sábado, 9 de março de 2013

Final da Taça GB faz Oswaldo viajar no tempo e lembrar o pai, vascaíno


Técnico do Botafogo cita decisão de 1965, na qual o Vasco venceu o clássico por 2 a 0. Clubes reeditam encontro neste domingo, no Engenhão

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O técnico Oswaldo de Oliveira tem uma relação especial com o Campeonato Carioca. Ele não cansa de apresentar suas recordações sobre a competição e o confronto entre o Botafogo e Vasco, domingo, pela final da Taça Guanabara, o fez viajar no tempo e falar sobre o pai, também Oswaldo, que era vascaíno.

Além da relação com o pai, o treinador também já passou por São Januário. Em 2000, ele conduziu o Vasco na campanha das conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Mercosul, mas ficou fora das finais depois de se desentender com o então presidente Eurico Miranda. Acabou substituído por Joel Santana.

Oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo)Oswaldo de Oliveira comanda o treino do Botafogo no Engenhão (Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo)

- Tenho muito carinho pelo Vasco. Meu falecido pai era vascaíno e essa origem que conheci desde garotinho me motivou para o futebol. Já tive o prazer de trabalhar no Vasco, onde fui campeão brasileiro e da Mercosul. Minha saída se deu por uma discordância de opiniões. São 12 anos e não a menor interferência no meu trabalho. Respeito e tive a honra de estar do outro lado - comentou o treinador.

Em 1965, Oswaldo acompanhou a primeira decisão da Taça Guanabara, justamente entre Botafogo e Vasco. No Maracanã, o Vasco venceu por 2 a 0 e o treinador mostrou ter mesmo boa memória ao falar de Oldair, personagem principal daquele jogo.

Tinha 14 anos e não me lembro de detalhes. Mas me vem a recordação do Oldair, que havia saído do Fluminense e ido para o Vasco. É muito exercício de memória"
Oswaldo de Oliveira

- Tinha 14 anos e não me lembro de detalhes. Mas me vem a recordação do Oldair, que havia saído do Fluminense e ido para o Vasco. É muito exercício de memória - brincou Oswaldo, que acabou lembrando do autor do primeiro gol, na época, responsável também pela marcação de Garrincha na decisão.

Outra recordação do treinador sobre a Taça Guanabara viaja até 1968. Na época, Oswaldo foi ao Maracanã no empate em 0 a 0 entre Botafogo e Flamengo. Com o resultado, bastava ao Flamengo um empate com o Bonsucesso, que acabou vencendo por 2 a 0. Com isso, houve um jogo-extra no qual o Botafogo saiu vitorioso goleando por 4 a 1.

- O Flamengo saiu comemorando aquele empate e foi jogar com o Bonsucesso. Todos acreditavam que ganharia e seria campeão. Mas perdeu e o Botafogo, que havia saído em excursão, voltou às pressas para disputar a final - lembrou Oswaldo.

Este ano, pode ser a vez de Oswaldo entrar para a história da competição como mais um treinador a celebrar a conquista, ainda inédita em sua carreira. Domingo, o Botafogo precisa vencer para ser campeão. O Vasco tem a vantagem do empate.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/03/final-da-taca-gb-faz-oswaldo-viajar-no-tempo-e-lembrar-o-pai-vascaino.html

Nenhum comentário: