sábado, 4 de maio de 2013

'Em casa', Ronny Markes intensifica treinos com parceiros de equipe


Pedro Paulo 'Peu' e Eduardo 'Cachorrão' ficarão um mês em Natal para preparar lutador potiguar. Mestre Dedé Pederneiras também é aguardado

Por Jocaff Souza Natal

Confirmado no card do TUF Brasil 2 Finale, marcado para o dia 8 de junho, em Fortaleza, o potiguar Ronny Markes entra na fase final de preparação para a sua luta contra o norte-americano Derek Brunson. Atleta da Kimura Nova União, de Natal, o peso médio seguia um ritual dos atletas da academia, que iniciava a preparação para os combates na sua cidade natal para depois finalizar os trabalhos no Rio de Janeiro. Desta vez, porém, será diferente.

Ronny Makes, atleta da MMA (Foto: Jocaff Souza)Ronny Makes reforça preparação para luta do dia 8 de junho (Foto: Jocaff Souza)

Por se tratar de uma disputa na região Nordeste e ter fechado parceria com o Alecrim Futebol Clube, Ronny fará todo o treinamento em Natal, com o auxílio de todos os professores da Nova União, incluindo os mestres Dedé Pederneiras e Jair Lourenço. Além deles, outros dois atletas de MMA, Pedro Paulo "Peu", especialista em muay thai, e Eduardo "Cachorrão", que é companheiro de treino e sparring de Ronny, ficarão confinados com o atleta num apartamento em Natal, para se dedicar exclusivamente para o combate.

Em um dos seus treinos, Ronny Markes conversou com o GLOBOESPORTE.COM e falou sobre o adversário, que contrário ao seu estilo de luta, o jiu-jitsu, utiliza o wrestling como ponto principal para finalizar os seus confrontos. O potiguar também falou como está sendo feita a preparação física, mas escondeu o plano para a luta e prometeu uma surpresa para os torcedores potiguares.

- Eu vou fazer toda a preparação para essa luta em Natal. Nas outras oportunidades, eu sempre dava o pontapé inicial no Rio Grande do Norte e finalizava no Rio de Janeiro. Agora vai ser diferente, vai ser muito mais proveitoso, por estar ao lado da minha família e dos meus amigos. Outro ponto positivo será a presença dos meus professores para Natal, como Dedé Pederneiras, grande mestre do jiu-jitsu, e Peu, especialista em muay thai, que darão todo o suporte para essa luta - conta Ronny Markes.

Ronny tem que perder 25 quilos

Outro companheiro na preparação do potiguar ao UFC é o professor de muay thai Chicão Freitas. Formado em Educação Física com especialização em nutrição esportiva, Chicão, que também é atleta da Nova União, fará todo o acompanhamento da alimentação do atleta e conta como será feita a perda de peso, já que Ronny está 25 quilos acima da categoria a qual disputa, o peso médio.

Ronny Markes faz sua preparação para o UFC em Natal (Foto: Jocaff Souza)Chicão Freitas participa do treinamento de Ronny Markes em Natal (Foto: Jocaff Souza)

- Ronny precisa perder 25 quilos, mas de forma que não caia o rendimento nos treinos e de uma forma que ele consiga se recuperar muito rápido, para estar em boa forma para fazer uma grande luta. A ideia é de que Ronny perca os últimos 15 quilos faltando mais ou menos 15 dias para luta, onde vai ser feito uma restrição de calorias, uma redução no consumo de carboidratos e o início do processo de desidratação controlada. O planejamento é de que ele chegue no dia da pesagem sem nenhum tipo de esforço extra para perder peso. Logo em seguida, começa o trabalho de reidratação, trazendo ele para a condição ideal de luta - explica Chicão.
Adversário perigoso

Chris Leben e Derek Brunson, UFC 155 (Foto: Getty Images) Derek Brunson venceu Chris Leben no UFC 155 (Foto: Getty Images)

O oponente de Ronny Markes em Fortaleza será Derek Brunson, que possui um cartel de 12 lutas, sendo dez vitórias e duas derrotas. A última luta do norte-americano foi contra Chris Leben, no UFC 155, na qual conseguiu a vitória por decisão unânime. Mesmo sabendo das dificuldades, Ronny acredita que sairá vitorioso do octógono.

- O Derek é um cara duro, que tem a formação no wrestling. Eu já lutei com dois especialistas de wrestling no UFC e isso não me assusta. Estou treinando forte para segurar as quedas que ele tentar aplicar em mim. Nossa preparação é para que eu possa defender as todas as quedas e impor meu ritmo na luta - explica o potiguar.

Pupilo de um dos mais renomados mestres em jiu-jitsu no país, Jair Lourenço, o lutador potiguar não esconde de ninguém que sua arma letal é a luta no chão. Contudo, Markes conta que está "afinando" sua luta em pé e usará os golpes do muay thai e do boxe para vencer a luta.

- Eu nunca escondi de ninguém que meu carro-chefe é o jiu-jitsu. Meu histórico de confrontos no MMA mostra isso. Mas todos os lutadores precisam estar em contato com as diversas artes marciais. Não é à toa que vamos contar com Peu (Pedro Paulo), que é um cara do muay thai, para aprimorar na parte da luta em pé. No entanto, na preparação passada do (Júnior) Cigano, contra Cain Velasquez, eu tive a oportunidade de participar do treinamento dele e fiquei 45 dias em atividade com o professor Luiz Dórea, que, para mim, é o melhor professor de boxe voltado para MMA do mundo. Por isso, esperem algumas surpresas para o dia da luta - concluiu Ronny Markes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rn/noticia/2013/05/em-casa-ronny-markes-intensifica-treinos-com-parceiros-de-equipe.html

Nenhum comentário: