quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Diretor do Timão cobra Conmebol: 'Tem de morrer alguém para punir?'


Roberto de Andrade abre guerra do Corinthians contra a entidade e lembra casos em que torcedores usaram sinalizadores em jogos da Libertadores

Por Rodrigo Faber São Paulo

O clima esquentou entre Corinthians e Confederação Sul-Americana de Futebol na tarde desta terça-feira. Depois de ver a entidade manter a punição preventiva ao clube, que terá de atuar com portões fechados na Libertadores até que o caso da morte do torcedor boliviano em Oruro seja julgado, o diretor de futebol do Timão, Roberto de Andrade, fez duras críticas ao comando da Conmebol.

Apesar de acatar a decisão preliminar da entidade, o dirigente questionou o critério adotado na punição ao clube. Fora de campo, uma torcedora entrou na Justiça com uma ação cautelar contra a confederação sul-americana e tenta liminar para entrar no Pacaembu.

Antes de começar a entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, que contou também com a presença do gerente de futebol Edu Gaspar e do diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves, o dirigente, visivelmente nervoso com o assunto, fez um comunicado aos jornalistas.

– Todos viram no jogo o que aconteceu. O Corinthians foi punido. Não corro disso. O regulamento é muito claro. Se os torcedores entrarem em campo com sinalizadores, pode haver punições. Mas o estádio inteiro tinha sinalizadores. Por que as autoridades locais não tomaram providencias? – questionou o dirigente.

Roberto de Andrade Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Dirigente mostra imagens de torcedores usando sinalizadores em outros jogos (Foto: Rodrigo Faber)

No relato feito pelo dirigente nesta terça-feira, o corintiano falou da estrutura precária encontrada pelo Corinthians na cidade de Oruro, na Bolívia, e mostrou imagens da partida entre Deportivo Lara e Newell's Old Boys, pela Libertadores, em que torcedores utilizaram diversos sinalizadores na arquibancada.

O regulamento é claro, não fala em morte, fala em acender sinalizadores. Estamos sendo punidos pela consequência"
Roberto de Andrade
– Tudo isso foi porque foi aceso o sinalizador. A morte foi a consequência. Se nós pegarmos as imagens aqui, todos os jogos que antecederam o nosso e posteriores ao nosso, o estádio todo com sinalizador. Tem que morrer alguém pra punir? – declarou.

– Queremos exigir que a Conmebol cumpra o regulamento. Se está sendo válido para o Corinthians, tem de ser válido para os outros. O estádio do Millonarios, que teve jogo no dia seguinte, consta tudo no mesmo artigo que o Corinthians foi finalizado. Só vai punir se alguém morrer? O regulamento é claro, não fala em morte, fala em acender sinalizadores. Estamos sendo punidos pela consequência. Até quando vamos ver essas coisas acontecerem e ficar quietos? – completou, que também citou as partidas entre Atlético-MG e São Paulo e Fluminense e Grêmio entre os jogos em que torcedores usaram sinalizadores.

A postura oficial do Corinthians agora é de questionar publicamente e cobrar mudanças da Conmebol. O clube considera injusta a punição preventiva dada ao clube por causa da morte do torcedor boliviano no estádio Jesús Bermudez, em Oruro.

– É logico que estamos tristes, mas a medida não precisa esperar morte de ninguém. A Conmebol é responsável pelo evento. O Corinthians era visitante do San José. Graças a Deus que era sinalizador. E se fosse granada? Tinha entrado também – disse Roberto de Andrade nesta terça-feira.
Corinthians vai indenizar torcedores que já tinham comprado ingressos
A Conmebol tem o prazo de 60 dias para julgar o caso da morte do torcedor boliviano na partida entre San José e Corinthians, na última quarta-feira. Até lá, o Timão será obrigado a atuar com portões fechados em todos os jogos como mandante na Libertadores, e não poderá ter torcedores nas partidas como visitante.

A diretoria alvinegra já havia vendido antecipadamente cerca de 83 mil ingressos para os jogos da fase de grupos da competição continental. Agora, o clube irá devolver o dinheiro ou disponibilizará crédito aos torcedores através do programa de sócio-torcedor do Timão.

– Como a notícia chegou hoje, eu peço que todos os torcedores entrem em contato com o clube. Temos duas maneiras: sócio-torcedor pode utilizar o crédito como dinheiro para outros jogos, abatendo no valor para outros jogos. Quem quiser o dinheiro de volta, será devolvido – declarou Roberto de Andrade.

Antes da entrevista coletiva, o dirigente já havia emitido uma mensagem aos seus seguidores em uma rede social, pedindo para que os corintianos não compareçam na região do Pacaembu nesta quarta-feira, antes e durante o duelo contra o Millonarios.

– Amanhã tem Corinthians no Pacaembu em luta pelo bi na Libertadores! Caros torcedores e apaixonados pelo Timão, pedimos que evitem ir até o estádio pois os portões estarão fechados e não haverá qualquer modo de exibição da partida do lado de fora! Vamos torcer de qualquer outro lugar com a mesma emoção e vibração. Temos certeza que dentro de campo o time receberá nossa energia positiva. Vai, Corinthians – escreveu.

Roberto de Andrade Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Dirigente criticou estrutura encontrata pelo Corinthians na cidade de Oruro (Foto: Rodrigo Faber)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/diretor-do-timao-cobra-conmebol-tem-de-morrer-alguem-para-punir.html

Nenhum comentário: