sábado, 23 de fevereiro de 2013

Embaixador chega a Oruro neste domingo para ajudar corintianos


Marcel Fortuna Biato estava ocupado com outras funções na embaixada, mas vai tentar ajudar a acelerar julgamento de recurso dos 12 corintianos

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, chega a Oruro neste domingo para tentar auxiliar os 12 corintianos presos após a morte de um garoto de 14 anos durante o jogo entre San José e Corinthians, quarta-feira, na Bolívia. A intenção é tentar acelerar o julgamento do recurso que foi pedido pelos advogados dos torcedores para que eles possam responder em liberdade à acusação de homicídio – um sinalizador lançado pelos alvinegros matou o boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada. O corpo de Kevin Beltrán Espada foi enterrado neste sábado, em Cochabamba.

Quem representou a Embaixada nos últimos dias foi o ministro conselheiro Eduardo Saboia, segundo na hierarquia da instituição. Marcel não pôde comparecer antes porque estava em Guayaramerín, na divisa com o Brasil, onde participa da reativação de um consulado na região.

- Ele tinha esses compromissos, mas agora vai a Oruro ajudar nessa questão. Eu estarei com ele, nossos advogados também acompanham o caso com extrema atenção – afirmou Saboia.

O ministro conselheiro teve de voltar para La Paz na tarde de sexta, por causa de outros compromissos com a Embaixada. No entanto, desmarcou alguns agendamentos para poder retornar e tentar ajudar os corintianos presos.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao inquérito policial que revela os nomes dos dois torcedores indiciados como autores do homicídio. O documento de sete páginas também aponta que o disparo foi premeditado, o que pode complicar bastante a situação da dupla.

Os torcedores estão na penitenciária de San Pedro. As duas celas que recebem os corintianos são isoladas dos presos bolivianos e sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros, na sexta-feira. Ela considerou o clima hostil e "assustador".

- Temos de cumprir a lei, mas creio que nem todos ficarão por tanto tempo. A questão é mais preventiva, pois eles podem fugir se responderem ao processo em liberdade. Vamos obedecer à decisão do juiz cautelar, mas não sei se era necessário prender todos eles – disse o coronel.
Segundo Carlos Coritza, a ocupação da penitenciária está acima de sua capacidade: o local comporta 300 presos e atualmente tem 500 encarcerados.

Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)

FONTE:

Nenhum comentário: