sexta-feira, 1 de março de 2013

Juve segura empate com o Napoli e mantém boa vantagem no Italiano


Fora de casa, Velha Senhora fica no 1 a 1 com o rival, que volta a ver Cavani passar em branco, e segue com seis pontos a mais na liderança do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Nápoles, Itália

Numa espécie de final antecipada do Campeonato Italiano, o Juventus deu mais um passo para garantir o bicampeonato. Atuando fora de casa, a Velha Senhora segurou a pressão do Napoli, garantiu o empate em 1 a 1 e manteve a diferença de seis pontos em relação ao adversário, principal concorrente na briga pelo scudetto. Chiellini marcou para os visitantes, enquanto Inler deixou tudo igual para os azzurri, que viram Cavani, seu artilheiro, chegar ao sétimo jogo sem balançar as redes pela equipe. No total, o jejum do atacante é de oito duelos, contando uma partida pela seleção uruguaia.

Com o resultado, o Juventus foi a 59 pontos, contra 53 do Napoli, faltando 11 rodadas para o fim do Campeonato Italiano. Na próxima rodada, a Velha Senhora recebe o Catania, enquanto o time do Sul da Itália visita o Chievo.

Giorgio Chiellini comemora gol do Juventus contra o Napoli (Foto: Reuters)Chiellini comemora gol do Juventus contra o Napoli (Foto: Reuters)

Pirlo tira o Juve da pressão
Empurrado pela torcida, o Napoli assumiu uma postura ofensiva desde o início da partida, com seus atacantes pressionando os zagueiros do Juventus, tentando sufocar o rival. A estratégia quase deu certo no começo. Na saída de bola, Pandev ganhou pela direita de Chiellini e rolou para Hamsik, que, dentro da área, isolou. Aos três minutos, o meia eslovaco desarmou Vidal, limpou Pirlo e chutou de longe, mas por cima do gol.
Aos poucos, porém, conduzido com categoria por Pirlo, o Juventus começou a sair da armadilha azzurra. O veterano conseguia escapar da marcação individual feita por Behrami, e assim, a Velha Senhora chegava ao ataque. Como resultado, os visitantes abriram o placar. Aos nove minutos, Pirlo, sempre ele, aproveitou cobrança curta de escanteio e cruzou da esquerda, na cabeça de Chiellini, que não desperdiçou: 1 a 0 Juve.


cavani juventus x napoli (Foto: Reuters)Cavani permanece em jejum de gols pelo Napoli (Foto: Reuters)

O gol sofrido atordoou o Napoli, que não sabia mais se continuava pressionando ou tentava se reorganizar. Na dúvida do adversário, o Juventus assumiu o domínio do jogo. Aos 14, Pirlo deu um lindo lançamento para Vidal, que cruzou da direita para Vucinic, mas o atacante montenegrino cabeceou para fora. Quatro minutos depois, o chileno deixou o centroavante novamente na cara do gol, mas De Sanctis fez ótima defesa.
Apesar da disposição, o Napoli pouco ameaçava o gol de Buffon e era facilmente controlado pela Velha Senhora. Entretanto, num lance isolado, voltou à partida. Aos 42, o volante Inler arriscou um chute de fora da área, a bola desviou em Bonucci e foi no ângulo: empate e festa da torcida azzurra.

Inler juventus x napoli (Foto: Reuters)Inler empatou em chute de fora (Foto: Reuters)

Bombardeio napolitano
Nem mesmo os 15 minutos de intervalo diminuíram o ímpeto do Napoli, que voltou para o segundo tempo disposto a conseguir a virada. Com o Juventus mais retraído por conta da pressão incessante que sofria e de uma marcação mais forte em Pirlo, os donos da casa assumiram o controle do jogo e passaram a apostar nos chutes de fora da área, principalmente com Hamsik e Inler, para ameaçar Buffon.

Entretanto, toda a correria do Napoli foi prejudicada pela falta de pontaria. Aos 27 minutos, Hamsik chutou de longe, Buffon soltou, mas Dzemaili não aproveitou o rebote e mandou para fora. Logo depois, Maggio desceu pela direita e cruzou na cabeça do apagado Cavani, que não converteu. Aos 42, o uruguaio teve outra boa chance, em cobrança de falta, mas isolou a bola.
No fim, o Juventus começou a ficar mais com a bola, já que a pressão do Napoli não era mais a mesma. Com isso, a Velha Senhora passou a tocar de lado, administrando o empate até o fim.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/03/juve-segura-empate-com-o-napoli-e-mantem-boa-vantagem-no-italiano.html

Nenhum comentário: