar a marcação e frear a empolgação rubro-negra. Mas, na frente, o time visitante não tinha criatividade nem velocidade para chegar ao gol de Santos. Como o Atlético-PR rondava a área alviverde e era mais perigoso, Marquinhos Santos mexeu no time: Patric saiu; Escudero entrou - substituição comemorada pela torcida da casa.

O jogo, porém, não mudou. O Furacão seguiu pressionando, em busca do gol da virada. De tanto tentar, o Rubro-Negro conseguiu. Aos 34, Zezinho cobrou escanteio, e Hernani subiu mais alto que todo mundo para desviar no ângulo. Antes do fim, porém, o Coxa conseguiu o empate. Geraldo, que tinha acabado de entrar, avançou pela esquerda e soltou a bomba. Tudo igual no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense. A decisão fica para o próximo domingo, na casa alviverde.


FONTE:

Nenhum comentário: