sexta-feira, 1 de março de 2013

Venus cai diante de 109ª do mundo e é eliminada na semifinal do WTA Brasil


Ex-número 1 sofre com cansaço no final e perde duelo de 2h31m para a russa Olga Puchkova. Guga comparece atrasado à partida

Por Matheus Tibúrcio Direto de Florianópolis

Em um jogo muito disputado, Olga Puchkova, apenas a 109ª colocada do mundo, conseguiu a proeza de vencer a estrela do WTA Brasil antes da decisão. Em duas horas e 31 minutos de partida, a russa suou para superar Venus Williams (20ª do raning), nesta sexta-feira, e garantiu a vaga na decisão do torneio com uma vitória apertada em 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/5. Apesar da derrota, Venus deixou a quadra aplaudida pelos torcedores.

Puchkova vai buscar o título do WTA Brasil contra a romena Monica Niculescu, que atropelou a francesa Kristina Mladenovic mais cedo com as parciais de 6/0 e 6/2. A decisão será realizada neste sábado, às 20h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo do SporTV3.

Equilíbrio e paciência
Venus enfrentou na semifinal a adversária pior ranqueada até então. Até mesmo a croata Mirjana Lucic-Baroni (107ª), oponente na primeira rodada, estava acima de Puchkova no ranking da WTA. Apesar da diferença de 89 posições para a russa, ela não teve vida fácil no primeiro set. Uma quebra de cada lado e uma ajudinha da rede para o lado da tenista europeia deixavam o placar empatado em 3/3. As duas foram confirmando seus serviços até Venus chegar ao 5/4. Com uma dupla falta, Puchkova deu o duplo break point para a americana. Pressionada, a russa mandou a bola para fora, e a ex-número 1 do mundo levou a primeira parcial por 6/4, em 46 minutos.

Venus Williams derrota no WTA Brasil tênis (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)Venus é eliminada nas semifinais do WTA Brasil em SC (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)

O equilíbrio entre as tenistas continuou no segundo set. Ambas encantavam a arquibancada com os poderosos winners, mas também faziam um duelo bastante tático e estudado. Quando viam que a oponente dava uma brecha em quadra, tanto Venus quanto Puchkova arriscavam o ataque para definir os pontos. Algumas vezes dava certo, em outras elas paravam na rede ou colocavam muita força na bola.

O quinto game foi um sinal disso. Com o placar em 2/2 e Venus no serviço, as duas trocavam erros e acertos. Foram aproximadamente cinco minutos no 40-40 para que a russa mandasse o winner na paralela e tomasse a dianteira de um set pela primeira vez no jogo. Sem se abalar, Venus tratou de devolver a quebra rapidamente no game seguinte.

Atrasado, Guga vê empate de Puchkova
Logo quando a ex-número 1 do mundo confirmou seu serviço e aplicou a virada para 4/3, Gustavo Kuerten entrou na quadra principal e, assim como na segunda-feira, quando foi acompanhar a estreia da brasileira Bia Maia, ele foi aplaudido de pé pelos torcedores. Dentro de quadra, Venus e Puchkova nem notaram a chega do ídolo do tênis nacional, que se posicionou embaixo do camarote, perto da área dos fotógrafos. Guga logo viu a americana tomar uma nova virada. Sacando para o game, Puchkova confirmou o serviço e, com 6/4 em 52 minutos, levou o duelo para o set decisivo.

Guga com a filha no jogo de tênis da Venus Williams no WTA Brasil (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)Com a filha no colo e ao lado da mãe, Guga vê empate da russa (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)

No retorno à quadra para o terceiro set, mais uma vez as duas trocaram vantagens durante cerca de cinco minutos no segundo game, após a americana vencer o primeiro no próprio serviço. Com uma paralela matadora, Venus conquistou a quebra e abriu 2/0. Puchkova não se deu por vencida. Ela deu o troco na mesma moeda e empatou em 2/2.

Saque fraco, cansaço e eliminação de Venus
Venus surpreendentemente mudou o jeito de sacar. Ao invés de continuar usando a força, ela optou por um primeiro serviço leve. Pode ter sido uma estratégia, mas ela também aparentava um pouco de cansaço. Mais impressionante ainda foi que Puchkova não conseguiu pontuar com a bola vindo sem muita velocidade. Assim o confronto foi parar em 4/3, com a americana salvando um break point no percurso. Puchkova pareceu ter calibrado o braço para devolver o saque fraco da adversária. Depois de confirmar seu serviço, ela alcançou um triplo break point em um momento decisivo do jogo. Ela desperdiçou dois, mas com uma bola da americana para fora, conquistou o 5/4.

Vendo que a ex-número 1 estava em maus lençóis, os torcedores brasileiros começaram a apoiar mais a tenista. Dessa vez foi ela quem chegou às três chances de quebra e a história "se repetiu ao inverso". Venus saiu da pressão e conseguiu o 5/5. Ela estava realmente cansada. A fisioterapeuta Esther Lee a mandava parar um pouco e respirar o máximo possível antes de efetuar o saque. Mas todo o tempo tomado pela americana não foi o suficiente para evitar uma nova quebra. Dessa vez Puchkova não perdoou, fechou o duelo em 7/5 e garantiu a incrível classificação para a final em Florianópolis.

Puchkova vence Venus no WTA Brasil (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)Puchkova derrota a favorita Venus e faz a final do WTA Brasil (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)


FONTE:

Nenhum comentário: