sábado, 23 de fevereiro de 2013

Rubinho ‘sofre’ em estreia do filho no kart: ‘Mistura de emoção e pavor’


Recordista de GPs na Fórmula 1, Barrichello vira mero espectador na primeira corrida oficial de seu filho Dudu, de 11 anos, no kart: ‘Dia especial’

Por Alexander Grünwald Cotia, SP

Acostumado a disputar posições a mais de 300 km/h por mais de duas décadas ao redor do planeta, Rubens Barrichello viveu uma experiência diferente neste sábado. Pai de Eduardo, de 11 anos, e de Fernando, de seis, ele viu seu filho mais velho se aventurar pela primeira vez em uma competição oficial. Durante a primeira bateria da Copa São Paulo de Kart, disputada no kartódromo da Granja Viana, região metropolitana da capital, o recordista de GPs na Fórmula 1 passou 15 minutos na condição de mero espectador, enquanto Dudu escalava o pelotão para sair do 13º lugar na largada para o sétimo na bandeirada. Motivo de orgulho para Rubinho, que confessa ter sentido algo que jamais imaginou passar.

- Foi uma das coisas mais extravagantes que eu fiz na minha vida. Foi uma mistura de emoção, medo, pavor... eu fiquei emocionado demais, deu para ver – admite o piloto de 40 anos.

Rubens Barrichello  estreia de seu filho Dudu no kart (Foto: Bruno Terena / Divulgação)Rubens Barrichello orienta  o filho Dudu em sua estreia no kart (Foto: Bruno Terena / Divulgação)

Para Rubinho, a sequência de uma possível carreira no esporte a motor é algo que requer mais envolvimento. Por enquanto, a participação do herdeiro na categoria Mini Max Rotax não passa de um sábado de diversão para a família Barrichello. Filho de Silvana – que vem de outra família com muita história nas pistas, os Giaffone –, Dudu sabe muito bem que vida de piloto não é brincadeira, e que a pressão por carregar um sobrenome famoso será inevitável caso ele decida se tornar um profissional. Por isso, os conselhos do pai são fundamentais em um momento como este. Ainda mais vindo de alguém que compete desde os seis anos de idade.

- Eu vi aquele olhinho dele com vontade de correr, e é legal poder passar uma coisa que eu sempre deixei claro para ele: não vá correr porque o papai corre. O que você fizer da vida, vai ter meu apoio, mas quero que dê raça. Se dedique àquilo que você faz, como seu pai fez. Campeão ou não campeão, não interessa. Sempre fui um cara determinado, e é dessa forma que ele deve seguir a vidinha dele. As pessoas com certeza criarão uma pressãozinha por ele ser filho de um Barrichello, e eu não sei se ele vai querer isso para a vida dele. E honestamente, não me interessa. Mas o dia de hoje está sendo muito especial – disse Rubinho.

Mosaico - Rubens Barrichello e filho Dudu (Foto: Editoria de Arte)Fotos de Bruno Terena / Divulgação

Uma semana antes de iniciar sua primeira temporada completa na Stock Car, Rubens Barrichello tentou separar a visão de pai da de um piloto profissional no momento de analisar o desempenho de Dudu na pista da Granja em sua primeira prova. Porém, quem se acostumou a acompanhar os filhos sabe que isso é uma tarefa praticamente impossível. Mesmo para alguém com tanta vivência no mundo da velocidade, não foi diferente. Emocionado, Rubinho apelou para a proteção divina ao falar do filho e dos perigos que rondam o automobilismo.

- Na corrida ele foi para cima, mas se mostrou bem contido, muito pausado para uma primeira vez. Dudu tem seis meses de kart, nem isso. Nesse kart aqui, ele treina há dois meses, então não tem experiência nenhuma. Achei a primeira corrida dele muito boa e, graças a Deus, ele saiu ileso. Um acidente muito feio pode acontecer caindo de uma bicicleta. Então tudo o que eu pedi é que o Papai do Céu cuide muito dele, como sempre cuidou de mim. É muito duro para um pai ver um acidente, como eu vi de outras crianças, mas eu dedico a ele toda a minha proteção, se eu puder fazer isso, para que ele possa estar sempre isento de coisas ruins e possa se divertir, que é o mais importante – frisou Barrichello, que foi pentacampeão brasileiro de kart antes de iniciar a carreira nos carros de fórmula, aos 16 anos.

Rubens Barrichello  estreia de seu filho Dudu no kart (Foto: Bruno Terena / Divulgação)Rubens Barrichello avaliou como 'muito boa' a primeira corrida do filho (Foto: Bruno Terena / Divulgação)

FONTE:

Nenhum comentário: