quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Grêmio confirma jogo na Arena, mas tem que correr com obras até terça


Clube envia documento à Conmebol e oficializa novo estádio como sede da partida contra o Caracas, mas Prefeitura ainda precisa liberar o habite-se

grêmio arena huachipato gramado (Foto: Divulgação)Grêmio x Caracas será na Arena (Foto: Divulgação)

Fim do impasse. O Grêmio oficializou a Arena como sede do jogo contra o Caracas, no dia 5 de março, pela terceira rodada do Grupo 8 da Libertadores. Após a terceira prorrogação do prazo para indicar um de seus estádios à Conmebol, o clube enviou ofício ao presidente da entidade, Nicolas Leoz, apontando a sua nova casa como palco do duelo diante dos venezuelanos. O documento está publicado no site tricolor.

O jogo corria o risco de ter seu endereço trocado para o Olímpico devido ao veto da Prefeitura de Porto Alegre, que negou o atestado de liberação à Arena após vitória na última quinta-feira. O habite-se, como é chamado o documento que comprova que a obra seguiu o projeto apresentado, segue em suspenso. Para a Secretaria de Urbanismo liberar o estádio para eventos, incluindo o jogo contra o Caracas, a Arena Porto-Alegrense, empresa que gere o local, precisa ajustar os itens da obra que ainda não estão de acordo, na visão dos técnicos do órgão municipal.

Habite-se poderá ser dado até no dia do jogo


De acordo com o secretário de Urbanismo, Cristiano Tatsch, há "vontade de todos em ver a Arena liberada", desde que esteja com as exigências supridas. Tanto que o Grêmio poderá inclusive solicitar uma vistoria durante o fim de semana. Estando tudo correto, o habite-se é lavrado na hora. Pode ser até na terça, no dia da partida da Libertadores.

- O prazo é o tempo que levar para verificar a correção dos ajustes propostos. Pode ser no dia ou até no final de semana, se assim formos demandados. Não somos nós que estabelecemos prazos, só depende do Grêmio, da Arena. Mas, pelo conhecimento que temos, temos certeza de que uma semana, ou dez dias, é mais do que suficiente para a correção dos problemas - explica Tatsch.



Entre os cerca de dez itens a serem sanados, dois podem ser destacados como mais demorados: a instalação de corrimão contínuo - em vez dos atuais, que possuem intervalos entre os lances de escadas - e a correção do desnível das escadas de acesso dos torcedores. Outro ponto, menos complexo, é a retirada de material de obras, acumulado em alguns pontos do estádio.

- De inspeção em inspeção, as coisas melhoraram muito. A última (na quinta) era para ser a derradeira, mas ainda existem pendências. Não são problemas de expressão - conta.

Interditada, Geral não tem relação com habite-se parcial


A Arena sediou os dois jogos do Grêmio na Libertadores até agora (vitória sobre a LDU e derrota para o Huachipato). No primeiro, no dia 30 de janeiro, sete torcedores ficaram feridos na comemoração do gol de Elano devido à queda da grade de proteção no espaço da geral. Desde então, o local, em que cabem 8 mil fãs em pé, está interditado.

Esse problema não afeta a questão do habite-se parcial que o Grêmio busca para o dia 5 (é fundamental apenas para o atestado definitivo). Mesmo assim, precisa ser resolvido em menos de 60 dias, segundo o prazo do Corpo de Bombeiros. De acordo com o comandante da corporação, o coronel Guido Pedroso de Melo, a Arena já está liberada em relação ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).


A questão está no modo de acomodar os torcedores no local: barras de proteção ou cadeiras? Embora prefira a segunda opção, Guido abre uma porta para o dialógo e não descarta a primeira possibilidade, a que mais agrada ao Grêmio - em ambos os modelos, a tradicional comemoração avalanche tende a ser extinta.

Nenhum comentário: