sábado, 23 de fevereiro de 2013

Conheça as pioneiras que abriram as portas do MMA para as mulheres


Muito antes de Ronda Rousey, Liz Carmouche e Gina Carano, americanas e brasileiras lutavam pelo mundo sem reconhecimento do UFC e da mídia

Por Ana Hissa Rio de Janeiro

Ex-campeã do EliteXC e atual atriz de cinema, Gina Carano é considerada a grande responsável pela popularização do MMA feminino. Mas, muito antes da americana fazer sua estreia na modalidade, em 2006, outras guerreiras já acumulavam lutas no cartel nas artes marciais mistas. Neste sábado, Ronda Rousey e Liz Carmouche entram para a história ao se tornarem as primeiras profissionais a lutarem no octógono mais famoso do mundo, do UFC. Conheça algumas das pioneiras que construíram a história do esporte.

Debi Purcell, pioneira do MMA feminino (Foto: Reprodução/Site oficial)Debi Purcell foi aluna de Marco Ruas
(Foto: Reprodução/Site oficial) 
Debi Purcell

Quando adolescente, Purcell era cheerleader e se dedicava em competições de dança e ginástica artística. Aos 17 anos, começou a praticar taekwondo e logo se envolveu com kickboxing, boxe e jiu-jítsu. A americana conheceu então o brasileiro Marco Ruas, campeão do torneio do UFC 7, e passou a representar a equipe do "Rei das Ruas". Faixa-preta na "Arte suave" e no taekwondo, sua estreia no MMA foi com vitória em cima de Amber Mosely, em 2001, por nocaute técnico. Possui um cartel de seis vitórias e duas derrotas, com a última luta em 2008, pelo Elite XC. Criou um site chamado Fightergirls.com e uma liga chamada WMAA (Women's Martial Arts Association). Atualmente, além de estar envolvida ativamente com as mulheres no MMA, possui uma empresa de ar condicionados e uma loja de roupas especializada em artigos vintage. É casada com o brasileiro faixa-preta de jiu-jítsu Ronald Assunção.


Olga Bakalopoulos
A canadense, atualmente radicada em Los Angeles, teve como treinadores Bas Rutten e Marco Ruas no início da carreira. Começou treinando wrestling e, logo depois, foi introduzida na "Arte Suave" pelo brasileiro Marcos Vinicius. Começou a treinar MMA em 2000 e fez sua estreia no mesmo ano. O cartel é de três vitórias, todas por finalização. Hoje com 35 anos, a lutadora, que usava como nome de guerra "A sensação grega", pelos anos que morou na Grécia, se aposentou do mundo das lutas em 2005.
Becky Levy

Becky começou a carreira treinando submission e judô no Arizona. Treinada por Don Frye, chegou a fazer parte do córner do americano nos UFCs 8, 9 e 10. Fez sua estreia no MMA em 1996, no Japão, engatando uma série de sete vitórias até 2000, quando, na última luta da sua carreira, foi finalizada com uma chave de braço voadora por Marloes Coenen.
 Atualmente, é responsável pela parte de fitness e co-diretora da academia Spiece Fitness, em Indiana.

montagem mulheres  pioneiras do MMA  (Foto: Divulgação)Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo: Shelby Walker, Olga Bakalopoulos, Amanda Buckner, Jacqueline Andrade, Debi Purcell, Jennifer Howe e Becky Levy (Foto: Divulgação)

Jennifer Howe


Michelle Tavares lutadora MMA (Foto: Arquivo pessoal)Michelle Tavares (Foto: Arquivo pessoal)

Michelle Tavares
Vinda da mesma escola de Renan Barão, campeão interino dos pesos-galos do UFC, Michelle Tavares foi uma das primeiras brasileiras a lutar MMA no exterior. Faixa-preta da Kimura Nova União, a potiguar possui um cartel de sete vitórias e duas derrotas, com todas as vitórias por finalização. Morando no Rio de Janeiro, Michelle hoje ministra aulas de jiu-jítsu na equipe e, depois de um tempo afastada das artes marciais mistas, se prepara novamente para a volta ao MMA.
Shelby Walker

A texana foi lutadora profissional de boxe e MMA. Depois de cinco anos como reservista nas Forças Armadas dos EUA, ingressou no MMA em 2001, acumulando três vitórias e três derrotas. Possui o recorde de nocaute mais rápido na história da modalidade feminina, com um golpe desferido em cinco segundos contra Angela Wilson no Ring Of Fury 3.  Em 2006, foi encontrada morta por overdose de analgésicos.


O Combate transmite neste sábado, a partir de 20h30m (de Brasília), o UFC 157 na íntegra e com exclusividade. O SporTV 2 exibe o card preliminar. O SPORTV.COM fará o acompanhamento do torneio na íntegra em Tempo Real.

Confira o card completo do evento:
UFC 157
23 de fevereiro de 2013, em Anaheim (EUA)


CARD PRINCIPAL
Ronda Rousey x Liz Carmouche
Lyoto Machida x Dan Henderson
Urijah Faber x Ivan Menjivar
Court McGee x Josh Neer
Josh Koscheck x Robbie Lawler


CARD PRELIMINAR
Brendan Shaub x Lavar Johnson
Michael Chiesa x Anton Kuivanen
Dennis Bermudez x Matt Grice
Sam Stout x Caros Fodor
Kenny Robertson x Brock Jardine
Jon Manley x Neil Magny
Nah-Shon Burrell x Yuri Villefort


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário: