quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

No 'quintal de casa', Guga vê WTA Brasil como 'divisor de águas'


Feliz por evento em Florianópolis, ídolo do tênis brasileiro diz que torneio pode inspirar tenistas de várias gerações

Por Matheus Tibúrcio Direto de Florianópolis

Guga e Larri Passos no tênis vitória WTA Brasil (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)Ao lado de Larri Passos, Guga assiste ao WTA(Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)

Ídolo de uma nação inteira, Gustavo Kuerten sabe como é importante receber grandes eventos no Brasil para incentivar o esporte. Tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo, Guga fez história no tênis ao levar o nome do país ao topo do ranking da ATP e se tornou um ícone do esporte. Assim como serve de exemplo para os que iniciam no tênis, ele acredita que o WTA Brasil, realizado nesta semana em Florianópolis, sua cidade-natal, pode vir a ser um divisor de águas na história do tênis brasileiro feminino, além de grande motivação para o masculino e outras categorias.

- (Um torneio como esse no Brasil) é essencial. É fundamental para o tênis em todos os aspectos: para os cadeirantes, para as meninas, para o masculino, para os juvenis, para a garotada. Com esse torneio, pode ser que, em algum tempo, tenhamos a partir de hoje um divisor de águas no tênis brasileiro, tanto no feminino quanto no masculino e em todos os gêneros. Isso motiva muito as pessoas que estão ao redor e principalmente a garota que quer se aproximar do tênis - opinou Guga.


Apesar do problema na quadra, que chegou a ser fechada por causa de pequenas ondulações geradas por um superaquecimento, o WTA Brasil já tem uma importância histórica. Após 11 anos o país voltou a receber um torneio da entidade. A última vez em que um evento deste nível foi sediado aqui foi em 2002, na Costa do Sauípe, na Bahia. Desde então, somente o tênis masculino tinha um torneio equivalente, o Aberto do Brasil, cujo último campeão é o espanhol Rafael Nadal. A ATP, entidade responsável pelo tênis profissional masculino, também confirmou um torneio de nível 500 no Rio de Janeiro em 2014, o Rio Open.

WTA Brasil - Guga tira foto com fãs (Foto: Matheus Tibúrcio)Sempre simpático, Guga tira foto com fãs (Foto: Matheus Tibúrcio)

Segundo Guga, o retorno de um torneio da WTA ao Brasil faz parte de um processo de crescimento do país no cenário internacional do tênis. A competição tem até a presença da americana Venus Williams, ex-número 1 do mundo e atual 20ª colocada do ranking. Guga também demonstrou o quanto está feliz por sua cidade-natal receber a competição.

- É muito gostoso vir torcer no quintal da minha casa e saber que a gente fez parte disso aqui: há dez anos, jogando a Copa Davis e iniciando um processo. É bom conseguir ainda resgatar esse histórico todo e tentar aproveitar o que Florianópolis já corresponde para o tênis brasileiro e mundial. Eu, como "manezinho" (termo popular que designa quem nasce em Florianópolis), gosto muito. Como tenista, então, nem se fala.

Em fevereiro de 2014, o Brasil terá um segundo WTA. O Rio de Janeiro receberá simultaneamente esse torneio e o Rio Open da ATP.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/02/no-quintal-de-casa-guga-ve-wta-brasil-como-divisor-de-aguas.html

Nenhum comentário: