segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rejeitado por parte da torcida, Oliveira chega com 'gana' ao Cruzeiro


Ex-jogador e técnico do maior rival é apresentado como novo comandante

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte

Marcelo Oliveira foi, enfim, anunciado como técnico do Cruzeiro para a temporada 2013. Ex-jogador e treinador do maior rival, o Atlético-MG, o novo comandante terá de superar a rejeição de grande parte da torcida, que chegou a se manifestar contra a contratação do treinador. Ele assume a equipe celeste após a saída de Celso Roth.

marcelo oliveira cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni/Globoesporte.com)Gilvan de Pinho Tavares apresenta Marcelo Oliveira (Foto: Marco Antônio Astoni/Globoesporte.com)

Desde o início de novembro, quando a saída de Celso Roth já era tida como irreversível, o nome do mineiro passou a ser badalado. O próprio presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares, revelou que o ex-treinador do Vasco e do Coritiba era a primeira opção.

- Cumpri aquela promessa que havia feito. Marcelo Oliveira já havia sido contratado. Nossa imprensa havia divulgado que nosso diretor de futebol e nosso vice-presidente viram o Marcelo almoçando no Rio de Janeiro. Era verdade. Era um sonho nosso. Não podíamos deixar de procurar outros nomes também. O Marcelo é um treinador que gosta de jogar com toque de bola, velocidade, características de todos os grandes times do Cruzeiro. Ele mesmo achou melhor acertar depois que a coisa tivesse definida. Marcamos com o Marcelo hoje, ele veio, está decidido.

Oliveira disse estar muito feliz com o novo clube.

- Quero manifestar minha felicidade e honra em ser apresentado como técnico do Cruzeiro. Houve, no ano passado, uma sondagem, mas, por questão ética, fiquei no Coritiba. Mas agora posso fazer um grande trabalho aqui. Me estimula trabalhar em um grande clube. Quando saí de Minas há quatro anos, saí para me preparar para trabalhar em grandes clubes. O Cruzeiro tem tradição, conqusitas, estrutura, torcida numerosa, exigente também. Chego com muita gana para fazer muito trabalho conjunto, com a diretoria, a comissão e os jogadores.

Marcelo Oliveira ainda na época de Atlético-MG (Foto: Globoesporte.com)Marcelo Oliveira na época de Galo (Globoesporte.com)

O treinador quer deixar para trás o passado relacionado ao Atlético-MG. Agora no Cruzeiro, acredita ter condições de conquistar a confiança da torcida com a força do trabalho. Marcelo prometeu muita dedicação ao novo clube.
- Isso já é um caso superado. Achei que já tinha sido formada a ideia do profissional, que batalhou para construir seu nome. Não estou preocupado com isso. Sou um profissional sério. Vou vestir essa camisa com muita honra.

Marcelo Oliveira também falou sobre o desafio de comandar o Cruzeiro, que vem de duas temporadas de maus resultados.

- Estou bastante feliz, honrado e orgulhoso. Sei que vou ter que trabalhar muito. Não tem outro caminho, senão os resultados. Para mim, é uma combinação de desafio e oportunidade. Poucos têm a oportunidade de trabalhar em grandes clubes, de títulos e tradição.

O novo comandante chega ao Cruzeiro com três pessoas de confiança na comissão técnica: Tico, auxiliar técnico, Juvenílson de Souza, preparador físico, e Ageu, segundo auxiliar, para ver jogos do adversário e observar as categorias de base.  

Ex-Vasco e Coritiba

Marcelo Oliveira foi técnico do Vasco por menos de dois meses. Comandou a equipe em dez partidas, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas. Saiu do clube após uma derrota elástica em casa: 3 a 0 para o Sport. As seis derrotas consecutivas no Brasileiro igualaram o número de 2008, ano do rebaixamento. O recorde do Vasco na história da competição é de 1995, quando acumulou sete derrotas seguidas.

Antes, treinou o Coritiba, onde ficou um ano e nove meses e conseguiu boas marcas. Participou do reerguimento do clube, após a queda para a Segunda Divisão, em 2009. O técnico assumiu o clube em janeiro de 2011 e conquistou o bicampeonato paranaense, por duas vezes foi vice-campeão da Copa do Brasil e participou da sequência de 24 vitórias seguidas. Na passagem pelo Alto da Glória, Marcelo conquistou 74 vitórias, 25 empates e 32 derrotas, com um aproveitamento de 62,84%. 

Ficha do treinadorNome completo: Marcelo de Oliveira Santos
Data de nascimento: 4 de março de 1955 (57 anos)
Local de nascimento: Pedro Leopoldo-MG
Clubes como treinador: equipes de base do Atlético-MG (2002 a 2006); CRB-AL (2007); Atlético-MG (2008); Ipatinga-MG (2009); Paraná-PR (2010); Coritiba-PR (2011 e 2012) e Vasco-RJ (2012)


Títulos como treinador: Campeonato Mineiro Módulo II (2009) e Campeonato Paranaense (2011 e 2012) 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/12/rejeitado-marcelo-oliveira-chega-com-missao-de-reerguer-o-cruzeiro.html

Nenhum comentário: