sábado, 23 de fevereiro de 2013

Exclusivo: inquérito revela indiciados por autoria e disparo premeditado


GLOBOESPORTE.COM tem acesso a documento de sete páginas que mostra detalhes da investigação e complica situação de brasileiros

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

O inquérito policial de sete páginas assinado pela fiscal de investigação Abigail Sala revela o nome dos dois torcedores corintianos indiciados como autores do disparo de sinalizador que matou o garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante o jogo entre San José e Corinthians, quarta-feira, em Oruro.

De acordo com o documento, os torcedores Cleuter Barreto Barros, conhecido como "Manaus", de 24 anos, e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", de 21 anos, foram os responsáveis principais pelo acionamento do artefato que atingiu o menino morto.

O GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao documento, que também diz que o disparo foi feito de forma premeditada, agravando a situação desses dois torcedores. Os outros dez vão responder como cúmplices de crime de homicídio.

Cleuter Barreto Barros corintiano preso (Foto: Reprodução)Cleuter Barreto Barros, o "Manaus", é um dos acusados (Foto: Reprodução TV Globo)

De acordo com o documento, “um grupo de brasileiros que assistia à partida, de forma premeditada e com intenção de causar dano, dispara de forma direta um artefato explosivo contra o menor Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, causando-lhe a morte”. O protocolo da autópsia confirma que a causa do óbito foi o traumatismo craniano causado pelo impacto de um projétil cilíndrico de plástico.

O depoimento do primo de Kevin, que estava com ele na partida, dá mais detalhes sobre o ocorrido. Jonathan Trujillo Beltrán afirma: “senti um golpe de vento que arrancou a peruca que eu estava utilizando, parei para ver o que havia ocorrido e vi meu primo estendido sobre uma grade com um objeto alojado em seu olho. Chegaram policiais, levamos rapidamente ao Hospital Obrero, e lá me disseram que meu primo havia falecido”.

torcedores corinthians presos Trechos do inquérito  (Foto: Diego Ribeiro)GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao inquérito de sete páginas (Foto: Diego Ribeiro)

Cleuter Barreto Barros foi preso com três sinalizadores, um deles de base amarela com tampa vermelha, de número de série idêntico ao artefato que atingiu Kevin. A marca do sinalizador é “Para Red Rocket MK8A”, modelo “Flare Signal HGS40 30000”. Já Leandro Silva de Oliveira foi encontrado com um sinalizador que não teve a marca identificada.

Corinthianos presos em Oruro (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Leandro Oliveira, o "Soldado", está com o braço enfaixado (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)

Em relação aos outros dez presos, a fiscal Abigail Saba firmou em documento que houve colaboração para que o autor do disparo e os restos do sinalizador fossem ocultados. De acordo com o inquérito, “há gravações em vídeo por vários canais de televisão que mostram os torcedores levantando uma bandeira, ocultando o disparo realizado e também os restos do projétil pirotécnico, que não são vendidos em todo o estado boliviano”.
Dessa forma, os 12 indiciados estão respondendo por homicídio. A lei boliviana prevê pena de 5 a 30 anos caso o delito seja intencional, e de 6 meses a 3 anos em caso de homicídio culposo, sem intenção de matar. Todos estão presos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro, e aguardam julgamento de recurso para saberem se poderão responder às acusações em liberdade.

Nenhum comentário: