segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Torcida faz 'avalanche coletiva' após Gre-Nal e chora no fim do Olímpico


Clássico terminou em 0 a 0, mas contou com festa dos gremistas. Torcedores do anel superior tentaram levar cadeiras do estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

A temida invasão ao gramado não aconteceu. A torcida, pode-se dizer, até se comportou mais do que os próprios jogadores, envolvidos em várias confusões durante o Gre-Nal 394, neste domingo. Frustrada por não poder gritar gol nenhuma vez durante os 90 minutos, fez do final do clássico o grande espetáculo que pouco se viu em campo. Choro compulsivo, aplausos emocionados e até uma "avalanche coletiva" marcaram os momentos seguintes ao final do jogo de despedida do Olímpico, que dará a lugar à Arena como casa do Grêmio em 2013.

grêmio olímpico avalanche torcida gre-nal (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Torcedora vai às lágrimas no Olímpico (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Por "avalanche coletiva", entenda-se aquele movimento de descer as arquibancadas após um gol. Mas não feito apenas pela Geral, sempre postada atrás das traves à direita das cabines de imprensa. O estádio inteiro também praticou a famosa comemoração. Até porque, mesmo sem bola na rede, havia muito a celebrar.

Antes, um vídeo no telão mostrava o Olímpico, numa imagem aérea que se dirigia, pouco a pouco, até a Arena. O filme provocou aplausos dos quase 45 mil torcedores presentes. Eram pais e filhos abraços, gente grande chorando com a compulsividade de uma criança. Quem não se esvaía em lágrimas, carregava um olhar distante, quase hipnótico. Vergonha? Vergonha é não dar o seu adeus ao estádio.

- É uma mudança (de casa) para melhor, mas, sem dúvida, dói bastante - confidenciou o presidente Paulo Odone, muito emocionado em frente à Geral.

Emoção também marcou a antes corriqueira função de Everson Souza. O funcionário, que em todo o santo jogo retirava as redes das traves sem badalação, desta vez se viu envolto pelos holofotes. Afinal, era a última vez que tiraria as redes do Olímpico.

grêmio olímpico avalanche torcida gre-nal (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Torcida faz a última  (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

- A gente sempre tira, mas, desta vez, foi diferente - disse, poucas palavras, para sair correndo e não ter riscos de perder o material para um eventual torcedor mais entusiasmado.

Para completar a meia hora em que os gremistas não arredaram o pé do Olímpico mesmo sem mais nada a ser disputado no gramado, um avião sobrevoou o céu ainda azul de fim de tarde para agradecer, numa faixa simples, porém emblemática: "Obrigado, Nação Tricolor".

Mas a festa teve suas ressalvas. Dezenas de gremistas alojados no anel superior tentaram arrancar pedaços das cadeiras numeradas para levar como recordação. A iniciativa gerou tumulto e reação da Brigada Militar, que procurou conter a depredação.

grêmio olímpico avalanche torcida gre-nal (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Redes são retiradas da metadoOlímpico(Foto:DiegoGuichard/Globoesporte.com)

Nenhum comentário: