terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012: Murray cresce, Serena domina e Guga entra no Hall


Entre os brasileiros, Bruno Soares é campeão do US Open nas duplas mistas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Entre os homens, equilíbrio: Novak Djokovic, Roger Federer, Andy Murray e Rafael Nadal ganharam um Grand Slam cada. Entre as mulheres, contraste: Victoria Azarenka lidera o ranking, mas sua temporada ficou à sombra de Serena Williams, campeã de Wimbledon, das Olimpíadas, do US Open e do WTA Championship.

Em um agitado 2012, o Brasil também teve seu lugar de destaque. Ganhou o direito de realizar três torneios, conquistou um troféu de Grand Slam com Bruno Soares, voltou ao Grupo Mundial - a primeira divisão - da Copa Davis e viu Gustavo Kuerten entrar para o Hall da Fama.

header_retrospectiva2012_olimpicos_personagem (Foto: infoesporte)
A briga pela ponta do ranking ficou entre Djokovic e Federer. O suíço tomou a ponta logo depois do Torneio de Wimbledon e, pouco depois, tornou-se o tenista que mais ponteou a lista da ATP desde a criação dos rankings. Entretanto, o nome que mais ficou marcado nos feitos de 2012 foi o do britânico Andy Murray. Top 5 desde 2008 e única esperança do Reino Unido para vencer um Slam, o escocês finalmente deu o passo adiante que todos esperavam.

tênis andy murray troféu us open (Foto: Agência Reuters)


header_retrospectiva2012_olimpicos_diachave (Foto: infoesporte)
Desde 2003, o Brasil não participa do Grupo Mundial da Copa Davis. De 2004 em diante, o time nacional viveu o boicote de Gustavo Kuerten e cia., um rebaixamento para a terceira divisão (Zonal II das Américas) e seis derrotas nos playoffs. A fila para a volta à elite acabou no dia 15 de setembro, com Bruno Soares e Marcelo Melo assegurando a vitória brasileira sobre a Rússia.

O time do capitão João Zwetsch já sabe contra quem estreará na elite em 2013. O confronto da primeira rodada será contra os Estados Unidos, que escolheram jogar em quadras duras na cidade de Jacksonville. As partidas serão de 1º a 3 de fevereiro.

header_retrospectiva2012_olimpicos_decepcao (Foto: infoesporte)
Rafael Nadal tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)

Quando conquistou seu oitavo título consecutivo no Masters 1.000 de Monte Carlo, Rafael Nadal quebrou uma série de sete derrotas para Novak Djokovic e retomou seu reinado no saibro. Pouco depois, foi hepta em Barcelona e hexa em Roma, novamente superando o rival sérvio. Em Roland Garros, onde só perdeu um jogo na carreira, bateu Nole pela teceira vez seguida e conquistou seu sétimo título em oito participações.

O espanhol parecia arrancar para lutar pela liderança do ranking mundial, mas as dores no joelho o fizeram ficar fora das quadras por mais de seis meses. Nadal ainda jogou em Wimbledon, mas com sua movimentação prejudicada, tornou-se vítima da maior zebra do ano. Perdeu para o tcheco Lukas Rosol ainda na segunda rodada. Inicialmente anunciada como uma tendinite, a lesão era Síndrome de Hoffa e tirou o tenista das quadras até o fim do ano. Desde então, Nadal caiu da segunda para a quarta posição no ranking e já avisou que não tem grandes chances de voltar e tornar-se campeão do Australian Open, em janeiro.

header_retrospectiva2012_olimpicos_lembradisso (Foto: infoesporte)
No dia 14 de julho de 2007, Gustavo Kuerten tornou-se um imortal do tênis. O nome do catarinense que venceu três vezes em Roland Garros e liderou o ranking mundial passou a Integrar o Hall da Fama Internacional do Tênis, em Newport, nos Estados Unidos. Guga juntou-se a Maria Esther Buenos e tornou-se o segundo atleta do país no Hall.

Gustavo Kuerten, Hall da Fama, Guga (Foto: Agência AP)

Na cerimônia, o ex-número 1 foi o mais aplaudido da turma - que também tinha Jennifer Capriati, Manuel Orantes, Mike Davies e Randy Snow -, ganhou um coração na quadra de grama do Newport Casino e festejou com uma bandeira brasileira no ombro e dua filha, Maria Augusta, nos braços.

No circuito mundial, a temporada 2012 também foi marcada pela aposentadoria de prováveis futuros integrantes do Hall. O chileno Fernando González deu adeus ao circuito no começo do ano. A belga Kim Clijsters e o americano Andy Roddick se despediram quase juntos, no US Open. Depois foi a vez de o espanhol Juan Carlos Ferrero dar seu adeus.

header_retrospectiva2012_olimpicos_revelacao (Foto: infoesporte)
Jerzy Janowicz, 22 anos, ganhou a atenção de fãs e da imprensa quando eliminou Andy Murray e Janko Tipsarevic - dois top 10 - e alcançou a final do Masters 1.000 de Paris. Então número 69 do mundo, o polonês, que precisou disputar o qualifying, só parou diante do espanhol David Ferrer. A temporada de Janowicz, no entanto, foi muito mais do que um belo resultado. O tenista começu 2012 na 221ª posição do ranking mundial, disputando Futures (torneios que distribuem poucos pontos, destinados a tenistas que iniciam o caminho no circuito profissional). Aos poucos, foi ganhando pontos e adquirindo o direito de particpiar de Challengers e, finalmente, de ATPs. Hoje, depois da bela campanha no torneio francês, ocupa o 26º lugar na lista da ATP.

 
302 48 e 2 38
Número de semanas de Roger Federer como líder do ranking. Em 2012, o suíço bateu o recorde do americano Pete Sampras, que ficou no topo por 286 semanas. Vitórias e derrotas, respectivamente, de Serena Williams desde abril. A americana, atual terceira do ranking, dominou a maior parte da temporada. Segundos levados por Marcos Baghdatis para destruir quatro raquetes durante um acesso de fúria no Australian Open, em janeiro.

header_retrospectiva2012_olimpicos_mico (Foto: infoesporte)
David Nalbandian vencia a final do ATP 250 de Queen's quando, em um acesso de fúria, descontou em uma placa publicitária. A peça, no entanto, quebrou-se e atingiu um juiz de linha, que sofreu um corte na perna esquerda. O tenista argentino foi desclassificado a ficou com o vice-campeonato. O croata Marin Cilic foi declarado campeão e, meio sem jeito, levantou o troféu.
Veja o vídeo do incidente no blog Saque e Voleio.

header_retrospectiva2012_as_imagens (Foto: arte esporte)
Como sempre, várias imagens marcaram mais uma temporada de tênis. A começar em janeiro, no Australian Open, quando Rafael Nadal e Novak Djokovic fizeram uma final épica, que durou 5h53m. O sérvio, ao vencer o quinto set e conquistar o título, ragou a camisa e comemorou como nunca. Pouco depois, na cerimônia de premiação, os dois exaustos atletas faziam força para cotinuarem de pé enquanto organizadores a patrocinadores discursavam.

montagem tênis retrospectiva 2012 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

No Brasil, os melhores momentos vieram junto com Djokovic e Federer, que visitaram o país em novembro e dezembro, respectivamente. O sérvio, que jogou no Maracanãzinho, vestiu peruca e imitou Guga, seu rival na exibição. Antes de deixar a quadra, Nole ainda se divertiu tentando sambar com uma dupla de passistas.

Em São Paulo, a atração principal foi o suíço, em um evento que trouxe ao país Jo-Wilfried Tsonga, Tommy Haas, Maria Sharapova, Serena Williams, Victoria Azarenka e Caroline Wozniacki, além dos irmãos Bob e Mike Bryan. Federer brilhou dentro e fora de quadra, vestindo a camisa da Seleção e comendo sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de São Paulo.

header_retrospectiva2012_olimpicos_aposta2013 (Foto: infoesporte)
Bruno Soares viveu sua melhor temporada em 2012. Além de cinco títulos no circuito de duplas, o mineiro sagrou-se campeão de duplas mistas do US Open. Os grandes resultados, especialmente ao lado do austríaco Alexander Peya, seu atual parceiro, deram ao brasileiro a confiança de que pode vencer torneios ainda maiores em 2013. Seu objetivo agora é conquistar títulos nos Masters 1.000 e nos Grand Slams.

Bruno Soares e Ekaterina Makarova US Open vitória (Foto: Reuters)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/12/retrospectiva-2012-murray-cresce-serena-domina-e-guga-entra-no-hall.html

Nenhum comentário: